NOSSA ILHÉUS DIVULGA RELATÓRIO SOBRE A CÂMARA DE VEREADORES. PROJETOS APROVADOS TÊM POUCA RELEVÂNCIA

O Instituto Nossa Ilhéus realizou um levantamento dos Projetos de Lei propostos e aprovados pela câmara de vereadores. Segundo a entidade, o estudo tem a intenção de mostrar à população a contribuição que cada vereador tem dado ao município.

Em meses de trabalho, o Nossa Ilhéus conseguiu analisar todos os 143 projetos propostos pelos vereadores em três anos de mandato (2009-2011). No total, são 206 documentos, sendo que 63 foram enviados pelo poder executivo.

O campeão de projetos é Alzimário Belmonte, o professor Gurita, que em três anos levou 20 projetos à votação no plenário. Entre ações voltadas para áreas como trânsito e transporte e combate à pedofilia, 13 de seus projetos de lei (65%) se referem ao Reconhecimento de Utilidade Pública, à mudança de nome de rua e à celebração de um Dia Comemorativo.

O caso de Gurita não é exceção no legislativo ilheense. Dos 143 projetos aprovados, 77 (53%) reconheceram entidades como de utilidade pública e 22 propostas foram para alterar nomes de ruas, praças e avenidas.

O parlamentar que menos propôs foi Aldemir Almeida (PSB). Em 36 meses de mandato, além de tirar 90 dias de licença médica, só teve dois projetos aprovados. Um de reconhecimento de utilidade pública e outro que proíbe shows em condomínios fechados.

Entre os projetos mais estranhos está o de Dinho Gás (PSD), presidente da câmara. Com a ajuda dos colegas, ele aprovou a proibição do uso de cerol nas linhas de pipa.

Juntos, os treze vereadores entraram com cinco projetos na mesa diretora. Três desses corresponde ao Plano de Cargos e Salários do próprio Legislativo (aumento de salários).

O levantamento completo, que foi organizado pelas coordenadoras do Instituto Nossa Ilhéus, Maria do Socorro Mendonça e Morgana Martins, pode ser conferido clicando aqui.

Gráfico mostra que projetos têm pouca relevância.


7 responses to “NOSSA ILHÉUS DIVULGA RELATÓRIO SOBRE A CÂMARA DE VEREADORES. PROJETOS APROVADOS TÊM POUCA RELEVÂNCIA

  1. Estive olhando os projetos e percebi que minha filha de 5 anos tem mais criatividades do que esses vereadores…um ou outro aprovou projetos de relevância para nossa cidade, mas passar quatro anos apenas trocando nome de ruas e praças é de brincadeira.

  2. Quando um vereador faz pedido de troca de nome de ruas e avenidas é a pedido da própria comunidade em que nela vive, eu particularmente já sabia que o vereador Gurita é o melhor dos vereadores que alí estão, e tem projetos que foram implantados esse ano que não estão nessa lista como por exemplo a lei que isenta os beneficiários do bolsa família de pagar IPTU e outros. Valeu Gurita estamos juntos de novo, vc faz a diferença!

  3. MUITO SIMPLES !!!

    PARA QUE SERVE EXATAMENTE A CÂMARA DE VEREADORES DE UM MUNICÍPIO? QUAL O CUSTO TOTAL DE TAMANHA INEFICIÊNCIA?

    OS VEREADORES PARA REPRESENTAR UMA POPULAÇÃO NÃO DEVERIAM PASSAR POR UM TESTE/VESTIBULAR PARA COMPROVAR UM MINIMO DE NIVEL DE ESCOLARIDADE E CONHECIMENTOS?

    UMA VERGONHA !!! PARABÉNS PELA INICIATIVA, PELA PESQUISA !! ESTOU AGORA MAIS DECEPCIONADO DO QUE SEMPRE ESTIVE COM ESTE SERVIÇO PAGO COM O SUOR DAQUELES QUE PAGAM OS SEUS IMPOSTOS.

    PELO POUCO QUE PRODUZEM, DEVERÍAMOS VOLTAR A SISTEMATICA ANTIGA ONDE OS CARGOS ERAM OCUPADOS POR VOLUNTÁRIOS, SEM DIREITO A QUALQUER TIPO DE REMUNERAÇÃO E/OU VANTAGENS.

  4. Se depender do meu voto, todos podem começar a procurar emprego… O que penso é o seguinte: já que não podemos eliminar essa aberração de ter vereadores pagos para nada, então devemos fazer um rodízio dos cidadãos que querem mamar nas tetinhas!

  5. arabens ao professor CARQUEIJA pelas brilhante iniciativas dos projetos por ele elaborado e aprovados merece reeleiçao proque é batalhador e guerreiro

  6. Caros Senhor(a)s

    As Emendas podem ser: Supressivas, Aditivas e Modificativas.

    Nosso mandato valeu-se destes recursos para legislar.
    Quero informar que o valor dos salarios dos vereadores jamais foram votados pelos mesmos,uma vez que, uma legislatura decide o valor dos salarios da legislatura seguinte, assim sendo, foram os vereadores da legislação passada que decidiram o valor dos atuais salários, cabendo agora a atual Legislatura definir com base na Lei o salaário para a próxima Legislatura.
    Desta Maneira por questão de justiça gostariamos que tornasse público as observações acima.

    Grato

    Manoel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *