INDÍGENAS REALIZAM CAMINHADA DOS MÁRTIRES TUPINAMBÁ

CAMINHADA POVO TUPINAMBÁ OLIVENÇA CURURUPE-ILHÉS. 29.09.2013 (41)

Cerca de mil indígenas Tupinambás de Olivença se uniram a representantes de entidades da sociedade civil, estudantes, movimentos sociais e igrejas, e realizaram na manhã desse domingo (29), a XIII Caminhada dos Mártires Tupinambá, que saiu da  Igreja Nossa Senhora da Escada no centro de Olivença e se dirigiu até a praia do Cururupe. 

O objetivo da estirada é trazer para toda a sociedade, a lembrança de um passado não muito distante e que não difere do momento atual pelo que passa o povo Tupinambá, onde segundo eles, a violência da elite local volta à tona de maneira preconceituosa e colonialista.

O fato que mais chama atenção na caminhada é a lembrança da conhecida “Batalha dos Nadadores”, quando o  o então governador geral da Bahia, Men de Sá, no ano de 1559, deferiu um ataque aos povos indígenas da região, o que culminou com a morte de milhares de índios. Eles relacionam a perseguição e violência ao processo de demarcação das terras indígenas que se arrasta desde 2004. A demora na publicação da portaria do referido processo tem causado um enorme clima de tensão e violência na região.

Uma das faixas exposta na caminhada dizia: “Ei! Tirem às mãos das minhas terras, elas não são moedas de troca”

Algumas entidades presentes no movimento divulgaram nota de apoio e solidariedade a luta do povo Tupinambá, onde pedem que providências urgentes sejam tomadas para encerrar os conflitos entre índios e fazendeiros.

Clique aqui e veja a nota.



3 responses to “INDÍGENAS REALIZAM CAMINHADA DOS MÁRTIRES TUPINAMBÁ

  1. Boa tarde!
    Estive na Caminhada e o que mais me impressionou foi a pacificidade dos Indígenas. Em meio a tantos conflitos vividos e atribuídos à Eles pela mídia local e pelos próprios agricultores, Eles se comportaram de forma adequada…um exemplo as manifestações ocorridas pelas reivindicações dos agricultores que saquearam e destruíram a própria cidade.
    Parei para refletir sobre todos os aspectos em relação ao processo de demarcação e tirei a conclusão de que se a Constituição Federal deve ser seguida por todos, deveremos respeita-la em todos os sentidos…assim sendo, que se dê o direito a quem é de direito.
    PARABÉNS AO BLOG PELA DIVULGAÇÃO SEM TENDÊNCIAS E PARABÉNS AOS ÍNDIOS PELO EXEMPLO DE CIVILIDADE EM SEUS PROTESTOS. MUITO BONITO.

  2. Índios !, cadê os índios ?existe índios ? Onde tá ? Cadê as ocas , palhoças , aldeias? No Brasil somos uma miscegenação de raças , aqui não tenhe negro , índio branco, todos Samos uma raça chamada Brasil , não vamos viver apartasse

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *