O PADRE QUE DESABAFOU EM NOME DO POVO

Este é o Padre Evandro. Na manhã de ontem, segunda, dia 23 de abril, feriado municipal de São Jorge, ele desabafou em nome da população de Ilhéus. Durante a homilia de uma missa, na 1ª Matriz de São Jorge, ele reclamou da péssima situação do serviço público de saúde, das escolas precárias e da falta de merenda escolar. Mencionou a cidade suja e esburacada, a desorganização e o caos administrativo. Corajoso, o sacerdote lembrou a corrupção dominante. Por dizer verdades inquestionáveis, Padre Evandro foi agredido com xingamentos pelo prefeito Newton Lima. Por pouco, segundo testemunhas, não sofreu danos físicos. Comente o fato, deixe a sua opinião.


29 responses to “O PADRE QUE DESABAFOU EM NOME DO POVO

  1. padre tem que rezar sua missa e não se meter com politica, ja vimos jarios padres entrar na politica e se derem mal como o padre de teixeira de freitas casado por corrupção

  2. Padre estamos do seu lado, o senhor que também é uma autoridade tem todo direito de falar pelo povo, já que os politicos não se interessam pela segurança, saúde etc da cidade de Ilheus vivemos no maior descaso e ninguem faz nada. Muito obrigada padre pelo apoio aos Ilheenses.

  3. Não há o quê comentar meu caro.
    O Padre apenas externou a opinião de toda a população ilheense (exceto aquela que se locupleta do erário ilheense), acerca da má administração deste PSEUDO-PRFEFEITO, o qual iria ouvir de mim, se estivesse na minha frente, com certeza, tudo aquilo que esse padre deve ter falado a ele com bastante RAZÃO E PROPRIEDADE. E aí, eu queria ver ele partir prá cima de mim com agressões, pois o que não está faltando é ilheense com vontade de linchar esse sem vergonha (Para não falar aqui palavrões impublicáveis a respeito desse……, Bostético) que foi eleito com nosso voto para, dentre tantas semvergonhices, alugar caminhonete por R$ 1.500,00 a diária, conforme foi noticiado em sites da região. Ele queria bater no Padre foi?
    Valentinho o rapaz.
    Vá tomar meio copo de humildade seu zé ninguém e admitir seu fracasso. SEU FRACASSADO. DEVOLVA MEU VOTO, SEU……………………………………..!!!

  4. Imagine como está ilheus???
    Ainda não chamaram os corcursados e as escolas estão recebendo ainda contratados. Isso é uma falta de reipeito com os concursados e o Prefeito ainda vem falar mal dos padres. Quem tem o rabo preso não pode falar de ningué, viu SR Errado.

  5. Gostaria de solidarizar com padre, e ao mesmo tempo abominar a atitude do Prefeito, que ao invés de procurar soluções para sua desastrosa administração, procura atingir a moral das pessoas que se opõe a sua gestão.
    É importante salientar que é muito fácil falar mal dos sacerdotes da Igreja Católica, pois rótulos com “viado” e “pedófilo”! É facilmente aceito por algumas pessoas, baseando-se em fatos isolados de uma pequena minoria que se envolvem algumas situações lamentáveis. Mas poderíamos nos perguntar podemos julgar um todo tomando por base a atitude de alguns? Seria muito fácil dizermos que todo “político é Ladrão”, mas sabemos que isso também não é verdade.
    O Sr prefeito esquece-se do direito constitucional que todo cidadão tem (inclusive os padres) de se expressar.

  6. O PADRE ESTÁ DE PARABÉNS POR DIZER A VERDADE, E ESSE PREFEITO INCOMPETENTE E CORRUPTO DEVERIA TER VERGONHA DO QUE FAZ COM NOSSA CIDADE.

  7. Isso mesmo Jo!! eles n chamaram os concursados e agora estão inventando uma tal de seleção!! Pra q isso?? Pq n chamam os q foram aprovados no concurso?? Kd o Ministério público pra intervir nessa situação??? O Pe. n mentiu!! falou nada mais nada menos q a mais pura verdade e ele ainda se doeu!! A vdd dói né?? Tb qro meu voto de volta o qual foi dado por conta do vice q tb me arrependo…pq esse n disse pra q veio!! Tenho muita dó da minha cidade nas mãos desses descomprometidos!!

  8. Quanta safadeza! Será que o prefeito não sabe que a Campanha da Fraternidade é sobre políticas públicas e a saúde?E que o padre estava cumprindo o seu papel? Eu nunca vi um quadro tão degradante por parte de uma autoridade! As palavras proferidas foram de baixo calão dentro do templo de DEUS,onde este prefeito teve tantos votos! “Lembrem-se :O homewm era do movimento de encontro de casais e cursilhos!”. È porisso que digo:”Faça-me uma limonada de limão balão!.Pobre Ilhéus.

  9. Para nós muçulmanos, define-se como “islamia” a liberdade para as orações, a defesa dos direitos civis, da família, da propriedade, das relações humanas, e de todos os princípios que integram as Suras do Corão Sagrado.
    Corrija-me se estiver errado: Segundo a minha compreensão; na religião católica, esses princípios são arguidos, analisados e defendidos sistemática e aguerridamente pelo Colegiado de Bispos que orientam e integram as Pastorais por políticas públicas bem como às Campanhas da Fraternidade Universal que abordam com igual empenho, incisivamente, problemas pungentes afetos às classes mais humildes da nossa sociedade; enquanto convocam aqueles cristãos mais afortunados a integrarem e participarem proativamente essas ações voltadas para o bem dos menos favorecidos. Eu Chamaria a isso de Islamia. De compromisso com Alláh, nosso Deus em comum.
    Parabéns Padre Evandro! Acho que o senhor não fez mais que cumprir suas obrigações clericais em defesa do povo católico de todas as Paróquias de Ilhéus.
    Não só de evangelização e da permanente restauração da fé no Deus Supremo, em Jesus Cristo, Santos e Anjos, se restringe o papel do sacerdote e missionário. Cabe a cada um dos senhores, alem de promoverem do conforto espiritual, a fé e a paz entre os seus paroquianos, também se envolverem ativamente, como o demonstrado pelo senhor, na defesa dos direitos constitucionais solapados do povo por políticos e as chusmas dos acólitos partidários, homiziados no individualismo sectário do “venha a nós, exclusivamente”.
    O senhor fez bem! Minhas congratulações pelo seu denodo e compromisso para com o povo. O senhor falou a público as palavras que dormem silenciosas, reprimidas pelo medo dos mais fracos, nos corações de todo o povo. Por isso foi injustamente xingado e desrespeitado. A verdade, bem como a cobrança aos inadimplentes contumazes, agride e ofende, porquanto os exorta a honrarem os débitos sob suas responsabilidades.
    Quanto ao tratamento de “viado”, se de fato ocorreu, conforte-se com a história antiga: O conquistador Alexandre, o Grande (356-323 a.C.), também foi conquistado. Seu amante era Hefastião, seu braço direito e ocupante de um importante posto no Exército. Quando ele morreu de febre, na volta de uma campanha na Índia, Alexandre caiu em desespero: ficou sem comer e beber por vários dias. Mandou proporcionar a seu amado um funeral majestoso: os preparativos foram tantos que a cerimônia só pôde ser realizada seis meses depois da morte. Alexandre fez questão de dirigir a carruagem fúnebre, decretando luto oficial em seu reino. – Por isso, a suposta imprecação pejorativa se dilui em insipiências de menor valia.

  10. E desde quando falar a verdade é crime? Todos nós que moramos e gostamos da nossa cidade podemos falar, independente de ser padre ou não e o melhor, podemos escolher melhor nossos governantes, pois queremos um lugar melhor para viver. Parabéns ao padre e quanto ao prefeito me sinto envergonhada, pois ele só prova a cada dia que nunca teve e nem terá competência para gerir uma cidade.Quanto a devolver o voto, estou livre desse peso, pois nunca votei e nem votarei em analfabetos. Além de falar, vamos aprender a cobrar nossos direitos afinal,os políticos são nossos empregados e não patrões.Além de vivermos numa democracia.

  11. Se o prefeito fez isso com certeza perdeu a razão, pois poderia ter ido para casa sem essa.

    Agora me diz uma coisa, esse padre esta a serviço de quem? Esta rezando a missa para quem? Tem que ver isso.

    Porque na política eu já vi de tudo. Padre reza uma missa para Deus e outra para o Diabo.

    Marco Neri

  12. Isso é uma vergonha! Que “prefeito”! O padre deveria processar Newtom! Deveria ser processado também por representantes da Igraja Católica. Engraçado! Se a igreja católica é imunda, segundo este herege, por que ele frequenta a missa da Catedral aos domingos na qualidade de coroinha? Inclusive vestido de manta branca e fazendo leituras e outros rituais da missa. Tudo falsidade! Vale lembrar que a dicção dele é horrrível e ele lê pessimamente. Depois desse fato imperdoável, ele deveria ser impedido de participar como “coroinha” de qualquer missa em qualquer igreja Católica do Brasil. Faço minhas as palavras de Jesus “Ele não sabe o que está fazendo”. Aliás, ele não sabe o que está fazendo principalmente na qualidade de “Prefeito”. Será que faz alguma coisa decente? Ele engana a Deus e ao povo de Ilhéus. Já deveria ser defenestrado da função de Prefeito há muito tempo! Só Ilhéus mesmo!

  13. Realmente este padre foi muito corajoso e está de parabéns por ter dito verdades que todos e estão vendo e não se manifestam. A verdade é que o povo de Ilhéus é muito carneiro, pois já deveríamos ter feito manifestações para tirar essa corja que aí estar. vamos esperar o fim do mandato é, vamos ficar esperando depenarem a prefeitura nosso patrimônio. Pois os que aí estão, entraram mesmo para enriquecer na cara dura, a corrupção está às claras, todos estão vendo e ninguém faz nada. Agora o prefeito tá se doendo por coisas que ele mesmo sabe que está acontecendo. A saúde está péssima, a educação nem se fala, as ruas só tem buracos e lixos, o que esse homem fez com a nossa Ilhéus. Agora que um padre grita por nós, estão o condenando. O sr. Newton Lima não deveria mais ir a lugares públicos, já que não está preparado para ouvir verdades.

  14. Kd o ministério público que não toma provid~encias com os desmandos que vem acontecendo, om a corrupção.com a roubalheira, c

  15. E o pior de tudo isso é ver gente criticando o Padre, que não disse nada além da verdade! Quanta ignorância!
    É por isso que Ilhéus é esse submundo.
    Uma cidade onde a corrupção está em cada esquina, na saúde, na educação, na justiça, no transporte, na policia, na politica, no turismo…em todo lugar…O poder público defendendo somente interesse do privado. A “elite” dominante que se aproveita do “jeitinho brasileiro” para tirar vantagem da fila do banco até a fila do hospital. Ilhéus: Pra ficar ruim… tem que melhorar muito ainda!

  16. Parabéns, Padre Evandro!! Ao contrário do que já foi dito acima, a política diz respeito a todos os setores sociais e o sr. agiu coerentemente, como um representante popular que é.

  17. Parabéns! Pe. Evandro, homens como o sr. é que nós precisamos para nossa cidade corajoso, e não homens que se calam diante da situação como os nossos vereadores. o que dizem eles agora?. Nós ilheenses deveriamos juntar todos e fazer um repúdio a este prefeito mentiroso, corrupto junto com sua gang que só está destruindo a nosso cidade. a verdade dói prefeito, como disse uma leitora Pe. vc. só faltou citar o 4º Jorge mas, não é necessário pois este está rindo a tôa. só o MP. que não vê.
    Parabéns! Padre Evandro e processe este prefeito de meia tigela.

  18. Padre, o senhor está certo, os postos naõ fuvciona pq a maioria dos funcionários saõ fantasma, pois saõ parentes de vereadores que tem mais de um emprego, atrapalhando aqueles que já estavam antes de Nilton Lima entrar na prefeitura. ele e a prima( KARINA QUERUBINA) Promotora do ministéro publico, fizeram uma seleçaõ prejudicando os funcionarios dos PSFs , tem gente concursada contratados e muita bagunça e ele recebendo o repasse do governo botando no cofre dele. Tem que tirar esse sanque duga da prefeitura , esse sangue ruim.

  19. infelismente ~´e desse tipo de governante que temos por aqui; vamos meu povo, aprendamos a votar com coerencia.

  20. Nós católicos , estamos esperando uma resposto no nosso Bispo Dom Mauro. Só quero ver se ele não vai se pronunciar? ou vai transferir o padre Evandro, para uma paróquia distante, como tem costume de Faze. Fora Nilton. Parabéns Pe Evandro, nós católicos, nos orgulhamos do senhor.

  21. Desculpe meu caro irmão em dizer, mas você está totalmente errado, esta é a missão da igreja anunciar e denunciar os erros, seja dentro ou fora dos templos. se não fizesse isso não seria a instituição da verdade.

  22. Parabéns Pe. Evandro! isso mim deixa cada vez mais motivado e feliz em pertencer a esta Igreja da verdade e da Justiça.

  23. O Padre ta de parabéns, esse prefeito nao vale
    oq o cachorro enterra quero ver agora a população
    as eleicões ta chegando meu povo pense bem….

  24. A situação da cidade é absolutamente deprimente.

    E não é de hoje, nem de pouco tempo atrás.

    Não se trata deste ou daquele prefeito…

    A história de Ilhéus é marcada por valorização do ego, por desmoralização, mesquinhez, por corrupção, por armações, por vaidades etc…

    Gera nojo ver a dissimulação presente no ato de governar.

    Iniciamos tudo pela concepção que se tem das coisas:
    Se a concepção de algo está equivocada, o fazer será equivocado.
    Um exemplo: político não sabe o que é política, nem o qual o seu papel – são servos da ignorância e da vaidade.

    O problema é que nós, população, comungamos da mesma safadeza e da política do benefício fácil e dos privilégio, não tendo força moral pra fazer o que deve ser feito.

    As pessoas mergulham no poder, hoje em nossa região, apenas pra tirar proveito, seja prefeito, vereador, funcionário, são raríssimos os casos de honestidade e pureza no fazer profissional.

    As campanhas eleitorais já tiveram início. E vemos estampado na TV o rosto daquele velho conhecido nosso, falando do problemas da atual gestão. A impressão que tenho é que ele está tendo uma reminiscência das suas próprias gestões anteriores.

    Isso é cinismo? Falta de consciência? Falta de vergonha? Imoralidade? Depravação? Miséria? Covardia? Esperteza? Putrefação?

    E ninguém venha dizer que este ou aquele que está hoje com intenções de candidatura fará algo diferente. Não fará! Porque são iguais. Apenas revezam o poderio. E brigam pra saber quem vai ser o melhor na arte de engabelar e fingir que trabalha.

    Acredito que nós nem mesmo tenhamos condição de descrever o que seria uma boa gestão para Ilhéus… porque nunca a tivemos.

    Pra mexer nas estruturas dessa cidade precisa-se de mais do que 4 anos de trabalho árduo, e de convicção de princípios, fibra moral e clareza de objetivos, além de uma equipe de trabalho tal qual.

    Numa pequeníssima analogia… É como numa casa em que se tem comida na despensa e a comida que se tem está ficando podre porque os donos, ao invés de cozinha com o que se tem, querem transformar comida de brinquedo em comida de verdade e querem que todos acreditem que a de brinquedo e mais saudável… Os recursos se perdem, o que se tem se estraga, as oportunidades que se tinham ficam perdidas. Por que não se quer realizar… o que se quer é ganhar com a proposta de uma realização viciada e oca (sem qualquer coisa dentro).

    A nossa cidade é tão viciada em ser “menos”, em ser medíocre, em ser vazia, em viver da ilusão de uma aparência que não existe, em conceder privilégios, que, se uma equipe de trabalho como essas chegasse aqui a dificuldade maior seria com a nossa mentalidade.

    Percebo, pela análise dos fatos, que a administração é reflexo do que se tem no corpo da cidade. Se assim não o fosse, seria diferente.

    Talvez um “bosta” leia esse comentário ou algum outro e pense (na sua “ingenuidade” e ilusão de si mesmo): “Por isso eu digo que se eu for eleito daremos um basta nessa falta de vergonha. Vamos acabar com esse descaso, por que Ilhéus precisa de algo melhor! Ilhéus merece algo melhor! Vamos voltar aos bons tempos”.

    Ilusão! Mais uma vez ilusão!
    E o pior: esse que fala é o único iludido.
    Porque todo mundo sabe que ele fará absolutamente nada… que o discurso é vazio, porque ele(a) é vazio(a).
    Então ele retrucará: “Mas são muitos aqueles que me seguem, que me apoiam, que confiam em mim”. Não! São muitos aqueles que são tão desonestos quanto você, que vivem de aparência falida como você e que acreditam que vão receber benefícios com a sua vitória. E você sabe disso, tanto que joga com eles e com os interesses que eles têm.

    E isso se comprova da forma mais simples: ambos os lados (políticos e beneficiados) lutam por si e não pela cidade. O interesse pessoal sobrepõe o interesse coletivo.

    Um deles vai dizer: “Mas o mundo é assim…A história é assim…”.
    E diríamos: “Pare de olhar para o mundo com seu olhar corrompido e pare de querer justificar as coisas só porque você não consegue fazer”.

    É vergonhoso, mais isso é falência do ser humano, é a falta de valores éticos e morais.

    Os investimentos que são feitos são pensados a partir dos benefícios imediatos que trarão para aqueles que investem e não pensando no coletivo.

    Sem contar que é uma burrice nata! Uma falta de imaginação e de competência que brota das veias e que é exalada na respiração.

    Desde sempre dizia – em campanhas para a presidência:
    Os políticos dizem que estão interessados no melhor para o país, mas é mentira. Quando um partido ganha e o outro perde, o que perde ao invés de trabalhar com o que ganhou pra poder unir forças e fazer algo melhor. Perde seu tempo criticando e “pichando”… passa os quatro anos sem trabalhar em prol daquilo que diziam ser o maior objetivo de suas vidas e quando retornam 4 anos depois ao cenário das eleições recobram a memória e começam com a mesma farça novamente. Quando entram no poder sentem-se vingados, vencedores,. Por que é briga de ego, quem é o preterido, o mais forte, o melhor.

    Utopia querer diferente? Não! Cegueira acreditar que deve ser assim!

    Almas orgulhosas e mesquinhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *