Logotipo do programa “Mais médicos para o Brasil”.
O “Mais Médicos” é um programa do governo federal que visa incentivar o profissional da saúde a trabalhar no interior do país. A medida responde à concentração dos médicos nas metrópoles, em detrimento das cidades afastadas dos grandes centros urbanos. A proposta do Estado inclui a contratação de médicos estrangeiros, esse aspecto da solução causou controvérsia entre as entidades médicas brasileiras. A suspeita de boicote ao programa surgiu com a atuação de estudantes de medicina nas redes sociais.
O Ministério da Saúde recebeu denúncias de que as redes sociais estão sendo usadas para divulgar propostas com o objetivo de inviabilizar e atrasar a implementação do projeto. A suspeita é de que os médicos estão sendo convidados a aderirem de forma massifica às inscrições do programa estatal. Para, em seguida, desistirem de atuar no projeto. O que causaria grandes danos ao empreendimento público.
A ministra de relações institucionais, Ideli Salvatti, comentou a denúncia. Ela informou que o próprio Ministério da Saúde já solicitou a atuação da Polícia Federal, para investigar se está havendo sabotagem. “Agora, eu quero crer, até pelo reconhecimento que nós temos dos nossos médicos, do seu compromisso com a medicina, com o juramento que eles fazem ao se diplomar, que isto não esteja ocorrendo”, disse Salvatti, em entrevista ao programa Bom Dia, Ministro”, da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República.