O TEATRO ILHEENSE NA VI MOSTRA LATINO AMERICANA

Elenco e equipe de produção do TPI, no aeroporto de Ilhéus, minutos antes do embarque para São Paulo, na madrugada desta quarta-feira (27).

O Teatro Popular de Ilhéus tem bons motivos para comemorar. Os artistas foram selecionados para a VI Mostra Latino Americana de Teatro de Grupo, que iniciou ontem (terça, 26) e vai até o dia 1º de maio. Apenas quatro grupos brasileiros foram incluídos no evento que acontece na capital paulista.

No último dia, o TPI vai apresentar o consagrado “Teodorico Majestade – As últimas horas de um prefeito”, espetáculo em cordel, que conta as peripécias de Teodorico, prefeito corrupto de Ilha Bela, que junto com sua turma, foi expulso da cidade, já que a população não suportava mais tantos desatinos com o dinheiro público.

Teodorico Majestade.

A VI Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo, realização da Cooperativa Paulista de Teatro e do Instituto Internacional de Teatro no Brasil (ligado à UNESCO), terá como eixo a produção teatral associada à história política da América Latina e da Europa. A Guatemala traz sua versão do calendário maia e seus mártires; de Manaus, o escritor e diretor Márcio Souza vem com seu Teatro Experimental para narrar a história dos judeus sefarditas. O transnacional Conexão Latina aborda o Sandero Luminoso no Peru e o Nuevodrama visita a história da Argentina e de seu teatro. A Espanha, convidada especial da VI Mostra, vem com o grupo Monimicón e as crianças perdidas na ditadura de Franco; Londrina traz o ciclo do café como centro de seu trabalho.

Antunes Filho ocupará o espaço híbrido da Mostra onde o processo de ensaios em teatro e os métodos de criação cênica são exibidos ao público. Serão sete dias de intensas atividades com espetáculos, demonstrações dos processos criativos das companhias, encontros de redes teatrais e reflexão crítica.

A Mostra é formativa para os artistas e para o público. Todos os convidados permanecerão durante a semana em São Paulo para a troca de experiências. Todas atrações permitirão o acesso livre dos espectadores. A Mostra publicará durante o encontro, o Jornal Latino-Americano, a cargo do pesquisador teatral Valmir Santos, que contará com quatro críticos, dois brasileiros e dois latino-americanos, e promoverá o debate entre os participantes e uma formação mais ampla dos espectadores.

A programação pode ser conferida no site www.mostralatinoamericana.com.br.



4 responses to “O TEATRO ILHEENSE NA VI MOSTRA LATINO AMERICANA

  1. Queridos amigos,
    Vocês não serão jamais, capazes de mensurar o orgulho que sinto de acompanhar ainda que “de longe” todo o trabalho desse grupo, sob a Direção do nosso competente Romualdo Lisboa. Divulgarei o máximo que puder que vocês estarão em São Paulo. SUCESSO! é o mínimo que vocês merecem. Estarei daqui torcendo.
    Beijossssss

  2. Teodorico Majestade, é um dos melhores que fas sucesso a muitos anos no TMI, peça engraçada que a gente ri de dar dor de barriga.
    Vamos participar mais e incentivar a formação de jovens atores em Ilhéus, incentivo a Cultura é descontado no IR.
    Kalif Rabelo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *