RESPOSTA DE ALICE PORTUGAL

Alice Portugal.
Alice Portugal.

Resposta da assessoria da deputada federal Alice Portugal (PCdoB) referente à matéria postada neste espaço (veja aqui):

Prezado Jornalista,

Encareço a Vossa Senhoria fazer algumas reparações na matéria intitulada “Alice Portugal: 2278 votos em Ilhéus e nenhuma ação efetiva em benefício da cidade”, publicada no “Blog do Gusmão” no dia 18 de março de 2013.

Sou deputada federal pelo terceiro mandato consecutivo. Antes, exerci dois mandatos de deputada estadual na Assembléia Legislativa da Bahia. Em todas as eleições obtive expressivas votações em Ilhéus e em outros municípios do sul da Bahia. Tal apoio tem relação direta com minha atuação parlamentar na defesa dos interesses da população do sul baiano e com meu empenho para levar para esta região programas governamentais, recursos orçamentários e instituições federais de ensino superior e de ensino científico e tecnológico.

Fui uma das parlamentares que mais se empenhou para garantir a implantação da Universidade Federal do Sul da Bahia – UFESBA, seja nas articulações diretas com o então ministro da Educação Fernando Haddad, seja nas movimentações da proposta no Congresso Nacional, onde fui a relatora do Projeto de Lei nº 2.207/2011, que criou a UFESBA.

Como membro titular da Comissão de Educação e Cultura da Câmara há dez anos, consegui construir junto ao Ministério da Educação uma estreita relação de parceria que me possibilitou intervir junto ao ministro para assegurar a ampliação do número de cidades baianas a receberem campus dos Institutos Federais de Educação Científica e Tecnológica. Assim, com meu trabalho e de outros parlamentares, conseguimos levar para Ilhéus, Teixeira de Freitas, Porto Seguro, Uruçuca, Eunápolis campus destes institutos. Consegui ainda do MEC o compromisso de também instalar brevemente campus em Gandu, São Sebastião do Passé e Alagoinhas.

Tenho sido parceira da Universidade Estadual de Santa Cruz desde meu primeiro ano de mandato federal, conseguindo recursos orçamentários para a edificação de obras e execução de programas.

As comunidades indígenas que vivem no sul e extremo sul da Bahia sempre tiveram em meu mandato um porto seguro para a defesa de seus direitos e para denunciar os abusos e injustiças de que são vítimas há anos.

Da mesma forma, fui e continuo sendo parceira dos municípios do sul da Bahia aos quais destinei grande parcela de minhas emendas parlamentares individuais para a execução de importantes obras de interesse da população (relação em anexo). Municípios como Ilhéus e Itabuna, os mais importantes do sul baiano, somente não receberam mais recursos orçamentários porque durante os últimos anos permaneceram inadimplentes junto ao SIAFI. Aliás, hoje, 18 de março de 2013, os dois municípios estão inadimplentes, cada um com dez restrições cadastrais (Lista em anexo).

Como Vossa Senhoria pode notar, ao contrário do que pretende fazer crer a matéria divulgada pelo Blog, tenho exercido um mandato que despende especial atenção a Ilhéus e ao sul da Bahia. E assim continuará sendo, pois tenho carinho especial pela população que habita esta bela e promissora região e compromissos assumidos publicamente de utilizar meu mandato parlamentar para levar benefícios, progresso e desenvolvimento para todo o sul de meu estado.

Por último, informo a Vossa Senhoria que jamais utilizei verba indenizatória para a “locação de aeronaves” conforme diz o Blog.

Feitas estas observações, encareço a Vossa Senhoria que o “Blog do Gusmão” faça justiça a esta parlamentar e informe aos seus leitores a efetiva atuação que tenho tido em favor de Ilhéus e do Sul da Bahia.

Certa da atenção de Vossa Senhoria, agradeço e despeço-me.



11 responses to “RESPOSTA DE ALICE PORTUGAL

  1. Que eu me lembre, em 2002 a Deputada Alice Portugal alocou uma verba a pedido da vereadora Marlúcia Paixão de R$ 100. mil reais, para a construção da Pracinha da Ponta da Pedra Av. Princesa Isabel. Marlúcia fiscalizou tanto o dinheiro que só deu para comprar os sacos de cimentos,bancos, areia e as pedras , o restante da obra foi bancado com recursos próprios da PMI.O cais da ponta da pedra foi construído com recursos da PMI.No mais desconheço outros recursos.

  2. Viu aí o papel da imprensa?A deputada se incomodou.E pelo relato considera q o q diz ter feito foi suficiente para justificar mandato/críticas/Horas trabalhadas/salário direto/indireto?

  3. Alice é uma brincalhona!Ela menciona neste texto,que lutou para a implantação do IFBA em Ilhéus.Ela provavelmente deve sofrer de amnésia, afinal, Alice juntamente com Wenceslau Júnior e outros vereadores de Itabuna na época, lutaram intensamente para instalar o IFBA na cidade vizinha, em detrimento de Ilhéus.

  4. Gusmão vc publicou o direito de resposta da parlamentar. Mas, como leitor posso continuar as criticas, pergunto a deputada: A Sra. relata que não pode colocar emendas para Ilheus e itabuna por estas cidades estarem inadimplentes, e por que então outros parlamentares tem destinado emendas para Itabuna? Tenho certeza sim que é um pouco de falta de vontade da sua parte em realizar algo por nossa cidade, porém deputada não esqueça, ta cjegando eleição de novo e aí vcs vão aparecer pedindo votos novamente.
    Ah… foi mandado recursos para UESC, e o que esta instituição faz de obras pra cidade de Ilheus, a UESC é como se fosse uma cidade dentro deste municipio, só realiza obras dentro dos seus limites e tem mais, não faz nenhum programa social dentro do bairro onde ela esta instalada!
    Se o municipio de Ilheus não pode receber emendas diretamente, existem inumeras instituições no municipio que podem receber diretamente estas emendas, a exemplo de unidades de saúde, educação, ong’s, associações, cooperativas, etc…. Olha deputada, se não trabalhar vai ficar sem vo´to no próximo pleito!

  5. Além disso, a deputada Alice Portugal tem importantes iniciativas em defesa da Mulher, da cultura brasileira, do esporte, como por exemplo, a indicação dos Centros de Iniciação ao Esporte de Ilhéus e Itabuna. Mas Alice, além disso tudo, é uma das poucas parlamentares brasileiras que carrega as tradições da representação da verdadeira esquerda brasileira. Atenta aos grandes problemas nacionais: como as desigualdades regionais e sociais. Não é atoa que o DIAP a considerou uma das “Cabeças do Congresso”. Acompanho seu mandato e posso afirmar com segurança que os trabalhadores baianos têm, em Alice, uma defensora exemplar do mundo do trabalho no parlamento.

  6. Além disso dentre outras coisas, a camarada Alice encaminhou R$ 200.000,00 para a Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) em emenda sua para criação de um Centro de Referencia e Apoio a Mulher (CRAM)em Ilhéus. Acredito que o editor poderia antes de divulgar opiniões sobre quem quer que seja, construir antecipadamente uma pesquisa ou consulta sobre o objeto. É ético e faz parte da conduta do bom jornalismo.
    Hábraços.

    Editor responde.

    Calango, leia direito o texto. Enviamos e-mail para a assessoria da deputada. Não conseguimos resposta.

  7. Denotou ser uma pessoa sensata só pelo fato de emitir uma nota de esclarecimento ao contrário dos demais.

  8. Na minha humilde opinião, digo a vc Gusmão ( que não conheço pessoalmente) que sua informação foi correta. Ela nunca fez nada mesmo!!

  9. Ela foi educada em responder ao blog, porém as explicações são pífias, pensando que da próxima vez terá essa votação aqui em Ilhéus, explicou, mas não justificou o votos obtidos, ainda tem uma ruma de puxas saco, que querem explicar o inexplicável, aí é piada de mal gosto.

  10. DEPUTADA AVISA A DAVISON MAGALHÃES QUE COM ESSA SECRETARIA DE EDUCAÇÃO QUE ELE COLOCOU NA SECRETARIA DE ILHÉUS “MARLUCIA” ELE NÃO VAI PARA LUGAR NENHUM, POIS JOHN ROBEIRO, O PREFEITO DE FATO, É QUEM DITA AS REGRAS LÁ TAMBÉM E ELA, JUNTO COM A OUTRA ELZA QUE OCUPA UM CARGO NA SECRETARI DE EDUCAÇÃO SÃO TELEGUIADAS POR ELE E ESTÃO PERSEGUINDO O POVO. ACORDA PCDOB, A HISTÓRIA DE VOCES EM ILHEUS SEMPRE FOI JUNTO COM ESSA CORJA DE JABES. LEMBRA DA VEREADORA MARLUCIA PAIXÃO? PERGUNTA PARA ELA QUEM DAVA CESTA BÁSICA PARA ELA ENTREGAR AOS SEUS POSSIVEIS ELEITORES NA CAMPANHA DE VEREADORA? PRECISA DIZER? AH, ENTÃO VOU FALAR: RAM. RAM. RAM, RAMRAMRAM… JOHN ROBEIRO, SECRETARIO DA ASSISTENCIA SOCIAL NA EPOCA… PRONTO FALEI!!!

  11. Para dar uma resposta desse porte, acho que a deputada (ou sua assessora) deve ter sido alfabetizada pela nova Lei da Educação, na qual a pessoa NÃO APRENDE A LER, quando diz que aprendeu – NÃO LÊ DIREITO, NEM ENTENDE O QUE LEU. Ou será que sou eu que estou desaprendendo? Afinal, o que foi mesmo que a deputada fez pela nossa Cidade (ILHÉUS) para honrar os votos recebidos?.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *