“O REINO DOS KARAMÁZOV” I

Trecho de “Os Irmãos Karamázov”, obra magistral do escritor russo Fiódor Dostoiévski.

Fiódor Dostoiévski.

“Não são os milagres que inclinam o realista para a fé. O verdadeiro realista, caso não creia, sempre encontrará em si força e capacidade para não acreditar no milagre, e se o milagre se apresenta diante dele como um fato irrefutável, é mais fácil ele descrer de seus sentidos que admitir o fato. E se o admite, admite-o como fato natural, que apenas lhe fora até então desconhecido. No realista a fé não nasce do milagre, mas é o milagre que nasce da fé. Se o realista acredita uma vez, é justamente por seu realismo que ele deve forçosamente admitir o milagre”.



3 responses to ““O REINO DOS KARAMÁZOV” I

  1. Romancista russo que se tornou o pai do existencialismo….. Não conheço a obra de Dostoievski. Mas tive condições de ler autores que foram influenciados por ele… Como, Charles Bukowski(“crônica de um amor louco”) e Jacques Kerouack(criador do mov bit em San Francisco, escrevou “on the road”/”pé na estrada”…..

    Parabens Gusmão!!! Esta coisa cultural me fascina…. Cultura é promordial…. Aliás era isso que a secretaria de educação de Ilhéus tinha que fzr urgente; o incentivo a leitura em escolas municipais!!!! Sem cultura e sem trecnologia de ponta nada prospera…. Se o sujeito não é educado para leitura, acaba virando “Gabriela”…..

    Marco d’Oliveira
    (ilheense)
    San Francisco, CA, U.S.A.

  2. Romancista russo que se tornou o pai do existencialismo….. Não conheço a obra de Dostoievski. Mas tive condições de ler autores que foram influenciados por ele… Como, Charles Bukowski(“crônica de um amor louco”) e Jacques Kerouack(criador do mov bit em San Francisco, escreveu “on the road”/”pé na estrada”…..

    Parabens Gusmão!!! Esta coisa cultural me fascina…. Cultura é primordial…. Aliás era isso que a secretaria de educação de Ilhéus tinha que fzr urgente; o incentivo a leitura em escolas municipais!!!! Sem cultura e sem trecnologia de ponta nada prospera…. Se o sujeito não é educado para leitura, acaba virando “Gabriela”…..

    Marco d’Oliveira
    (ilheense)
    San Francisco, CA, U.S.A.

  3. Quem puder leia “Recordações da Casa dos Mortos” do mesmo autor. É uma aula sobre a vida humana e os questionamentos que ela nos traz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *