ELEIÇÃO MANIPULADA NO CONSELHO DA APA

Diretor da Bamin orienta funcionário da SEMA. Foto Mary Berbert.

A Associação de Moradores de Vila Juerana acusa um membro da secretaria estadual de meio ambiente (SEMA), de manipular a primeira eleição do conselho gestor da APA em favor da Bahia Mineração (BAMIN).

O objetivo era deixar entidades contrárias ao Porto Sul sem representatividade no conselho. Regras foram alteradas no dia da eleição, favorecendo a inserção de grupos favoráveis ao projeto da mineradora.

Um diretor da BAMIN, conhecido com Marcelo, teria sido visto dando ordens aos funcionários da SEMA.

Leia a carta de repúdio da Associação de Vila Juerana.

A Ass.de Moradores de Vila Juerana-Amorviju, vem através da presente tornar público a sua indignação pela forma arbitraria que o Sr. Paulo Novaes ,Coordenador de Unidades de conservação da SEMA , conduziu a primeira eleição oficial do Conselho Gestor da APA da Lagoa encantada e Rio Almada, para deixar de fora do conselho entidades que são contrarias a instalação de projeto de Minério de ferro da Bamin – Bahia Mineração.

Vamos aos fatos:

O governo do estado da Bahia, através do seu Secretário de Meio Ambiente, Sr. Eugenio , assinou um edital em que estavam as regras para inscrição, e eleição oficial do Conselho Gestor da Apa da Lagoa encantada e Rio Almada. Nesse edital estavam datas, documentos, tipos e quantidade de entidades que poderiam concorrer as vagas permitidas no conselho.

A reunião que aconteceu no dia 6 de novembro de 2010, em itajuipe e que lamentavelmente o Sr. Paulo Novaes, coordenador da SEMA, orientado pelo Sr.Marcelo da Mineradora Bahia Mineração(ver filmes nos endereços especificados abaixo,e fotos anexo) desrespeitou o decreto estadual que delimita a APA, colocando entidades de cidades( o caso de itabuna)que não fazem parte da APA, não divulgou corretamente todos os dados necessário para que as entidades que estavam inscritas, pudessem questionar suas concorrentes e para favorecer a Mineradora Bahia Mineração e colocar de fora entidades que são contraria ao projeto Minero-Destruidor ficassem de fora, mudou a forma de votação(que era de um voto para cada entidade, conforme edital anexo) para 15 votos, onde as instituições favoráveis a BAmin que previamente haviam articulado para votar entre si e eliminar as outras contrarias, mudando assim também o edital assinado pelo secretário.

O Sr. Paulo Novaes, orientado pelo Sr..Marcelo da Bamim(ver filme 8533 aos 5,25 minutos Sr. Marcelo dando sinal para que o edital nao fosse seguido) desconsiderou um decreto do estado,se colocou acima do secretário de Meio Ambiente, Sr. Eugenio mudando o edital.

Alertamos a todos que o conselho da APA da Lagoa Encantada e Rio almada anterior era ilegal, não foi eleito e não foi nomeado pelo governador e deu parecer favorável ao projeto de minério de ferro da Bahia mineração.

Essa é a forma democrática que o governo se refere?

Esclarecemos a todos que esse fato só esta sendo levado a público nesse momento devido a Amorviju, Ass. Mor. De Vila Juerana, viver e existir da força voluntária de seus diretores e associados e que não dispõe de funcionários para elaborar ou arquitetar ações mesmo que seja em sua defesa.

Observem que tivemos irregularidades em outras unidades, inclusive eleição de entidades que não estavam presentes na reunião conforme relata (ver filmes)o Sr. Paulo Novaes.

Além da nossa associação mais 6 entidades que não concordaram com irregularidades se retiraram dareunião antes da votação.

Perguntas que fazemos a nossa sociedade, ao nosso governo e autoridades;

– Que democracia é essa?

-O Sr. Paulo Novaes orientado pela mineradora Bamin, é superior a um decreto Estadual e o edital de convocação de uma eleição ou de um Secretário de Meio Ambiente?

-Vamos já na eleição de um Conselho tão importante, ter vícios do conselho anterior que não era legal?

– A mineradora Bamin também está infiltrada e coordenando outros setores do governo?

-quem vai fiscalizar as irregularidades da Mineradora Bamin?

Esse conselho com eleição fraudulenta foi empossado pelo governo no dia 29 de novembro em salvador.

Lamentamos profundamente após diversas declarações publicas do nosso governador e também do nosso presidente em que vivemos em plena democracia, a nossa associação que tem vários projetos executados e em andamento, tenha que direcionar esforços na defesa dos seus direitos, pois o governo do Estado na pessoa do Paulo Novaes deixa claro que o que está escrito e assinado não tem valor.

Além das entidades favoráveis, a Mineradora BAHIA MINERAÇÃO tambem faz parte do Conselho…!

Hoje podemos claramente dizer que o conselho da APA DA LAGOA ENCANTADA E RIO ALMADA, pode se chamar Conselho Minero destruidor da Bahia mineração.

Observamos que o regimento(a regras que coordenam o conselho) vao ser criadas, e pela forma que foi a eleição imaginemos o que vai acontecer com esse documento tão importante?

Não entendemos como uma empresa que vai atuar de forma agressiva ao nosso meio ambiente e social possa fazer parte e ainda criar regras para fiscalizar suas atividades..

Pedimos a todos que repassem a seus contatos, pois o ferrugem da mineradora já emperra alguns setores do Governo muito antes do pó de ferro chegar….



3 responses to “ELEIÇÃO MANIPULADA NO CONSELHO DA APA

  1. isto é só o começo… logo em seguida iremos poder vir a PMI e até mesmo a pústula do secretário de serviços urbanos de IOS (Carlos Freitas) e toda a câmara de vereadores também….
    essa adm ilheense é a maior falácia que já existiu até hoje… uma verdadeira simbiose de candomblé e igreja evangélica (Ângela Sousa)…

  2. Não, isso não é ficção, é a realidade nua e crua!
    Se era para colocar só as entidades que apoiam a empresa Bamin, para que lançou o edital?
    A democracia é uma ficção….é para parecer apenas, não é para existir!
    Ainda existem lúcidos e corajosos….
    Quero saber como fica….fraude!!!!!!!!
    Temos que apurar criminalmente!
    Cadê p ministério público?
    Cadê a polícia?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *