O ÍMÃ JABES RIBEIRO

Em Salvador, Jabes Ribeiro atrai partidos, mesmo contra a vontade dos representantes das siglas em Ilhéus.

Primeiro, o ex-prefeito conseguiu um casamento forçado com o PC do B de Ilhéus (a noiva ou vice, Israel Nunes, está no altar sem saber se o noivo vai entrar na igreja).

Depois, convenceu os fisiologistas do PDT a colocarem na geladeira o ex-reitor da UESC, Joaquim Bastos. O partido já definiu aliança com o PP.

Agora, Jabes consegue mais uma proeza. O bispo Marinho, cacique do PRB no estado, decidiu tomar a condução do processo de alianças das mãos do presidente municipal Sebastião Vivas. Ruy Carvalho já era!

Em Salvador, Marinho e Jabes acertam os pontos. Falta apenas definir uma boa coligação para o PRB na eleição para vereador.

No quadro geral, a eleição em Ilhéus caminha para uma polarização. Provavelmente, Jabes X Carmelita ou Jabes X Bebeto (menos provável, já que o sindicalista tem compromissos inadiáveis com o movimento que o notabilizou).

A deputada estadual Ângela Sousa, cuja coerência está restrita ao anti-jabismo, provavelmente cairá nos braços do PT.

Isso acontecerá, caso o ex-prefeito não atraia o PT antes. “Magnetismo” não lhe falta.



22 responses to “O ÍMÃ JABES RIBEIRO

  1. Caro editor e amigo Emilio Gusmão:Conheço o dr. Ruy Carvalho a aproximadamente trint”anos” e, se verdadeira a tua assertiva, provalvemente o dr.Jabes levará apenas a sigla do PRB pois pelo temperamento e histórico de Ruy na política e na vida, ele jamais engolirá uma medida extrema e desrespeitosa dessa sem ao menos uma consulta à sua pessoa como pré-candidato referendado pela base a prefeito de Ilhéus.

  2. No começo todos queriam isolar Jabes Ribeiro, lembram disso?
    Então ele escolheu seu adversário, o Governo Newton Lima.
    O PT não entendeu, e foi atrás das boquinhas e dos bocões.
    Todos agora querem Jabes Ribeiro, e ele pode escolher seus parceiros.
    Engenharia política? Estratégia política? Vivência Política?

  3. é preciso saber se esse pessoal de salvador vota em ilheus…..o pessoal de salvador aceita e o de ilheus, não, mas a eleição é aqui.Olha, eu acho que esse negócio de ficar articulando por cima é política das antigas, das armações, que não respeita a vontade local, não considera as lideranças, verdadeiro ranço das antigas, é típico de jabes.

  4. Caro Gusmão,

    Com todo respeito que tenho por você, considero infeliz sua avaliação de que Jabes tem feitos acordos à revelia das bases. Costuras nos bastidores estaduais é necessário, pois no nosso sistema político as comissões municipais são subordinadas às estaduais. De nada adianta um acordo local se ele não tiver a homologação superior. Isso é elementar em política.

    Entretanto, todos os líderes estaduais dos partidos que hoje apoiam Jabes foram unânimes em deixar a decisão final com a base municipal. Todos, sem excessão. É por isso que Jabes está em franco crescimento.

  5. È inadimissível que o povo de Ilhéus, neste momento não faça valer as armas preciosas que Deus nos deu. Nossos órgãos dos sentidos. Visão para ver além das mazelas que assolam o nosso Município, à falta de compromisso e responsabilidade de dirigentes partidários, preocupados em fazer conchavos para garantir a reeleição de seus deputados em 2014. Audição para ouvir as promessas não cumpridas, Olfato para sentir o quão mal cherosa está a política, tato e mãos para erguer e protestar por tudo isso e Paladar para saborear e degustar tudo aquilo que venha nutrir nosso corpo e nosso espírito.E não deixar que empurrem goela abaixo. E boca para reclamar, reivindicar, gritar em alto e bom som como cidadão que ama e respeita ILHÈUS que não aceitamos. Não vai pegar bem para o Bispo Marinho. Um cristão segue os passos do nosso MESTRE, JESUS CRISTO e não os passos de Judas.

  6. Amigo Isaac,

    Nilton Perera e Sebastião Vivas (PRB), além de Israel Nunes e Rodrigo Cardozo, do PC do B, nunca foram favoráveis a essa aliança.

    Um forte abraço!

  7. Amigo Gusmão
    Na democracia, até que se prove o contrário, prevalece a vontade da maioria. Sobre opinião anterior de A ou B, você bem sabe que foi superada. Grande abraço.

  8. Isso mesmo, a base municipal não quer nem ver jabes. Eles fazem essas alianças no comando desses partidos que são de aluguel. As bases municipais além de não serem ouvidas, têm que engolir goela abaixo. Isso é POLÍTICA DAS ANTIGAS como a TCHURMA de jabes gosta de fazer..Se prepare povo omisso de ilheus que a Tchurma vem aí.

  9. Meu caro Gusmão,
    Eu ainda não consegui entender de onde vem estas suas declarações sobre a opinião destes presidentes de partidos. Acho que voce está realmente desatualizado.
    Te aconselho a ter uma nova conversinha com eles….
    Um abraço

  10. Meu caro amigo Gusmão.

    Gostaria de parabenizar seu blog pela atuação corajosa, nos quais, você tem abraçado causas importantíssimas, de grande relevância para a nossa cidade. Entretanto, há equívocos que precisam serem corregidos, para o bem da verdade e do bom nome do seu conceituado blog.

    Não sei porque você rotulou o PDT/Ilhéus de fisiologistas Primeiro, nunca fomos fisiologista, e a diretoria do PDT, se pautou por critérios que estão acima das questões pessoais. Não houve nenhuma solicitação à Jabes, para alguém do partido ser beneficiado com nada. Nunca na história do PDT, houve alguma negociata ou troca de favores.

    Quem conhece, sabe, que o PDT no passado sempre apoiou os candidatos a prefeito, pensando em Ilhéus, nunca fui beneficiado com nada. Nunca recebi, desde que sou Presidente do PDT, sequer uma caixa de fosforo, para apoiar candidato a Prefeito. Já apoiamos Rolland Lavigne, Rui Carvalho, entre outros, e nunca foi pauta de negociação qualquer vantagem econômica para niguem, como condição para apoiar quem quer que fosse.

    Fazemos política pensando em Ilhéus, e o PDT apresentou alguns pontos cardiais que consideramos importantes, os quais, o candidato do PP, assumiu compromisso de observa-los e colocar em prática.

    Citaremos alguns, a saber: 1) Orçamento participativo. 2)Transparência nas licitações públicas. 3)Implantar o projeto aquaviário, como alternativa de transporte coletivo entre os bairros e distritos, a exemplo: Pontal; Nossa Senhora da Vitória; Teotônio Vilela; Rodoviária; Avenida Roberto Santos;Lagoa Encantada; Sambaituba, Aritaguá, Iguape; Savoia; Rio do Engenho, Banco Da Vitória,entre outras localidades. 4)Melhorar a mobilidade urbana; 5)Revitalizar o comercio de Ilhéus, no quarteirão Jorge Amado; 6)Construção de quadras poli esportiva nos bairros e distritos; 7) Apoio total ao esporte amador; 8) Melhorar a infraestrutura das escolas nível fundamental, já que hoje, elas são consideradas depósitos de crianças; 9)Construção de creches nos bairros e distritos; 10)Revitalização dos postos de saúde,PSF, nos bairros e distritos; 11) Modificação do regime jurídico da PMI de alguns dos funcionários de CLT para Estatutário, para que eles possam gozar de plano de cargos e salários;12)Implantação de coleta seletiva de lixo e a implantação de uma usina de beneficiamento de lixo e a fomentar cooperativas, nesse sentido; 13) Ampliação dos cemitérios da cidade, os quais, se encontram-se em situação de superlotação, sem condição de receber mais ninguém. Necessita-se urgente que sejam construídos paredes, para acomodar túmulos em forma de gavetas, nesses mesmos cemitérios; entre outras reivindicações, que consideramos importantíssimo, para tirarmos a nossa querida cidade do marasmo que se encontra.

    Em breve iremos anunciar todas as nossas reivindicações, para NÃO fique dúvidas do por que o PDT veio apoiar o candidato do PP.

    Necessário ainda esclarecer que a decisão de apoiar o candidato do PP foi da maioria absoluta da diretoria do PDT, após ampla e democrática discussão.

    Importante ainda salientar, que o senhor está equivocado ainda, quando afirmou que tínhamos colocado Joaquim Bastos na geladeira. Saiba que o PDT ofereceu a melhor opção para as eleições municipais, quando lançamos o nome do ex reitor da UESC, como opção.

    Infelizmente, o povo de Ilhéus, não entendeu e o nome do nosso candidato não pontuou, o que desanimou bastante, a todos nós e principalmente o nosso candidato. A escolha de continuar sendo candidato ou não, foi exclusiva do candidato, e não nossa.

    Estamos a sua inteira disposição para esclarecer qualquer dúvidas que porventura ainda possa existir, mas, saiba que o nosso compromisso é com Ilhéus, e nós apoiamos idéias, projetos de cunho coletivo e nunca pessoal.

    Saudações Trabalhistas.

    Fred Gédéon III
    Presidente do PDT/Ilhéus

  11. com tanto partido na coligacao sera que nao vai haver outro mensalinho ou mensalao na camara de vereadores? vai ser um troca troca da desgraca, ………a gente sabe como a coisa rola por la………

  12. Fred, apenas lembrei da época em que o PDT apoiou Valderico. A crise forte nas ruas e o PDT firme e forte com Val.

  13. Amigo Gusmão, conhecendo a corja que é a politica de Ilhéus, e vendo os mesmos nomes querendo dar rumo a nossa cidade, como Jabes Ribeiro, Fred Gédéon, Cosme Araujo, Dr. Rui, Carmelita, Caca, Angela Souza, entre outros, até quando Ilhéus vai ficar nas mãos desta gente, meu Deus, será que nossa cidade nunca vai acertar com um bom prefeito. Eu vejo Vitoria da Conquista, uma das cidades que mais cresce na Bahia, é outro exemplo de gestão e historicamente, sempre teve bons prefeitos, será que Ilhéus e Itabuna ficará sempre nas mãos desses caras.

    Miguel Novaes

  14. É verdade, também acho que esse tal de PDT é mais um partido de aluguel, sem expressão nenhuma em Ilheus, sem lideranças e quadros que se mereça alguma credibilidade. Tem sido assim, inclusive apoiando valderico.

  15. Meu caro Gusmão.

    O PDT, tem compromisso com o PSB E O PMN, e devido a isso, só iremos declarar publicamente o apoio ao cadidato PP, após a manifestação pública dos partidos supra mencionado. O que divulgamos foi a decisão da diretoria e os pontos cardiais que defendemos e que foram aceitos por Jabes. Todos sabem que só após a convenção do partido, é que a decisão estaria homologada.
    Até então, iremos aguardar a manifestação do PSB e do PMN.
    Saudações Trabalhistas.
    Fred Gedeon III
    Presidente do PDT/Ilhéus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *