TEODORICO MAJESTADE EM 4 ASSENTAMENTOS

Atores se preparam para mais uma apresentação. Foto: Karoline Vital.

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) leva Teodorico Majestade a quatro novos assentamentos neste fim de semana, alcançando a marca de 16 comunidades rurais visitadas. Na tarde desta sexta-feira (06), a apresentação acontece no Fábio Henrique, próximo ao povoado de Repartimento, município de Ilhéus. No sábado, a apresentação será no Frei Vantuy e, no domingo, serão duas localidades: Ressurreição e Josefa Vitória.

De acordo com o diretor Romualdo Lisboa, o projeto tem transformado a vida do público e elenco. “Muitos estão conhecendo o teatro, vendo que é possível se expressar, contar a história de sua gente através da arte. E, o nosso grupo de artistas está tendo contato com novas realidades, ampliando seus conceitos sobre o cotidiano na zona rural”, afirmou.

No assentamento Frei Vantuy, além da apresentação da comédia e do cineclube infantil, será oferecida uma oficina para os jovens. Serão trabalhados o processo criativo para a montagem de Teodorico Majestade, as últimas horas de um prefeito, literatura de cordel e xilogravura. “Nossa intenção é oferecer todo o suporte técnico para que os próprios assentados sejam capazes de promover seus espetáculos ou demais manifestações artísticas”, declarou o diretor do TPI.

O projeto Teodorico – Circulação em Territórios de Assentamentos é financiado pelo Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro, da Fundação Nacional de Artes (Funarte). Até o final da iniciativa, serão percorridos 22 assentamentos dos municípios de Ilhéus, Itacaré, Una, Canavieiras e Santa Luzia. A ação tem ainda apoio da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), Assessoria Técnica Social e Ambiental (Ates), vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Agrário, Coopercentrosul e Instituto Floresta Viva.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *