Da Agência Brasil
Fraude do leite será investigada em outros estados, diz ministério
Além do Rio Grande do Sul, outros estados serão investigados para saber se também houve adulteração no leite, informou hoje (8) o Ministério da Agricultura. O foco inicial da operação foi na Região Sul, onde existe a figura do transportador de leite.
A Operação Leite Compen$ado, deflagrada pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul (MP-RS) em parceria com o Ministério da Agricultura, descobriu a adição de substância semelhante à ureia para aumentar o volume de água no leite, considerada fraude inédita no país. Com o aumento do volume de água, o objetivo era tentar manter as características do leite, neste caso a proteína.
Com o crime, transportadores lucravam 10% a mais do que os 7% já pagos sobre o preço do leite cru, em média R$ 0,95 por litro. O total de leite movimentado pelo grupo, no período de um ano, chega a 100 milhões de litros. Mais de 100 toneladas de ureia foram compradas pelos envolvidos para utilização na prática criminosa.
A operação desarticulou o esquema de adulteração de leite e identificou que cinco empresas de transporte de leite adicionavam ao produto cru, entregue à indústria, a substância que tem formol na composição e é considerada cancerígena pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
De acordo com a coordenadora do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Judi Nóbrega, a investigação mapeou que a fraude não estava sendo praticada pela indústria nem pelo produtor de leite, mas pelo transportador.
Quando passar mal, cuidado ao ouvir: Toma leite!
Quando passar mal, cuidado ao ouvir: Toma leite! Dá-lhe Brasil!
Essa prática de colocar substancias estranhas no leite,já foi denunciada anos atrás pelo prof.da USP,Dr. Barufaldi,quando usavam antibiótico para conservar o produto.A fiscalização deve ser constante e rigorosa.
E a vigilância sanitária, e o serviço de inspeção federal e os veterinários?
o negocio e serio pois tem muita gente com hemorragia intestinal devido ao formol acho que sao paulo tambem esta tudo contaminado preciza investigar as marcas que nao foram ainda