DELEGACIA PARA INVESTIGAR OS MAIS RICOS

Cartaxo substituiu a ex-secretária Lina Vieira em agosto de 2009, afastada do cargo depois de polêmica com a então ministra da Casa Civil Dilma Rousseff.

O secretário da Receita Federal, Otacílio Cartaxo, vai inaugurar a primeira delegacia especializada em fiscalização tributária de grandes contribuintes pessoas físicas até o dia 31, antes de encerrar sua gestão de um ano e meio.

Localizada em Belo Horizonte e com área de atuação nacional, a unidade terá como alvo 5,2 mil pessoas que apresentam sinais externos de riqueza e indícios de sonegação. A maioria se trata de donos de empresas, artistas, aplicadores no mercado financeiro, políticos e expoentes do agronegócios. “São os mais ricos do pais”, explicou Cartaxo, que alega sigilo fiscal para não fornecer, por exemplo, o valor mínimo do patrimônio das pessoas físicas em questão.

Atualmente existem duas outras delegacias (em São Paulo e no Rio de Janeiro) especializadas em grandes contribuintes pessoas jurídicas. A nova unidade é parte de um projeto de reestruturação administrativa e operacional para “fechar brechas normativas e operacionais” por onde vazam imposto.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *