TUPINAMBÁS X POLÍCIA FEDERAL: ÍNDIO É BALEADO

Cláudio Magalhães, um dos líderes da tribo Tupinambá de Olivença, desmentiu ao Blog do Gusmão que os índios estivessem cobrando pedágio, conforme denúncia investigada pela Polícia Federal, divulgada em primeira mão pelo blog Pimenta na Muqueca.

Por outro lado, a PF garante ter gravado (em vídeo) a cobrança.

Mais informações sobre o fato

O problema aconteceu próximo ao Jairi, no areal “rabo da gata”. A tribo questiona a retirada irregular de areia e denuncia que a extração pedatória ocorre sem a licença dos órgãos ambientais.

Na manhã de hoje (05), os índios impediram a entrada dos caçambeiros. Houve confronto e a PF foi chamada.

Segundo Cláudio Magalhães, os ânimos não foram acalmados, ocorrendo um novo embate, desta vez com os policiais federais.

Segundo a PF, o índio Denivaldo Santos, fazendo posse de um facão, teria enfrentado os agentes.

No confronto, Denivaldo saiu baleado na perna direita (abaixo do joelho), e dois índios foram presos.

O tupinambá ferido foi encaminhado ao Hospital Regional de Ilhéus e não corre perigo de vida.



3 responses to “TUPINAMBÁS X POLÍCIA FEDERAL: ÍNDIO É BALEADO

  1. Este suposto grupo de indios vai entrar para o guiness book, como o de maior envolvimento em praticas criminosas, nós nunca ouvimos falar que caciques indigenas no Brasil fossem presos por infrigirem a Lei, aqui dois já foram, e existe outros ilicitos sendo apurados.
    Isto é só um aperitivo do que vai acontecer nesta região se esta reserva for demarcada. Trabalhar nem pensar, querem o pronto, vai ser um tal de farinha pouco meu pirão primeiro, eles não se respeitam, vai prevalecer a Lei do mais forte, não vai ser uma reserva vai ser um reduto de infratores da Lei.

  2. antes de falar de nós, é bom lavar sua boca, porque voçê nao conhece a realidade do povo tupinamba, não conhece a história de Ilhéus, não sabe quantos de nós fomos mortos no rio cururupe e neste 500 anos de lutas perdemos nossa identidade, nossa lingua, e nosso costumes e acima de tudo tenha um pouco de respeito sobre os verdadeiros dono desta terra chamada Brasil, porque quando cabral chegou nós já esvarmos.

  3. Prof. indigena

    Como prof. indigena vç é analfabeto em história. Fique sabendo quem efetuou a chachina no Cururupe, foram voçes Tupinambás contra os Tupiniquins, sobre o comando de Men de Sá. Em represalia a morte de um indio tupiniquim, os mesmos começaram a incendiar os engenhos de açucar e Men de Sá recrutou os CANAIBAIS TUPINAMBÁS, para executar esta barbarie histórica e hoje esses mesmos se fazem de vitima da história, aliás voçes Tupinambás nunca habitaram nesta região.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *