EMPRESA QUE INSTALOU PARDAIS EM ILHÉUS, FOI INVESTIGADA PELO MPE DO RIO

Ontem (domingo, 14) o Fantástico, da rede Globo, exibiu excelente reportagem sobre a máfia dos pardais  eletrônicos no Brasil (clique aqui).

Os repórteres provaram que nesse ramo rola de tudo: propinagem, editais fraudados, possibilidade de retirar multas de pessoas amigas e estudos de viabilidade fajutos.

Várias empresas fazem parte do esquema. Algumas oferecem a possibilidade de instalar pardais em ruas sem asfalto, de chão.

Em Ilhéus, os equipamentos já chegaram e estão tirando o sono dos motoristas. A instalação foi realizada pela empresa GCT, não citada na reportagem do Fantástico.

Entretanto, em 2009, o MPE do Rio de Janeiro investigou empresas que operam na “cidade maravilhosa”, incluindo a GCT, a mesma que atua em Ilhéus (clique aqui).

O MPE alegou que os tempos de exposição da luz amarela, dos sinais de trânsito, são insuficientes, propiciando excesso de multas. A mesma queixa já aconteceu em Ilhéus, denunciada pelo blog O Sarrafo (clique aqui).

No Rio de Janeiro, a GCT ganhava por multa paga. Uma resolução do Contran, de outubro de 2002, considerou esse tipo de contrato, baseado na produtividade, irregular.

Segundo o secretário de trânsito de Ilhéus, Marcelo Barreto, o contrato da GCT com a prefeitura de Ilhéus foi realizado quando Carlos Freitas (seu antecessor) era o titular da pasta. Além do mais, o contrato não está vinculado à produtividade das multas.

Em relação ao tempo de exposição da luz amarela, Barreto explicou que a GCT não faz esse tipo de programação nos equipamentos. “Quem cuida dessa parte é uma empresa de Itabuna”, explicou.

Barreto fez questão de ressaltar que nos locais onde ocorreram reclamações, os tempos dos sinais foram acrescidos.



15 responses to “EMPRESA QUE INSTALOU PARDAIS EM ILHÉUS, FOI INVESTIGADA PELO MPE DO RIO

  1. Será que em Ilhéus foi realizado o estudo necessário com todos os dados exigidos pelo contran sobre acidentes, usuários das vias etc,para a necessidade de instalação dos “pardais”? Deveriam apresentar o tal estudo e suas estatísticas.Existe algum orgão competente que possa exigir a apresentação do referido “estudo”? Os “pardais” de Ilhéus estão legais? O Ministério Público já investigou os trâmites referentes a instalação desses aparelhos? Do jeito que as coisas acontecem em Ilhéus, seria muito adequado uma investigação minunciosa sobre todo o processo de instalação dos “pardais”.A sociedade merece um esclarecimento e um aval técnico com embasamento legal sobre o assunto em nossa cidade,ou só o sul do país é mais avançado e desenvolvido para tal procedimento?

  2. Esse assunto ja foi bastante discutido no progama o tabuleiro com israel nunes se nao me engano, o qual afirma que o processo de instalaçao dos pardais aki em ILheus nao é 100% regular, mas como regularizar as coisas aki na cidade ja que somos governados por uma politica 99,9% irregular. Ja se foram tantos debates e nenhuma soluçao, até eu ki batalho por uma cidade mais justa ja tive vontade de subir no poste e kebrar esses pardais, kem dirá os ” que nao estao nem ai e os ki ja foram multados por injusta causa”.

  3. Esse assunto já é bastante comentado a muito tempo por nos motorista, bastava só vim a tona por uma emissora que nem a Globo para ver se o Ministerio Publico tome tento e acabe com a farra dessa corja desse prefeito nefasto e sua equipe de secretariado inoperante e que só pensa em saquear o erario.

  4. O capitão Barreto não tem que falar nada. Quem estiver se sentindo prejudicado que vá até a secretaria, e na condição de cidadão solicite tais estudos para apreciação. O problema é que ninguem tem coragem. Aqui em Ilhéus todo mundo é rebelde, todo mundo reclama, todo mundo tá insatisfeito, mas ninguem faz nada. Só sabem ficar choramingando atrás de blogs, se encondendo atrás de nomes imaginários. Saiam do armário ” BANDO DE COVARDES “

  5. Já que nos assaltam descaradamente e sem chance de defesa que seja aceita, bem que poderiamos começar a derrubar esses pardais. Não sou a favor de matar animais, mas esses “pardais” merecem ser derrubados com um belo tiro. Aí quero ver a prefeitura gastar nosso dinheiro das multas para colocar outros.

  6. Eu quero agora ver se o capitão Barreto tem culhões para mandar averiguar todo processo lecitatorio da coloção desses “pardais”. Hoje vc esta na função, se nao volte para seu quartel. Eu quero ver………….

  7. Cadê a justificativa das nossas “autoridade” com uma reportagem dessa que a rede globo exibiu ontem no fantastico e hoje no jornal nacional. Será que precisa de mais alguma coisa? Isto para mim tem nome: assalto a mão desarmada. Infelizmente estamos em Ilhéus em que tudo acontece e niguem toma providência.

  8. Quando assisti o Fantástico neste domingo não me restou nenhuma dúvida que tem maracutaia na instalação destes pardais eletrônicos. Como uma cidade extremamente suja, esburacada, fedida, recheada de escândalos, poderia ter um sistema eficiente de controle de velocidade? Por um lado, a India do outro a Suiça… tem gente mamando aí ….. cade o MPE???

  9. A ESTA ALTURA NÃO IMPORTA SE É O CAPITÃO BARRETO, OU CAPITÃO CAVERNA, OU CARLOS FREITAS… O QUE É PRECISO É QUE O POVO DE ILHÉUS TOMEDECISÕES. AJA, VÁ À PREFEITURA, RECLAME, VÁ AS RUAS PEITE OS PODEROSOS… CASO CONTRÁRIO, OS COFRES DA PREFEITURA ESTARÃO CADA VEZ MAIS CHEIOS/VAZIOS ( CHEIOS PELAS MULTAS E VAZIOS PELOS ROUBOS DOS QUE COMANDAM A FEDENTINA).

  10. ESSA TURMA NÃO É MOLE, O QUE PUDER FAZ. TINHA QUE ACABAR COM ESSE ANONIMATO, AI EU QUERIA VER. KKKKKKKK JULIO NASCIMENTO

  11. Moro em Itabuna e tenho casa na Tulha, ando com mêdo de perder minha habilitação por conta deste pardal instalado no Jardim Savóia, só passo no local cuidadosamente a 40km p/h e mesmo assim já fui multado 3 vezes, e o pior é que é perça de tempo recorrer pois quem julga os recursos são os proprios ratos.
    Quero aproveitar e pedir que o ministério publico tome providências

  12. esses sinais agora que estão tirando essas fotos ai está uma sacanagem…pois vc vem em direção ao sinal que está em verde, quando vc está a 1 metro do sinal ele fica em amarelo e na mesmo hora em vermelho!!! O que é isso pelo amor de Deus, com certeza muitas pessoas já foram pegas com essa discaração. O que poderia ser feito é instalar um temporizador que após 5 segundos de sinal vermelho ele começaria a tirar as fotos dos infratores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *