REPOVOAMENTO DE CARANGUEJOS EM SANTO AMARO

Estudantes, professores, marisqueiros e vários outros segmentos da comunidade participaram ontem (terça-feira, 27), do repovoamento de um milhão e quinhentos mil megalopas (pequenos caranguejos na segunda fase de desenvolvimento, medindo apenas meio centímetro) no manguezal de Porto de Acupe, distrito de Santo Amaro da Purificação.

A iniciativa é da Bahia Pesca, empresa vinculada à Seagri, e faz parte  do projeto Puçá-Programa Integrado de Manejo e Gerenciamento do Caranguejo-uçá. As megalopas são cultivadas no laboratório da Bahia Pesca na Fazenda Oruabo em Santo Amaro, onde a comitiva também visitou e recebeu informações sobre os trabalhos desenvolvidos naquele local.

O principal objetivo do repovoamento é a defesa do meio ambiente já que “eles crescem, se tornam reprodutores, mantendo o ciclo e conseqüentemente o equilíbrio ambiental” explica o presidente da Bahia Pesca Isaac Albagli. Ele lembra que em 1997 a DLC- Doença Letárgica do Caranguejo matou milhões destes crustáceos em vários estados do Brasil.

“Porém  o que mais dizima é o ser humano, que captura sem os critérios determinados pelos órgãos ambientais, desmata e polui os manguezais” , acrescenta o gerente da Fazenda Oruabo, Jerônimo Souza Filho . Ele destaca que a Bahia Pesca promove palestras orientando a população a preservar o meio ambiente, não capturar caranguejos com tamanho inferior a cinco centímetros, fêmeas ovadas ou no período das andadas. A cada ano o crustáceo cresce apenas um centímetro.

O primeiro repovoamento promovido pela Bahia Pesca foi em 2007 no manguezal de Acupe. Os resultados já são visíveis atualmente, é o que relata a marisqueira (catadora de caranguejo) Vera Lúcia Bispo, 30 anos: “Cato caranguejo desde criança. Antes existiam muitos, depois desapareceram. Agora, depois do repovoamento, estão voltando”. Ela diz ainda que os catadores estão se conscientizando com relação à  preservação ambiental.

Assessoria de Comunicação da Bahia Pesca- Marival Guedes DRT-BA 108

Fones: 73-9109-8678 /71-3116-7113/ 73-8828-7797

Eliane Hollunder-Responsável pelo laboratório

Estudante, pescador e professor

DIA 27/04/2011

08:00 h – SAÍDA DE SALVADOR

09:45 h – PREVISÃO DE CHEGADA EM ACUPE

10:00 h – VISITA AO LABORATÓRIO DE CARANGUEJO DA BAHIA PESCA

11:00 h – POVOAMENTO DE CARANGUEJOS NO MANGUEZAL (PORTO DE ACUPE)

12:00 h – RETORNO PARA SALVADOR

Marival Guedes DRT/BA 108



2 responses to “REPOVOAMENTO DE CARANGUEJOS EM SANTO AMARO

  1. SERIA BOM ESSE POVOAMENTO NA REGIÃO DE CANAVIEIRAS ONDE HOUVE UMA DOENÇA QUE DIZIMOU MUITOS ANIMAIS.
    E ATE HOJE NÃO TEVE ASSIM UMA REAL COMPROVAÇÃO DO QUE ACONTECEU

  2. Sou administrador do portal do Acupe(local onde ocorreu o repovoamento), é muito importante para a região esse tipo de trabalho. vou tentar fazer uma entrevista com professores, estudantes, e membros responsáveis pela movimentação, meu site é cultural, nada melhor que mostrar a preocupação em proteger a cultura marinha. Parabéns para os organizadores e o grupo que participou.

    Felipe Argôlo. – via @obomdoacupe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *