ACIDENTE NO IATE CLUBE DE ILHÉUS

Alambrado não suportou o peso. (foto: Blog A Voz do Povo)

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, o desabamento de uma parte do píer do Iate Clube de Ilhéus causou um acidente com 21 vítimas (nenhuma fatal).

O fato aconteceu por volta da meia-noite deste sábado (12), durante uma festa de formatura do curso de Ciências Biológicas da UESC. Cerca de 400 pessoas estavam presentes.

Uma criança de oito meses foi levada para Itabuna. Dezenove pessoas deram entrada na emergência do Hospital Regional de Ilhéus. Informações preliminares indicam que uma teve fratura grave em um dos braços.

Segundo Luís Dórea, comodoro do Iate Clube, todas as vítimas serão amparadas. “Vamos assumir todas as responsabilidades”, garantiu.



35 responses to “ACIDENTE NO IATE CLUBE DE ILHÉUS

  1. Uma coisa eu tenho certeza se os responsáveis pelo Iate Clube tivessem feito uma vistoria ou uma constante mauntenção naqueles “deques” isto não teria acontecido. Tenho um sobrinho que estava no local na hora do acidente, ajudou a socorrer as vitimas e disse que a coisa foi feia e não foi pior porque a maré não estava cheia.

  2. EU JÁ FIZ UMA FESTA ALI, O ANIVERSÁRIO DE UM ANO DE MEU FILHO. EVITEI AO MAXIMO Q PESSOAS FICASSEM NO LOCAL COLAPSADO ONTEM, POIS ACREDITEI NA EXISTENCIA DE ALGUM RISCO PARA OS CONVIDADOS. MAS GRAÇAS A DEUS TUDO OCORREU BEM. HOJE IRIA PRA UMA FESTA DE FORMATURA LÁ, A QUAL PROVAVELMENTE, SERÁ CANCELADA. A PREVENÇÃO FOI, É E SEMPRE SERÁ MELHOR REMÉDIO, CABE AO CREA E OUTROS ORGÃOS RESPONSAVEIS COBRAREM MELHORIAS DE INFRA ESTRUTURA E CALCULOS DE CAPACIDADE PARA LOCAIS ONDE HÁ CONCETRAÇÃO DE PESSOAS. QUE DEUS ABENÇOE VITIMAS E FAMILIARES, E QUE ESTES POSSAM SEGUIR SUAS VIDAS NORMALMENTE.

  3. Não podemos responsabilizar ninguem de forma precipitada. Temos que lembrar que na hora da cachaça, ninguem pensa na segurança própria e a de terceiros… é possivel que por algum instante um grupo tenha resolvido se juntar numa área que tinha limite de ocupação… Fatalidades também ocorrem !! Mas só a sindicância policial vai sugerir ou indicar os culpados… ou não!!!

  4. Verifiquei que o site aporrada.com.br retirou do ar essa noticia do acidente do Iate Clube. Aproveitei e liguei para Luck Rei e ele me informou que em breve vai colocar novamente com novas fotografias. Fotografias do momento do acidente.

  5. Esse acidente aconteceu por conta da iresponsabilidade do Comodoro Luis,pois aquele alambrado ja era pra estar isolado há muito tempo.
    Uma coisa eu tenho certeza,ninguem do iate clube vai ser punido por isso,todos nós sabemos que o clube pertence a elite ilheense.

    é um lástima isso.

  6. É muito triste saber que algo que foi planejado e sonhado por tantas pessoas: formandos e familiares tenha acabado tragicamente. Que Deus, em sua infinita bondade,proteja a todos os envolvidos, que tenha sido somente um grande susto.

  7. Eu estava lá na festa na hora que ocorreu o acidente, foi horrivél, um desespero muito grande, pessoas chorando, gritando desesperado sem saber o que realmente aconteceu procurando os seus familiares.Graças a Deus não morreu ninguém poderia ter sido muito pior se todas as pessoas da festa estivessem no salão no momento do acidente, uma vez que a quantidade de pessoas presentes nesta hora era razoavelmente pequena, pois os formandos ainda estavam se preparando para o baile.Fiquei muito triste pela quantidade de pessoas feridas e pelos formandos ao ver um momento tal sonhando ser destruído por está tragédia e que com certeza será lembrados por eles como um momento de muita tristeza.

  8. Respondendo a “Ihéus indo para o buraco”, acredito que o principal fato para este acidente tenha sido falta de manutenção adequada, quanto ao limite de ocupação os próprios funcionários tinham que está cientes disto para comunicar os convidados dos riscos presentes mas não acredito que tenha sido isto uma vez que a quantidade de pessoas presente no salão
    era pequena.Quanto ao fato citado que estas pessoas feridas poderiam está sobre efeito de cachaça acho que não houve tempo para isto, uma vez que a festa tinha pouco tempo que havia começado.

  9. É um absurdo um local q se dispõe a receber uma festa desse tamanho não fazer uma vistoria antes da utilização de qualquer espaço.
    Ao leitor que disse que “na hora da cachaça” ninguém se preocupa com nada, saiba que eu estava na festa, e o acidente aconteceu no início da festa, durante a valsa dos formandos. Outro ponto a ser comentado é sobre o limite de ocupação. Não havia NENHUMA indicação que dissesse que havia limite de pessoas para estar no deck, nem nenhum funcionário do iate para controlar o nº de pessoas a estar lá.
    O comodoro disse q vai amparar as vítimas, tem q indenizar tbm os formandos, ainda mais levando em conta o preço que cobram.

  10. O engraçado disso tudo é que se fosse qualquer outra empresa de formatura que realizasse o evento a manchete seria:

    ” Empresa TAL de Itabuna realiza Baile de Formatura da Turma de Biologia UESC que acaba em tragédia”…

    Viva a impressa livre…inacreditável…

    Do Blog do Gusmão > Não seja leviano. Todas as informações que temos até o momento foram postadas. Aguarde novas notícias sobre o caso.

  11. Fiquei horrorizada com o que aconteceu na Formatura De Bilogia da UESC,independente de que empresa realizou a Formatura, a culpa é do responsável pelo local de festa visto que não foi feita uma manutenção adequada para acontecer o que aconteceu. Graças a Deus ninguém, morreu, mas simplesmente a festa ,os sonhos dos formandos( tanto prepaoro) foi destruida e o baile que é tão lindo nem sequer foi realizado. Agora o responsável pelo clube vai ter que arcar com todas a consequências, idenizando todos os convidados e principalmente os formandos. por mais que eles queiram jamais poderão voltar no tempo, enfim, ficou pra história essa tragédia na vida deles.

  12. podemos responsabilizar sim… Em contradição ao que o Sr. Ilhéus indo para o buraco afirma… ou sugere, não houve cachaçada. Não houve nem tempo para cachaçada. Os formandos estavam num momento unico, o momento do baile, quando tudo aconteceu. E vale ressaltar que a organização seguiu as sugestões de todos os envolvidos no processo da festa, como locais de colocar os convidados e coisa e tal, como assim não podemos responsabilizar??? É um absurdo essa afirmação, e todos sabemos como é a justiça brasileira!?

  13. Luisinho meu amigo, que Deus te abençoe, tenha força que tudo vai dar certo, você é um homem de fibra eu tenho certeza que você jamais vai deixar alguém na mão; meu amigo, ninguém poderia imaginar que iria acontecer uma tragédia dessas; quem tem boca fala o que quer, agora vão cair matando em cima de você (principalmente quem não estava envolvido no acidente) mais Deus vai lhe dar muito mais força porque você é um homem de fibra, e tem uma equipe de funcionários que estar sofrendo junto com você.

    Deus abençoe todos vocês do Iate e a todos que estão envolvidos no acidente os livre de todo o mal.

  14. Estava lá, e vi o sofrimento das pessoas.Foi a coisa mais triste que já vi. Espero que o IATE tome alguma providência, pois o principal responsável por tal tragedia é o COMODORO. Isso que da não querer fazer vistoria, só que saber de ganhar dinhero e cuidar da vida dos outros! Penso nos formandos, que estavam alegres, realizando um sonho, e acaba assim. Fica aqui minha solidariedade.

  15. tudo bem foi um acidente horrivel,mas nos nao podemos julgar nem apontar culpados,pois com tantas festas realizadas nesse local a mais de 10 anos e sem acidentes,ninguem ainda pensou que esse acidente foi uma fatalidade,Ja participei de varias festas algumas com mais de 500 pessoas e nada ocorreu entao vamos parar de procurar culpados e lembrar que por tras do clube existem funcionarios que tambem estao abalados e fizeram de tudo para que a festa ficasse perfeita.ok

  16. … quero me retratar quanto ao termo usado “na hora da cachaça” ninguem pensa na segurança!, o que deveria ter dito é “na hora da festa”…

    na verdade, não estava presente mas o que normalmente ocorre é que existe pouca preocupação tanto do Clube tanto quanto dos usuários ou comitê responsável, onde deveriam checar as condições de segurança.

    Cabe agora as autoridades apurar as responsabilidades, mas não devemos nos precipitar acusando um ou outro de forma alheatória..

    De qualquer forma me solidarizo com os formandos e familiares!!

  17. SO EM IMAGINAR QUE ALI OCORRE VARIOS ANIVERSARIOS INFANTIS….MEU DEUS! QUE A CRIANCA QUE EST NO HOSPITAL SE RECUPERE RAPIDO.

  18. NA FOTO DA PRA SE TER UMA IDEIA DE COMO ESTA A ESTRUTURA DESSE PIER..ENFERRUJADO.. PRECISANDO SIM DE UMA MANUTENCAO…ACHO QUE EM TODO IATE.SE NAO TOMAR UMA PROVIDENCIA RAPIDA E OS CURIOSOS CONTINUAREM A FICAR NO LOCAL PODE SIM O RESTANTE DESABAR….ESPERO QUE JA TENHAM CERCADO O LOCAL PRA TRAGEDIAS FUTURAS NAO ACONTECER..SE NAO TIVESSE OCORRIDO ONTEM COM CERTEZA SERIA HOJE POIS HOJE HAVERIA OUTRA FORMATURA NO MEMSO LUGAR! O CERTO SERIA EVITAR ESSE TIPO DE OCORRIDO….MAIS SGRACA A DEUS NAO OCORREU MORTES… E O BBZINHO VAI FICAR MELHOR COM FE EM DEUS.

  19. NA FOTO DA PRA SE TER UMA IDEIA DE COMO ESTA A ESTRUTURA DESSE PIER..ENFERRUJADO.. PRECISANDO SIM DE UMA MANUTENCAO…ACHO QUE EM TODO IATE.SE NAO TOMAR UMA PROVIDENCIA RAPIDA E OS CURIOSOS CONTINUAREM A FICAR NO LOCAL PODE SIM O RESTANTE DESABAR….ESPERO QUE JA TENHAM CERCADO O LOCAL PRA TRAGEDIAS FUTURAS NAO ACONTECER..SE NAO TIVESSE OCORRIDO ONTEM COM CERTEZA SERIA HOJE POIS HOJE HAVERIA OUTRA FORMATURA NO MEMSO LUGAR! O CERTO SERIA EVITAR ESSE TIPO DE OCORRIDO….MAIS SGRACA A DEUS NAO OCORREU MORTES… E O BBZINHO VAI FICAR MELHOR COM FE EM DEUS.

  20. Solidariedade com todos os envolvidos, principalmente com a criança envolvida.
    É triste como as coisas acontecem com tanta facilidade. É chegada a hora de se apurar as responsabilidades pela tragédia. Não apenas os responsáveis pelo Iate Club, mas também os responsáveis pela ficalização de locais onde eventos acontecem. Será que houve inspeção realizada pela Prefeitura para liberar o alvará de funcionamento? Será que o corpo de bombeiros e o CREA inspecionaram a estrutura do deck? São coisas que acontecem e nos levam a refletir: se uma inspeção minuciosa fosse realizada não estaríamos agora buscando os responsáveis ou fazendo acusações a este ou àquele. Aconteceu, não dá mais para voltar atrás e evitar este acidente, mas observemos que existem outros diversos locais de eventos no nossa cidade e que ninguém se preocupa com nada até acontecer um fato como este.

  21. Outra coisa: o que uma criança de oito meses fazia numa festa de formatura, às 00:30 horas, mesmo estando na presença dos pais? Se não tivesse com quem deixar a criança, que ficasse em casa. Ninguém morre se não for a uma festa. Entretanto, ao ir colocou em risco a vida do bebê e agora só resta se lamentar. Infelizmente.

  22. AGORA TODOS VÃO CAIR MATANDO O COMODORO. É PRECISO REFLETIR TODOS OS PONTOS: QUAL A INTENÇÃO DO CLUBE DE NÃO FAZER A VISTORIA NECESSÁRIA? PARA O CLUBE, TUDO ESTAVA CORRETO, AFINAL SE USA AQUELE ESPAÇO, QUASE QUE DIARIAMENTE.POR QUE UMA CRIANÇA DE MESES ESTARIA NO LOCAL E HORÁRIO, MESMO COM OS PAIS? QUALQUER UMA CASA ESTÁ SUJEITA A PROBLEMAS. E SE FO9SSE NA FACULDADE, NAS ESCADAS, NOS CORREDORES… TERIA SIDO ALGUÉM QUE FORA IRRESPONSÁVEL? DAQUI A POUCO VÃO CULPAR DEUS PELOS DESLISAMENTOS DE TERRA, INCÊNDIOS, TERREMOTOS…. AH, PACIÊNCIA: FICOU-SE NO LUCRO: NÃO HOUVE ÓBITO, NÃO HOUVE IMPRUDÊNCIA,HOUVE UM ACIDENTE. LUIS DÓREA, SEJA FIRME, DÊ ASSISTÊNCIA ÀS PESSOAS, CONFIE EM DEUS, VÃO LHE TRUCIDAR, MAS TUDO PASSARÁ, INCLUSIVE A FÚRIA DOS SEUS ADVERSÁRIOS GRATUITOS

  23. o que chama atenção nesse momento é a fragilidade das casas de eventos, alguem já falou no boca do mar com suas festas gigantescas e cadê os orgaos competentes com a precaução. também fico triste em ver que a criança foi para uti neonatal em Itabuna porque em Ilheus não existe, como é que queremos o progresso desse jeito vamos acordar sociedade organizada, só temos um hospital.

  24. GENTE PAREM DE DEFENDER O COMODORO, A VERDADE É QUE NÃO HOUVE MANUTENÇÃO NO LOCAL DA FESTA, UM LOCAL DAQUELES NA BEIRA DO MAR TEM QUE TER MANUNTEÇÃO E PRONTO. NÃO TEM PRA ONDE CORRER, A IMAGEM DO IATE AGORA VAI POR ÁGUA ABAIXO, UM LOCAL TÃO ELITIZADO QUE AGORA PERDEU TODO SEU VALOR ,ENFIM EU JAMAIS FARÁ UMA FESTA NUM LOCAL DESSES SEM SEGURANÇA, SÓ ESPERO QUE O BB SOBREVIVA E OUTRA ,TEM COISAS NA VIDA QUE PODEMOS EVITAR SIM, COM CERTEZA.

  25. sou formanda de biologia, fiquei muito triste pelo ocorrido, pois como todos sabem essa festa é única.
    mais primeiramente devemos agradeçer a DEUS pelo livramento pois não teve nenhuma morte.

  26. luiz meu amigo, qdo estamos na frente de algo importante, como o Iate, por exemplo, temos q estar preparado para qualquer coisa: fatalidade, negligencia, impericia, seja o que for. Olhe para cima, pe,ca for,ca a Deus e siga em frente. Ajude, d^e assistencia, pois os envolvidos irao precisar mesmo. Que Deus proteja a todos.

  27. Aprendam a respeitar os sonhos alheios pois derrepente essa pessoa que estava com o BÊBE esperou anos para vê o enti querido se-formar
    e não podia deixa essa criança com alguém,afinal nessa fase da vida a mãe tem que estar presente 24HORAS

  28. Me solidarizo com nosso comodoro Luis Dórea que é um homem honrado, sempre preucupado nas melhorias do clube e bem estar dos sócios e convidados.
    Conte conosnosco Luis.
    Tudo será resolvido
    Roberto Bomfim

  29. Venho aqui externar meus sinceros votos de melhoras as vitimas desse trágico acidente, mais também chamar atenção da Câmara de Vereadores e o Executivo Municipal, é preciso se criar leis para corrigir algumas falhas na nossa cidade, uma delas é a lei que obriga todo e qualquer evento em estabelecimentos fechados terem o parecer do CREA, Corpo de Bombeiros, Policia Militar e Vigilancia Sanitária. Entendo que para garantir a segurança do cidadão que participa de evento em estabelecimento fechado,deve-se ter esses pré-requisitos básicos. Como garantir o cumprimento desses pré-requisitos? simplesmente a licença para o acontecimento do evento só pode ser liberada pelo Município após apresentarem esses pareceres deferidos por cada orgão aqui citado. que sirva de exemplo essa tragédia lastimável, para que se tome próviencias urgentes e ai conclamo nossos nobres Edis a criar uma lei de urgencia, lembrando ainda que nossos problemas de acidentes e calamidades não se resumi a esse episódio, temos os morros e alguns locais da nossa cidade que precisa ser inspecionado por esses seguimentos de prevenção que acredito deveria ser formado por uma companhia de Defesa CIvil, extensiva a outros seguimentos que por equivoco não coloquei aqui.

    Roberto Corsário/Lider Comunitário

  30. Espero que todos envolvidos no acidente fiquem bem…mais alem de tudo esta tragedia traz para todos ilhense uma grande pergunta falta manutençao em tudo desde os responsaveis aos locais que transitamos em ilheus…espero que as altoridades peguem isso como exemplo e providencie mudanças em todas as estruturas da cidade hj o iate amanha …..pode ser a ponte!!

  31. Respondendo a Frderico de Souza Ramos: Será que acidentes ocorrem porque? você já parou pra pensar nisso? Eu lhe digo: Imprudência, negligência, irresponsabilidade. Evidente que não foi intenção do clube nem de ninguém em particular ferir as pessoas presentes nesta festa, mas, fica claro que a estrutura não era adequada para comportar pessoas ali. se não ocorresse nesta festa seria em alguma outra. Lá é um local onde realizam eventos, sempre têm muitas pessoas em suas dependências, independente de idade ou de qualquer outro fator.
    Entendemos que não houve dolo por parte da administração do clube. Mas “como tudo nesta cidade” falta fiscalização. Falta vacina, faltam hospitais, postos de saúde, falta uma nova ponte e falta as autoridades tomarem as devidas providências. Seja lá o que for.

  32. A festa malmente tinha começado… Eu estava no local quando às 00:27 hs, parte do pier desabou. Esta foi hora que meu relógio parou no momento da queda. Não tenho como descrever o tamanho do desespero. Muita gente gritando… 🙁
    Mas, quando tenho flashs do acidente, em primeiro lugar vem MEU PAI. Se vcs soubessem quanto foi chocante pra ele poder evitar que sua namorada caisse e não poder segurar a própria filha, (pois estava mais distante dele) apenas vendo ela entre as pedras… Isso sinceramente não há palavras. Ele só gritava: -“Minha filhaaa, minha filhaaa”, e eu respondia: -“Estou bem meu pai, estou bem, mas ele não ouvia.” Daí me levou a crer que eu tinha morrido e eu estava ali em espírito. Ele me via, mas não me ouvia. Muito triste! E quando eu me dei conta de que estava em pé, e sentir meu pai tocar em mim aí percebir que estava viva. Eu e meu namorado fomos os primeiros a subir, pois logo quando houve a queda meu pai desceu para me buscar. Até então não tinha noção do que me tinha acontecido. Meu namorado, caiu comigo abraçado, assim que percebeu o pier descer em frações de segundos. E já lá em baixo percebemos um pedaço da coluna descer em minha direção e ele conseguiu me puxar antes que me atingisse.
    Eu só posso resumir em uma única palavra “DEUS.” Ele nos deu o livramento. Antes mesmo do ocorrido, teve uma forte chuva, aviso de DEUS para ninguém descer. Com isso retardou a descida do pessoal, por isso tinham poucas pessoas no local do baile, porque poderia ter sido muitoo pior. Estou machucada e psicologicamente abalada, choro muito quando me lembro do acidente e meu namorado está com alguns pontos, mas estamos bem graças ao nosso bom DEUS. E a cada dia nos recuperamos melhor! E o melhor é que não houve fatalidade. Mas, muitas pessoas com fraturas. Ter FÉ em DEUS é a nossa salvação!! DEUS MUITO OBRIGADAAA, POR ESTAR ME DANDO A CHANCE DE VIVER NOVAMENTE. Este depoimento foi apenas um resumo do ocorrido…

  33. Não podemos deixar por menos agora que aconteceu o acidente o iate vem conversinha de ajudar e isso e aquilo mais porque eles nao fizeram o melhor ? evitar o acidente porque não teve vistorias ?
    queremos que a justiça seja feita tomara que as autoridades toma providência

  34. O QUE ME DEIXA MAIS INDIGNADA É COMO ALGUMAS PESSOAS AINDA POSTAM TAIS OBSERVAÇÕES ABSURDAS EM COMENTAR:” O Q UMA CRIANÇA DE 8 MESES FAZIA LÁ….”, ME POUPE! O CLUBE É UM ESPAÇO PARA O LAZER E EVENTOS SEJA ELE QUAL FOR, PARA ADULTOS , CRIANÇAS, IDOSOS… E ESSE FATO PODERIA TER OCORRIDO EM QUALQUER OUTRA OCASIÃO, OU ACHA MESMO Q TRAGÉDIAS ESCOLHEM HORA, LOCAL E PESSOAS PARA OCORRER?!
    NA SEMANA ANTERIOR A TRAGÉDIA EU MESMA ESTAVA LÁ, NAQUELE MESMO PIER, NUM BELO DOMINGO DE SOL COM TODA A MINHA FAMÍLIA, MUITAS PESSOAS ENTRE CRIANÇAS, MULHERES GRÁVIDAS, IDOSOS APRECIANDO A BELA PAISAGEM E TARTARUGAS MARINHAS,ACREDITANDO Q ESTÁVAMOS NUM LUGAR SEGURO! MESMO LIVRE DESTE ACIDENTE, FICO SOLIDÁRIA A FAMÍLIA DAS VÍTIMAS Q POR MOTIVOS PESSOAIS ESTAVAM LÁ NESTE DIA! SE FICOU CONSTATADO Q ERA UM PROBLEMA NA ESTRUTURA, MAIS DIA, MENOS DIA, ISSO IRIA OCORRER!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *