VELOSO DISCUTE PROBLEMAS REGIONAIS COM A COMUNIDADE

v portuários

ASCOM: deputado federal Veloso.

Após uma semana de longos debates em Brasilia sobre temas que preocupam a região, o deputado federal Raymundo Veloso(PMDB) cumpriu uma extensa agenda regional para discutir com a comunidade alternativas aos problemas locais. Estiveram na pauta a demarcação de terras indígenas nos municípios de Ilhéus, Una e Buerarema, a reforma, ampliação e modernização do Porto de Ilhéus e ainda participou de encontros evangélicos e de uma sessão solene na Maçonaria. O deputado destacou a força da mobilização popular como forma de pressionar o governo a dedicar mais atenção ao sul da Bahia. “Nenhuma luta é fácil, mas com persistência e organização nós conseguimos mudar a realidade. Recentemente, pudemos comemorar , depois de anos, a liberação do aeroporto de Ilhéus e esta foi uma vitória que tem que ser creditada a sociedade organizada”.


Na tarde de sábado, os pequenos agricultores representados por 35 associações da região lotaram a sede do Sindicato Rural de Ilhéus para ouvir o deputado Veloso. Ele fez um balanço da audiência pública ocorrida na Câmara Federal, com a presença do presidente da Funai, sobre a demarcação das terras Tupinambás em Ilhéus, Una e Buerarema. Mais uma vez, os agricultores ressaltaram os enormes prejuízos sociais e econômicos que poderão ser gerados com a possível demarcação de quase 48 mil hectares de terras na região. Veloso revelou a dificuldade de negociação com o presidente da Funai que mantém uma postura inflexível, mas destacou que a causa tem o apoio de ampla maioria no Congresso. O deputado traçou novas ações com os produtores e anunciou a solicitação de uma audiência com o ministro da Justiça para rediscutir o relatório apresentado. Ele informou ainda que o encontro deve contar com grande participação da bancada baiana de deputados.

As obras do Porto de Ilhéus também foram alvo de debates com o deputado Veloso. O presidente do Sindicato dos Estivadores Emerson Tavares e o vice-presidente da Associação Comercial Libério Menezes solicitaram ao parlamentar que cobre do governo a efetivação do compromisso assumido de realizar as obras do Porto ilheense. Dentre as mudanças previstas estão o reforço do cais, considerada de caráter emergencial, além de obras de dragagem para ampliação do cais comercial, da bacia de evolução e do canal de acesso revertendo assim, os prejuízos causados pelo assoreamento que vem diminuindo a profundidade dessas áreas. O deputado Veloso destacou a importância e urgência destas obras para evitar a fuga de receitas do município e alavancar o desenvolvimento da região. “Atualmente, temos perdido muitas cargas para os portos do Espírito Santo e Salvador, que tem escoado a produção do sul e oeste da Bahia, que tradicionalmente eram exportadas por Ilhéus”.

Na noite do sábado, Raymundo Veloso foi o convidado de honra para a sessão solene na Loja Maçonica Regeneração Sulbahiana, que marcou a iniciação de oito novos membros. O evento reuniu um grande número de maçons da região e contou com a presença do Grão Mestre da Bahia Itamar Assis Santos, acompanhado de onze autoridades maçônicas da cidade de Salvador. O Grão Mestre ressaltou a importância política das Lojas Maçônicas que, segundo ele, têm estado alerta ao que vem ocorrendo no cenário político atual. Declarou ainda, que a Bahia precisa de representantes sérios e comprometidos com a população e citou o Deputado Veloso como exemplo, além de revelar estar satisfeito com o seu trabalho e ressaltou a necessidade da sua reeleição. Para finalizar a sua agenda de compromissos, o deputado Veloso participou, no domingo, de um culto na sede das Igrejas Assembléia de Deus em Ilhéus, onde recebeu os cumprimentos e apoio de diversos pastores e lideranças evangélicas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *