A MÍDIA NINJA

foto blog compacPor Thiago Dias

A internet transformou nossos modos de habitar o mundo. A técnica informacional media as relações financeiras, a macropolítica globalizada e seus contrapontos locais. 

O computador transmutou-se numa miríade infindável de aparelhos. Enquanto o trânsito dos carros congestiona as metrópoles, suas vias de fibra óptica nunca param. Reduzidos a códigos binários, os fluxos (discursivo e financeiro) são ininterruptos. O conceito de mobilidade urbana atualiza-se nos aparatos móveis pendurados ao corpo humano. 

A Mídia Ninja radicalizou o conceito de mobilidade urbana com sua apropriação sobre os meios móveis de produção e transmissão de imagens. A arma do Ninja é seu celular conectado à rede. Seu poder especial é apresentar uma perspectiva alternativa das coberturas televisivas, diante das manifestações populares que tomaram as ruas. Sua atuação é em tempo real. 

Qual outro sistema comunicacional pode ser mais adequado que a essência móvel da Mídia Ninja para cobrir os movimentos das ruas?

Certamente, não são os canais tradicionais. Eles não tem vocação para a realidade emergente, descentralizada, dinâmica e aleatória. Seus equipamentos de transmissão, mais preocupados com a alta resolução da vidraça quebrada, não conseguem acompanhar o ritmo dos acontecimentos. A solução para a Rede Globo, por exemplo, tem sido infiltrar repórteres (“à paisana”) entre os grupos mobilizados. Mas esses não são Ninjas, não passam de peças humanas do equipamento ultrapassado.

A contra-informação (e essa expressão está muito longe de qualquer sentido pejorativo)  ganhou um aliado poderoso – a Mídia Ninja está nas ruas. 



5 responses to “A MÍDIA NINJA

  1. Meu caro,, tenho 69 anos e estou condenado a morte, por força de uma doença séria,logo DEUS ME TIROU O DIREITO DE SENTIR MEDO. Participei de todas as passeatas nas décadas de 60/70 (ditadura militar), tendo sido até enterrado vivo, por crueldade do DOI-CODI. Agora estou de acordo com o movimento de voces, mas começo a entender que é hora de sentarmos e conversarmos, pois há grande risco de todos estarem se movimentando para nada. Por exemplo: Foram feitas denúncias onde apareciam denúncias graves e impossíveis de serem contestadas. O que aconteceu: Os canalhas se mexeram e mudaram as coisas. Só que agora não estão aparecendo PROVAS CABAIS QUE DEIXEM OS CARAS SEM AÇÃO! Bem, foi apenas um comentário. Escrevi para dizer que POSSUO DOIS FILMES INCONTESTÁVEIS QUE DESMORALIZARÃO O INISTÉRIO PÚBLICO, QUE SE CONSIDERA ACIMA DE DEUS. As imagens são tão INCONTESTÁVEIS (ATOS DE CORRUPÇÃO)uqe o Jornal EXTRA recusou apresentar. Gostaria de saber onde posso entregar e apresentar na internet. Porém QUERO QUE ELES SAIBAM QUEM OS ESTÁ ACUSANDO. NÃO QUERO SEGREDOS. Quero também propor que façamos um mutirão de idéias para apresentarmos, como mudanças para tudo o que está errado neste país. Ficarei aguardando. Obrigado.

  2. É bom se ligar na Mídia Ninja e perceber que ela já começa a incomodar o poder instituído das grandes redes de comunicação.

    É proveitoso perceber que entre essas orgias governamentais que distribuem concessões de rádios e tevês para políticos corruptos e patrimonialistas tem uma galera com outra visão “fora do eixo” mandando ver.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *