POLÊMICA DO PORTO SUL CONTINUA

O Blog do Gusmão entrou em contato com Luciana Abade, assessora de comunicação da ministra do meio ambiente, Izabella Teixeira.

Pedimos um posicionamento sobre a notícia divulgada neste espaço, de que o IBAMA negou a licença para a construção do Porto Sul em Ponta da Tulha (clique aqui).

Por volta das 21:00 horas desta terça-feira, recebemos a informação oficial de Izabella Teixeira. Segundo Luciana Abade, a ministra explicou que o licenciamento segue, mas o IBAMA cobrou novos estudos de alternativas locacionais.

Trocando em miúdos: caso o projeto inicial, definido para Ponta da Tulha, não tivesse problemas, o IBAMA pediria estudos com a indicação de outros locais?

Por que o superintendente do IBAMA na Bahia, Célio Costa Pinto, insiste em afirmar que a Tulha não foi descartada? Clique aqui.

Por que o senhor Célio Costa Pinto, na explicação que deu à Coluna Tempo Presente, do jornal A Tarde, não explicou que o IBAMA pediu “novos estudos de alternativas locacionais” ?

Estaria Célio Costa Pinto submetido a algum tipo de pressão?



One response to “POLÊMICA DO PORTO SUL CONTINUA

  1. Gusmão

    Parabéns por este resultado! É muito importante manter o nível de credibilidade do que se publica e como se publica em um blog. O leitor, no mínimo merece respeito. Você escreveu e está confirmado: Naquela área, como sabíamos e foi corroborado pelo EIA da empresa do pó de ferro, toda essa área é MATA ATLÂNTICA de floresta ombrófila dens em alto estágio de regeneração, terras úmidas, com 1 Rio (Capitão) e um riacho (mangue), a necessidade de rebaixamento do lençol freático, os corais etc. É realmente impressionante saber que alguém conseguiu convencer os nossos governantes de que seria possível. Depois o povo questiona: Quem permitiu este crime? E as ONG’s já tão criticadas, são o alvo da ira. Certamente que o município de Ilhéus é uma pérola a ser preservada para o bem do seu povo e da terra. Vamos juntos contribuir com o Governo para buscarmos soluções dos problemas que já temos. Impossível pensar que nos próximos 15 anos, possamos receber mais 150.000 habitantes com prevê a AAE-Avaliação Ambiental Estratégica. Nós podemos! Acredito que mais que a Ponta da Tulha, em Ilhéus será difícil, pois aparentemente pode, mas se estudos sérios forem feitos, o empreendedor poderá economizar mais buscando a solução ideal e mais ainda, terá que fazer propaganda, pedindo desculpas à população por propagandas enganosas que foram ao ar em horário nobre, dizendo por exemplo, que o porto será excelente para a pesca, transformando em atrator de peixes. Pior de tudo, provocando um embate fratricida entre nós. Espero mais seriedade do IBAMA e parabenizamos a Ministra através da sua assesssoria. Seriedade é isso! Compromisso com a verdade. Vivemos DEMOCRACIA de fato é isso e pressupõe RESPEITO a TODOS! Muito obrigada por esta notícia e agora vou realmente COMEMORAR esta vitória da VIDA! Obrigadaaaaaaaaaaaaaa…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *