VELOSO DIZ QUE CONGRESSO TEVE SEMANA DAS MAIS PRODUTIVAS

veloso 2

ASCOM: deputado federal Raimundo Veloso.

Embora a pauta do Congresso Nacional tenha sido encurtada por conta do feriado de 7 de setembro, o deputado federal Raymundo Veloso(PMDB) avaliou a semana como uma das mais produtivas. Ele destacou dois passos importantes que os parlamentares deram no atual contexto histórico brasileiro. O primeiro foi a aprovação do Estatuto da Igualdade Racial e o segundo a votação, em primeiro turno, da PEC dos Vereadores que aumenta o número de edis nos municípios. Veloso explica a relevância dos temas. “O Estatuto da Igualdade Racial é um importante instrumento de reparação das desigualdades sociais a que estão submetidos os negros brasileiros e traz diversos instrumentos que inserem os afrodescendentes nos níveis de poder da sociedade”.

Quanto a PEC dos Vereadores , o deputado Veloso afirma que ela corrige a distorção causada pela decisão do TSE que diminuiu o número de vereadores “e, no entanto, não obrigou a redução dos gastos das Câmaras Municipais. Sendo assim, não há motivos para se limitar a representação social através do Poder Legislativo Municipal. São os vereadores os entes políticos mais próximos da população e que estão suscetíveis a maiores pressões e, portanto, expressam com mais clareza os desejos do povo. O que nós, parlamentares, aprovamos foi dar mais voz ao povo através de uma representação maior sem, com isso, aumentar um centavo sequer dos gastos públicos. Pelo contrário, estamos obrigando a redução da receita para gastos com o legislativo municipal”, esclareceu Veloso que lembrou que a PEC ainda passará por uma nova votação, em segundo turno, previsto para a próxima quarta-feira(16), quando o tema será finalizado .

Veloso citou ainda outra conquista dos parlamentares com o acordo patrocinado pelo presidente da Câmara Michel Temer que conseguiu convencer o presidente Lula a retirar o pedido de urgência constitucional dos quatro projetos que tratam do marco regulatório do pré-sal. Com isso, a oposição retirou a obstrução dos trabalhos, permitindo a liberação da pauta da Casa. O deputado Veloso disse que agora os parlamentares poderão ampliar os debates, informando melhor a sociedade sobre o tema, além da possibilidade de apresentar emendas para aperfeiçoar os projetos.

O deputado Veloso participou ainda na tarde de terça-feira(08) de uma audiência no Ministério da Educação para tratar da expansão da Universidade Federal do Recôncavo Baiano com a instalação de um campus em Santo Amaro, além da solicitação para implantação de uma universidade federal no sul e extremo-sul baiano. “A Bahia tem a pior relação entre população e o número de vagas de ensino federal do nordeste e a segunda pior do Brasil. É importante destacar ainda que a região metropolitana de Salvador concentra 4 milhões de habitantes, enquanto a grande maioria está no interior que possui 10 milhões de moradores e o sul da Bahia é a região menos coberta por vagas do ensino federal. Precisamos interiorizar o ensino federal”, defendeu Veloso. O ministro Fernando Haddad se comprometeu a ajudar na implantação do campus da UFRB em Santo Amaro e, inclusive, orientou o reitor a abrir vestibular para o segundo semestre de 2010. Quanto a implantação de novas universidades, ele destacou a limitação orçamentária do MEC para o atual exercício, mas se considerou favorável e solicitou que os deputados solicitem que o assunto seja negociado entre o governador Wagner e o presidente Lula.



2 responses to “VELOSO DIZ QUE CONGRESSO TEVE SEMANA DAS MAIS PRODUTIVAS

  1. Como dizia um radialista ilheense. Ilheense vota em Ilheense.E eu pergunto. Ilheense vê deputado federal Ilheense?Onde está o nosso deputado fantasmia camarada?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *