NEGUINHO DO SAMBA E ALGUMAS DIGRESSÕES

Do Correio: Neguinho do Samba criou a batida que deu fama ao Olodum
Do Correio: "Neguinho do Samba criou a batida que deu fama ao Olodum".

Neguinho do samba inventou uma batida nova para o samba, cadenciada, um ritmo percussivo diferente. O samba-reggae influenciou de maneira efetiva a música brasileira, chamando a atenção de astros consagrados internacionalmente, como o interessante Paul Simon e o esquisito Michael Jackson.

Paulo Francis uma vez escreveu: “A descoberta do clarinete por Mozart foi uma contribuição maior do que toda a África nos deu até hoje”. A frase foi dirigida à influência da música africana no Brasil. Aqui ela ganhou novas características, através da fusão com outros ritmos, a exemplo do reggae jamaicano, música caribenha, incorporada ao samba pelo mestre Neguinho.

Hoje, muitos reconhecem a importância de Paulo Francis para o jornalismo, devido ao estilo cáustico, contundente, e por ter sido um intelectual e literato valioso, porém, Francis é muito lembrado pelas asneiras que escreveu, a exemplo desta, citada no parágrafo anterior, prova inequívoca de sua insensibilidade.

De A Tarde: tambores do Olodum cobrem-se de luto por Neguinho do Samba.
De A Tarde: tambores do Olodum cobrem-se de luto por Neguinho do Samba.

A minha modesta escrita, acostumada com “fofocas sobre os políticos”, me leva a considerar que um jornalista só vale a pena, quando tenta se aproximar da produção literária. Nunca ouvi dizer que Francis deixou uma grande obra para a literatura, mas, no caso de Neguinho do Samba, penso que ele, homem simples, deixou uma contribuição importante para a identidade cultural baiana, para a música brasileira.

Lamento a morte de Neguinho do Samba, e sugiro aos visitantes que ouçam a música abaixo, com o intuito de lhe prestar uma singela homenagem.

Paul Simon e Neguinho do Samba regendo o Olodum, ao vivo no Central Park (Nova York), música: the obvious child.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *