O REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DE ALEXANDRE GARCIA

Ativistas repudiam declarações do jornalista Alexandre Garcia na rádio CBN sobre gravidez em mulheres com HIV

da Agência de Noticias da AIDS

O jornalista Alexandre Garcia, do Bom Dia Brasil na TV Globo, disse que é “uma maluquice” uma pessoa com HIV engravidar. A declaração foi ao ar nesta última sexta, 7 de maio, na rádio CBN. Ativistas de luta contra a aids repudiam o comentário e dizem que é “inconcebível” uma afirmação como essa depois de 25 anos de história da epidemia.

“O Ministério da Saúde (MS) está estimulando agora pessoa com HIV a engravidar. Eu duvido que o MS vá fazer uma cesária pela terceira vez numa mulher com HIV e se respingar sangue nele para ver o que vai acontecer. É uma maluquice, estão fazendo brincandeira com a saúde…”, disse Garcia (confira na íntegra o áudio).

Os militantes do movimento de luta contra a aids protestam contra a declaração do comentarista. “É inconcebível observar como se aborda questões do HIV/Aids de forma preconceituosa, sem qualquer rigor científico, o que só favorece o aumento da discriminação às pessoas vivendo com HIV/aids”, critica Betinho, membro do Fórum de ONG/Aids do Estado de São Paulo.

Os ativistas discordam da declaração porque os atuais métodos de tratamento existentes contra o HIV podem garantir até 99% de chances de não transmissão do vírus para o bebê.

“Você fez um desserviço à profissão de jornalista e, pior, expressou uma visão anticientífica e infundada, que incentiva condutas discriminatórias e leva informações errôneas à população em geral”, diz o presidente da ABGLT (Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais), Toni Reis, em carta aberta.

As declarações de Garcia foram ao ar na CBN quando o jornalista criticou também o programa de parto humanizado do Ministério da Saúde.

Nesta última semana, o governo divulgou que estuda desenvolver um plano para ajudar soropositivos a ter filhos e o fato ganhou grande destaque na mídia.

Mas, esta não é a primeira vez que o comentarista diz ser contra a gravidez em mulheres portadoras do HIV. Em 2008, opinou na TV Globo que “quem antes de uma gravidez se identificar como portadora do HIV, melhor que não engravide” – veja a repercussão do caso na época.

Leia mais.



9 responses to “O REPÚDIO ÀS DECLARAÇÕES DE ALEXANDRE GARCIA

  1. Esse sujeito não tem pensamentos próprio. Ele é um vassalo. Jornalista de péssima índole, que escreve o que lhe mandam. Foi vassalo do general João Batista Figueiredo, e agora pertence aos filhos do Irineu Marinho.

    Pertence à mesma classe do Arnaldo Jabor, o cineasta frustrado, que ficou fascinado por ter sido cortejado pela Rede Globo, onde vive fazendo caras e bocas contra o governo popular de Lula.

  2. Sabe porque o MS está insentivando a mulher contaminada a engravidar? Pela falta de responsábilidade destes cachorros destes minístros que acompanham o jumento do presidente lula!!!!!!

  3. Alexandre Garcia tá certo mesmo, é uma loucura isso… jamais queria ter o risco de colocar uma criança no mundo com um virus desse, mesmo dizendo que as chances são de 99%, ainda tem os 1%.

  4. caro alexandre garcia ,comente por favor o que a aeronautica fez com 12 mil soldados especializados que passaram em concurso publico e foram multilados sem motivos ,jovens que gastaram dinheiro com cursinhos e depois de verem seus sonhos realizados foram convidados a se retirar da fab,duvidas http://www.anese.com

  5. Alexandre, sou de Araraquara, algumas vez ouço vc no programa do Madalena na Radio 98.1 toda vez, que termina suas explanações, ele rebate, como é pago para defender o pt e as mentira desta quadrilha, o cidadão houve, como não sabe interpretar de forma lucida, ele aproveita fala rebatendo sempre ao contrario e acrescentado mais mentira e enganado sempre os que ouvem.

  6. Concordo com Alexandre Garcia, comentários sempre pertinentes com conhecimento de causa, tem opinião própria. Acredito, também que mesmo com uma pequena probabilidade de uma criança nascer com HIV, o risco existe, então responsabilidade é a palavra chave para quem tem o vírus e mesmo assim, deseja engravidar.

  7. caro alexandre garcia os seus comentarios sao muito ruins .vc e muito tedencioso ,porque vc nao comenta de forma concreta sobre o aecio porto contruido com dinheiro publico e vc filho e defenssor da ditadura nao comenta de forma real ,gostaria de ouvir a seguinte noticia [o alexandre garcia jornalista feito nas coxas da rede globo aposentou-se e mudou pro ceu ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *