PROJETO VAI CRIAR SELO VERDE PARA O CACAU

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) pretende criar, por meio de um projeto de lei, o Selo Verde para o Cacau produzido no sistema Cabruca. Segundo o parlamentar, a medida vai assegurar a importância da sustentabilidade nas lavouras de cacau de todo o país.

O sistema substitui a forma convencional de plantio por uma cultura de cultivo sustentável. Por isso, para obter esse Selo Verde, as fazendas cacaueiras deverão seguir alguns critérios, o principal é plantar o cacaueiro à sombra das Reservas Atlânticas, de modo que preserve a mata. Na Bahia estima-se que 70% da produção do cacau já seguem essa técnica de plantio.

De acordo com o projeto, a responsabilidade pela fiscalização das plantações do Cacau Cabruca será do órgão ambiental, que seguirá as especificações da legislação ambiental vigente.

O Selo terá validade de dois anos, após esse período será inspecionado pelo órgão e se ainda estiver dentro das normas poderá ser renovado.



2 responses to “PROJETO VAI CRIAR SELO VERDE PARA O CACAU

  1. Gusmão fiquei feliz com a notícia pois iniciamos essa discussão em 1997 a convite de Jabes prefeito na época trouxemos o ecologista Fernando Gabeira que participou de um debate sobre o tema preservação da mata atlântica no sul da Bahia quando Gabeira sugeriu:”Abobreira, você que toca a secretaria de desenvolvimento econômico procure sistematizar uma discussão sobre a criação de um SELO VERDE PARA O CACAU, promovendo um diferencial para a comercialização do nosso cacau no mundo inteiro”.Felizmente essa idéia não morreu e em boa hora o deputado Felix Mendonça apresenta este projeto que benefeciará em muito a região cacaueira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *