PROFESSOR DA UESC É PREMIADO NOS ESTADOS UNIDOS

uescO professor Dr. Pedro Antonio Oliveira Mangabeira do Departamento de Ciências Biológicas (DCB) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) recebeu o Prêmio de Melhor Trabalho apresentado na 12ª Conferência Internacional sobre a Biogeoquímica de Elementos Traços, com o trabalho intitulado “Efeitos do chumbo na anatomia foliar e ultraestrutura celular e concentração de nutrientes minerais em Oxycaryum cubense”.

O trabalho, que contou com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação, é fruto de pesquisas realizadas no Centro de Microscopia Eletrônica da UESC com a utilização do Microscópio Eletrônico de Transmissão Morgani – FEI – Company, para o Programa de Pós-graduação em Sistemas Aquáticos Tropicais, dissertação da aluna Laize Queiroz (ex-bolsista do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), sob a orientação do Dr. Pedro Mangabeira.

O seu objetivo foi estudar o efeito do chumbo na anatomia da espécie Oxycaryum cubense, com possível utilização em programas de fitorremediação de áreas contaminadas por metais tóxicos.

A Conferência é bienal e nesta edição o tema foi “Remediação sustentável e gestão dos sítios contaminados” e envolveu sub-temas como biodisponibilidade, toxicidade, vias da cadeia alimentar, avaliação de risco, interação da rizosfera contaminante, especiação química, qualidade e segurança alimentar, radionuclídeos e química ambiental e metodologia de nano-partículas.

O evento foi realizado no período de 16 a 20 de junho, na Universidade de Georgia, em Athens, Georgia, Estados Unidos da América, reunindo estudantes, profissionais e industriais de mais de 50 países com cerca de 400 trabalhos cientificos inscritos.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *