FTC DE ITABUNA: SAIR É FACIL, RECEBER DIFICÍLIMO

Algo de muito estranho está acontecendo com a faculdade de tecnologia e ciências (FTC), de Itabuna.

Este blogueiro conversou com três advogados atuantes na área trabalhista, e todos foram unânimes, quando afirmaram que desconhecem um só funcionário que ao sair da FTC, recebeu o dinheiro da rescisão contratual, sem ter recorrido à justiça do trabalho.

Professores, faxineiros, ascensoristas de elevador, porteiros e profissionais de outras funções sofrem para receber os seus direitos.

“A faculdade não paga aviso prévio e ainda fica enrolando o peão, mandando ele vir tal dia pra receber a grana. Depois de várias viagens perdidas, os trabalhadores acabam procurando um advogado”, afirmou a este Blog, um dos mais requisitados profissionais de direito, do meio sindical do Sul da Bahia.

A empresa acaba tendo prejuízos, já que os valores das sentenças, normalmente são bem mais altos do que os cálculos realizados na época da demissão. A FTC não faz acordos e deixa os processos correrem até os últimos recursos.

A situação chega ao ponto dos juízes determinarem o bloqueio das contas bancárias da faculdade, para que os valores das sentenças sejam sequestrados.

Vale lembrar que a instituição possui um curso de direito. Ensina, mas, não dá exemplo.

Fica aqui uma dúvida. Será que a FTC está passando por um quadro pré-falimentar?



17 responses to “FTC DE ITABUNA: SAIR É FACIL, RECEBER DIFICÍLIMO

  1. Pergunta na prefeitura de Itabuna se a FTC já pagou algum mês de aluguel do imóvel a qual ocupa? Pergunta também se paga Taxa de Licença para Funcionamento, se paga ISSQN? Pergunta quanto a FTC deve ao municipio de Itabuna em impostos e taxas, além do aluguel? Tenham certeza de que todo o faturamento da FTC em Itabuna foi desviado para a construção da FTC de Salvador, na Paralela, bem que se diga isto.
    Quanto aos funcionários, é muito simples, existe em Itabuna uma Lei que diz: empresa de educação particular não precisa pagar nada, nem aos professores, taxas, impostos, rescisões, salários em dia, enfim, somos insentos de tudo por conta própria e não tem justiça que nos obrigue, é assim que funciona.
    O Colégio Galileu tem o maior débito da história, é incalculável, porque também não paga a ninguém. O Sistema doprofessor Dourado está em vias de fechamento, também em débito com fornecedores, professorado, aluguel e mais algumas pendência que não vem ao caso declinar.
    O Galileu deu o exemplo e todos o seguiram, só não imaginávamos que a FTC fôsse atrás, já que era de fora e chegou com pompa de poderosa.

  2. OLA GUSMÃO!
    E POR FALAR DE FTC TRB NA FTC DE SALVADOR!!!SOU ASSEDIADA MORALMENTE POR MINHA SUPERVISORAAA TENHO MEDO DE PERDER O EMPREGO AQUI EM SALVADO A PROCEDENCIA A A MESMA SAIR É FACIL RECEBER….

  3. A FTC é uma organização ímpia dirigida por Lúcifer, pois não paga aos funcionários que foram desligados. E o pior é que ela (a FTC) não é penalizada de nenhuma forma pelo TRT. Muito suspeito. Ainda dizem que a Justiça do Trabalho, no Brasil, é ágil. Coitados dos trabalhadores brasileiros.

    Carlos Magno

  4. O pior de tudo é quanod o juiz determina o bloqueio nas contas da FTC nunca tme dinheiro, a solução é bloquear na boca do caixa.

    CALOTEIROSSSSSSSSS.

  5. Fui demitida a exatos trinta dias e até agora não recebi nada se quer uma previsão. A desculpa é que estão em fechamento de pagamento. Inclusive o salário do mês ainda nem saiu para os que ainda estão lá. Uma tremenda falta de respeito já que existem rescisões com valores irrisórios. A FTC Salvador dispõe de um curso de medicina que custa exatos 3.000,00 por mês. Basta que uma turma de 30 alunos pague apenas um mês de mensalidade que eles quitam algumas rescisões. Porém eles não estão nem aí porque o que parece é que eles tem alguém dentro do Ministério Público que acaba ajudando eles a driblar a justiça.

  6. A FTC NÃO RECOLHE O FGTS NEM O INSS. ATÉ O DIA DE HOJE NÃO PAGOU O SALÁRIO DO MÊS DE OUTUBR/2010. UMA VERGONHA NACIONAL. ONDE ESTÁ A JUSTIÇA DO TRABALHO, MINISTÉRIO PÚBLICO E MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO?ELA COBRE O PLANO DE SAÚDE E NÃO REPASSA PARA A OPERADORA. INCLUSIVE, TEM UM FUNCIONÁRIO QUE A ESPOSA ESTÁ NA MATERNIDADE PARA TER NENEM, E NÃO ESTÁ SENDO ATENDIDA, POIS A FTC NÃO REPASSOU O QUE COBROU DELE PARA A OPERADORA DO PLANO DE SAÚDE.

    SOLICITO NÃO DIVULGAR MEU NOME E E-MAIL, POIS TRABALHO NA FTC SALVADOR. ELA TAMBÉM NÃO PAGA REGULARMENTE OS FORNECEDORES.

  7. Pedi demissão este ano. Até agora não recebi nada, nem rescisão. Nem o depósito de 1 centavo do Fundo. Não tem ninguém que saiba dizer nada. O pior é que solicitei até para ficar mais um tempo, para receber o MEC. Pedi que tivessem consideração. Mas nada! Vou ser mais um a entrar na justiça.

    Tenho notícias que não pagam funcionários há mais de 1 mês, e os salários dos professores ainda não saíram este mês. Parece que devem mais de 3 milhões ao INSS. A instituição não consegue nem ser vendida, tamanha é a dívida. Dizem que a parte EAD já foi. E que a instituição está falida.

    E, enquanto isso, perdem os melhores professores e rola de tudo na sala de aula. Matrículas com choque de horários, alunos matriculados em mais de 3 turmas no mesmo horário, e matriculados sem os pré-requisitos.

  8. E o descaso continua. FTC Itabuna além de não pagar, não explica o verdadeiro motivo da inadimplência. Quem sofre os danos morais e materiais?

  9. Ainda trabalho na FTC e ate ontem as 17h não havia recebido nenhuma parcela do 13º salário do ano de 2010, falo para você pois trabalho na instituição não é só a unidade de Itabuna que esta assim não, são todas, Salvador, Feira, Conquista, Jequie, Itabuna e Faculdade da Cidade e todas as EADs que existe, são centenas de funcionários ou milhares que estão na mesma barca. O pior de tudo que só recebem seus direitos na justiça, as empresas que não conhecem a FTC não contratam o individuo pois não contratam aqueles que colocam a empresa na justiça.

    A FTC hoje é penhorada para os ex-funcionários, laboratórios, salas de aula, etc… Quando a FTC não paga e alega não ter dinheiro, a justiça penhora os moveis .

    Minha esperança é que a justiça seja mais rígida com empresas desse tipo.

  10. Eu estou me sentindo um verdadeiro palhaço,essa é a pior empresa que eu já vi em toda minha vida.Hoje,dia 03/01/2011 ainda não foi pago o 13 salario e niguem fala nada sobre o assunto pois todos temem o desemprego,não precisar ter bola de cristal pra ver que está se desenhando um desgraça,da senguinte forma vai chegar um dia em que irá ter um fucionaria que não terá mas o que fazer e vai comer uma dsgraça aqui na FTC de salvador,ele vai ivadir uma sala dessa e matar um ou varios que se dizem diretores.São verdadeiros caloteiros,drogados todos eles…
    eu quero os meus direitos po****!!!!!!!!!!!!

  11. CARTA ABERTA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DEMITIDOS DA FTC-EAD Á SOCIEDADE BAIANA

    Nós professores e professoras demitidos sem justa causa da Faculdade de Tecnologia e Ciência – Ensino a Distância, doravante FTC-EAD, vimos por meio desta denunciar a situação humilhante e indigna a qual estamos sendo tratados desde dezembro de 2010 quando da nossa demissão.
    A referida instituição de ensino superior procedeu a demissão de aproximadamente 60 professores sem efetuar o pagamento dos meses de outubro e novembro, bem como ignora os trâmites legais referentes as nossas rescisões contratuais que envolvem o pagamento do aviso prévio, pagamento do 13º salário, pagamentos das férias devidas e proporcionais, bem como 1/3, liberação do FGTS e pagamento da multa de 40%, pagamento do INSS, pois o mesmo sempre foi descontado em nossos contracheques e nunca recolhido, lesando assim tanto os trabalhadores e trabalhadoras em educação quanto o Estado.
    Infelizmente este tipo de procedimento por parte da FTC é recorrente e conhecido das instituições que lidam com a Justiça do Trabalho bem como os que representam a classe, pois outros professores demitidos anteriormente não receberam seus direitos, apesar de ter ganho de causa na Justiça do Trabalho, o que comprova o descaso e o escárnio desta instituição para com seus docentes, discentes, leis trabalhistas e com a educação.
    Na qualidade de educadores que vêm contribuindo no processo de construção de uma Educação de qualidade resolvemos expor nossa indignação com este tratamento vergonhoso engendrado na contramão dos direitos trabalhistas e convidar aqueles que concordam com a nossa interpretação, a se posicionarem publicamente sobre este assunto, uma vez que a FTC mantem-se no mercado propagandeando-se como faculdade de referência sempre conservando a qualidade, aspectos que não condizem com a falta de ética de sua prática.
    Nós, professores e professoras, demitidos sem justa causa da FTC-EAD, assinamos está carta de protesto e indignação com o desrespeito aos nossos direitos trabalhistas.
    Comissão dos Demitidos
    Profª Adriana Gouvêa Dumas
    Profª Ana Paula Carvalho Trabuco Lacerda
    Prof. Cesar Mustafa Tanajura
    Profª Claudia Vega Correia Gonçalves
    Profª Miriã Fonseca de Jesus
    Prof. Moises Santos de Souza
    Profª Mônica Maria dos Santos
    Prof. Rafael Sancho Carvalho da Silva
    Prof. Roger Assis Ribeiro
    Prof. Tailson Jeferson Paim dos Santos

  12. Essa carta aberta dos professores deveria ser para os o funcionários e ex-funcionários tb, quero aderir. Precisamos ganhar força, é um absurdo o que a FTC tem feito, direito trabalhista é prioridade e eles NUNCA pagam FGTS e NÃO repassam INSS, apesar de recolher dos funcionários. Como uma empresa dessa se mantêm aberta? Se um funcionário é demitido, não tem direito a receber o seguro desemprego, pq para o INSS vc não contribui. Enquanto isso os diretores vivem viajando, o presidente surfando em Miami, eles gastando MUITO com publicidade e nós sem receber nada. Já fui para justiça e ganhei, mas eles não depositaram e a justiça manda executar a ação, mas são tão malandros que não tem nada no nome deles, tudo é alugado para justiça não encontrar bens e ainda divulgam nas suas propagandas “A FTC escolheu ser a melhor faculdade para vc”, vc quem? Só gastam dinheiro a toa, ao invés de ficar anunciando em TV Bahia, vcs sabem quanto custa 1 intervalo na novela das 20h? mais de R$ 10.000,00. Para isso eles têm dinheiro, mas para nos pagar não!!! Vejam o nível que se encontram, a frase abaixo está na sentença dada pela juíza do trabalho.

    “Reclamada não se desfez do encargo de provar o recolhimento do FGTS de todo o contrato de trabalho da Reclamante. Juntou apenas Termo de Confissão de Dívida e Compromisso de Pagamento para com o FGTS, reconhecendo a dívida de R$ 4.952.203,97, atualizada até setembro de 2008, sem comprovar os devidos recolhimentos. A Reclamante, por sua vez, exibiu extrato que evidenciou ausência de depósitos em sua conta de FGTS (ata de audiência de folhas 30). Assim, PROCEDE o pleito de pagamento equivalente ao FGTS mais a multa de 40% de todo o contrato de trabalho da Autora. Observe-se a variação salarial da Reclamante.”

  13. E a propaganda da instituição diz: “A FTC ESCOLHEU SER A MELHOR FACULDADE PARA VC!!!!”
    Você quem? É muita falta de vergonha!

  14. Saí da ftc em 2008 não recebi nada, está na justiça, meu processo é 00887200801205004, indignada é pouco pra meu estado, nem sei mais o que sou nessa situação, me sinto roubada, empresa de educação que não tem moral pra esse título.

  15. ue por exeemplo sai de la ja vai pra um ano não vi nem a cor do dinheiro ate hoje!!! isso é um desrespeito com as pessoas de bem que trabalham honestamente

  16. A ftc consegue enganar até a propia justiça, sair desta maldita e falsa empresa no dia 05/11/2013 e nâo recrbi nem um centavo, ficam enrolando dizendo que vai homologar e nunca o faz. trabalhei 11 anos e meu fgts depositado è de 341,00 isso é uma vergonha.Espero que a justiça brasileira tome uma providencia severa com esta ftc que todo dia tem uma mantenedora diferente. este é apenas um pequeno desabofo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *