FÓRUM SOCIAL MUNDIAL NA BAHIA INOVA COM PARTICIPAÇÃO DE GOVERNOS

Os Movimentos sociais e centrais sindicais convidam os governos progressistas para participar pela primeira vez do 1° Fórum Social Mundial Temático da Bahia (FSMT-BA), que será realizado entre os dias 29 e 31 de janeiro em Salvador.

O Fórum Social Mundial (FSM) foi criado em 2001 e tem como objetivo refletir e organizar ações para o desenvolvimento humano. O tema desse ano é “Da Bahia a Dakar: enfrentar a crise com integração, desenvolvimento e soberania”.

A realização do Diálogo e Controvérsias – ponto alto da inovação política – acontecerá no dia 30 de janeiro e contará com a presença de atores sociais e chefes de estado da América Latina e da África. Esse debate visa a formulação de respostas para a crise e construirá agendas comuns para o mundo pós-crise até o próximo Fórum unificado, em janeiro de 2011, no Senegal.

Quinze presidentes da América Latina e cinco da África foram convidados pelo Comitê Baiano. O presidente Lula também comparecerá ao evento no dia 30 e ficará até o encerramento, no dia 31.

A programação oficial do FSMT-BA já está confirmada e contará com uma mesa redonda internacional promovida pelos organizadores do Crise e Oportunidade e uma conferência com a escritora e presidente do Conselho de Administração do Transnational Institute (Amsterdam), Susan George. Haverá também a reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

Em Salvador a expectativa é de festa e intensas atividades culturais, envolvendo milhares de pessoas do Brasil e do exterior, além dos cerca de 30 mil participantes do FSM mobilizados pelos movimentos sociais baianos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *