BR 101 CONTINUA FECHADA POR MOBILIZAÇÃO INDÍGENA

SAM_2614

A Mobilização Nacional Indígena decidiu manter fechada a  BR 101, no KM 767 no sul da Bahia, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada ontem (02), após manterem a BR interditada por cerca de 14h. Segundo os índios, suas reivindicações não foram atendidas e por isso a manifestação continua.

No fim da tarde de ontem já se somava cerca de 1300 indígenas das etnias Pataxó Meridional e Tupinambá do Extremo Sul da Bahia e os Pataxó Hã-Hã-Hãe do sul da Bahia, em protesto para denunciar que os direitos indígenas garantidos na Constituição Brasileira de 1988, estão sendo violados pelo Congresso Nacional e pelo Poder Executivo.

Hoje por volta das 5h da manhã a rodovia voltou a ser fechada, e segundo as lideranças, diferente de ontem que a BR era liberada a cada seis horas e mesmo assim provocou um congestionamento de 10km, hoje não será aberta em nenhum momento.

A coordenação do Movimento informou que a ação só termina quando a Presidenta da Funai ou o Ministro da Justiça chegarem ao local, ou quando houver um posicionamento do Ministério da Justiça quanto aos pedidos de resolução das questões fundiárias, que envolvem os territórios indígenas na Bahia, bem como os arquivamentos das PEC, PLP e Portarias que ferem os direitos indígenas.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *