BOA AMIZADE E PENSAMENTOS DISTINTOS

O jornalista Walmir Rosário rebateu, num tom mais amigável e gentil possível, a proposta de um amigo de longas datas. Ramiro Aquino, também jornalista e chefe do cerimonial da prefeitura de Itabuna, deseja que a imprensa regional deixe as más notícias de lado e publique apenas os acontecimentos bons.

A proposta de Ramiro, aos olhos de Rosário, é quase impossível de se concretizar. Ele questiona: “a idéia de paz e amor será prontamente acatada pelos nossos comunicadores, acostumados a aplicar manchetes dignas de vender jornais e fidelizar os ouvintes e telespectadores no rádio e na TV?

Ramiro pede o engajamento da mídia na cobertura do que é positivo: os bons números da UESC, a não ocorrência de mortes por causa da dengue em Itabuna e a prisão de bandidos. Rosário pensa diferente e lembra as promessas não cumpridas do prefeito Capitão Azevedo e do descaso da universidade com os bairros próximos.

Walmir tem 62 anos e Ramiro quase 70. Os dois fazem aniversário no mesmo dia. São amigos e se gostam. Nada impede que apesar da amizade, os dois tenham concepções distintas sobre o jornalismo e o mundo. Walmir talvez tenha lido o Inferno de Dante Alighieri, e Ramiro, talvez, guarde na memória as reminiscências da infância, o romance Alice no País das Maravilhas. 

Clique aqui para ver a coluna de Ramiro Aquino e aqui para ler o artigo de Walmir Rosário.



One response to “BOA AMIZADE E PENSAMENTOS DISTINTOS

  1. Ora, me faça o favor, viu? Esse sujeito (Ramiro) tá esclerosando. Essa sua asinina proposta contraria o verdadeiro compromisso do jornalismo, que é a fidelidade à verdade factual.

    Embora eu precise fazer um hercúleo esforço mental pra tentar encontrar vestígios de jornalismo no que se auto intitula como tal, nessa região, essa proposta frustra por completa minha mente na tentativa de identificar esses remotos sinais.

    Desisto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *