SEJA BEM VINDO AO VERDADEIRO JORNALISMO

Fênix.
Fênix!

Por Emílio Gusmão

Numa cidade como Ilhéus não há como distanciar a influência dos políticos das linhas editoriais dos veículos de comunicação.

Muitos dirão que nem mesmo nas mais populosas capitais.

Sem hipocrisia, todos de alguma forma estão sendo influenciados por um ou por outro.

Sendo assim, amigo visitante, esqueçamos esse negócio de imparcialidade. Mantenha seu filtro ativado.

Fiquei surpreso quando de repente presenciei o renascimento de um jornalista.

Não faz muito tempo que caminhava pelas trevas, estimulado a olvidar a falta de escrúpulos de pessoas muito próximas. Presenciava a trama de práticas nefastas e fingia que de nada sabia por ter ligações de empregabilidade.

Antes de janeiro, perambulava nas estruturas do poder acumulando benesses, alheio ao interesse coletivo. Batalhava a luta diária pela sobrevivência, imposição que jogou por terra os ideais pelo bem de todos (primeiro mato a minha fome, depois a dos outros).

De uma hora para outra, ressurgiu diferente, relembrando valores do iluminismo associados à república perfeita.

Agora tudo mudou e o renascimento surgiu da necessidade de representar um novo papel. O faro antes adormecido está mais do que aguçado, pois a partir do início desse ano tudo “piorou”.

Mas a contradição persiste: os vícios de hoje não são os mesmos de antes? O que há de tão novo capaz de fazer gritar tão surpreendente indignação?

Será que os leitores são completamente ineptos a ponto de não perceberem as razões da mudança? Serão eles incapazes de perceber tamanha incoerência?

A vaidade, característica intrínseca a esse jornalista, é capaz de muitas gabolices, mas jamais pensei que fosse capaz de um desafio como esse: exigir que todos acreditem no seu retorno à trincheira do bom jornalismo, estimulado apenas pelo bem da cidade.

De qualquer forma, não devemos frustrá-lo, pois só os psicólogos podem lidar com os mitômanos.

Vamos recebê-lo de braços abertos, sejamos compreensivos com a necessidade dele. Além do mais, ele escreve muito bem.

Seja bem vindo! A cidade precisa de você!



5 responses to “SEJA BEM VINDO AO VERDADEIRO JORNALISMO

  1. Gusmão está certo. Esse jornalista que se intitula “arauto da moralidade” em outros tempos era jabista e presenteou o então prefeito com copias de documentos sigilosos retirados de computador de um conhecido adversário. Jabes guarda tudo numa pastinha, inclusive com o nome das pessoas presentes no momento histórico, onde a ética foi apunhalada de morte.

  2. É verdade Gusmão… porém se em alguns blog a cidade PIOROU…em outros blogs a cidade já deixou de ter problemas ligados diretamente a Prefeitura…
    Ou melhor tem blogs por aí que parecem que nem são mais de Ilhéus, não é verdade?

  3. Tenho em print screen escrito pelo jornalista no FACE dele: Quanto estive ao lado do prefeito , estive porque era independente financeiramente, estou agora na oposição do outro lado porque sou indepentende financeiramente.
    Kalif Rabelo

  4. Amaldiçoado os que faltam com a verdade. Mau quem age com inverdades e malicias por interesses estomacais. O pecado da hipócrisa tem cor marrom.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *