DIRETOR DO HOSPITAL REGIONAL IRONIZA O VEREADOR ALISSON MENDONÇA

Julio Guzman.
Julio Guzman.

Ontem a legislativo de Ilhéus discutiu o empréstimo de um aparelho de ar condicionado da câmara para o setor de raio-x do Hospital Regional.

Segundo o vereador Josevaldo Machado (PC do B), presidente da câmara e autor da ideia, o setor não está funcionando por falta de climatização ideal.

O vereador Alisson Mendonça (PT) foi contrário à ideia com o argumento de que abriria um precedente para que outras unidades de saúde pedissem equipamentos não só para a câmara, como para outros órgãos.

Segundo Alisson, a crise que afeta o Hospital Regional, sempre superlotado, acontece devido à ausência do município na rede de atenção básica.

No momento do debate na câmara, Alisson ligou para o deputado federal Geraldo Simões (PT) que prontamente manteve contato com Jorge Solla, secretário estadual de saúde. Solla prometeu resolver o problema com rapidez.

Com a promessa, o empréstimo do aparelho ficou para ser discutido em outra sessão, caso o raio-x continue ocioso.

Apesar das explicações, o médico cubano Julio Guzman, diretor do Hospital Regional, não gostou da postura de Alisson Mendonça.

Em comentário enviado a este blog, além de explicar a questão do setor de raio-x, Guzman ironiza o vereador e diz que o hospital é alvo de uma “sinuca política”.

Clique em leia mais para ler o comentário.

“Nobre vereador. Confesso que inicialmente não entendi o motivo da sua reclamação e ainda continuo sem entender pois, em principio, diante desta colocação pensamos diferente. Mas quero acreditar que a finalidade esta no vácuo do jogo político onde com um taco batesse na bola branca para acertar a preta e por ultimo mandar para a caçapa uma outra bola de outra cor. Porem o assunto aqui é bem diferente da sinuca politica, tratamos com vidas e por isso me permita responder o seu questionamento. A casa do povo, digo o Hospital Regional, está de portas abertas para receber, sem distinção, qualquer um que chegue a sua porta. Mesmo vivendo uma sobrecarga diante das dificuldades que atravessa a saúde publica local, devidamente citadas e mais de uma vez registrada nesta comarca, atendemos a todos.

Trabalhamos 24 horas ininterruptas num ritmo frenético e estressante. Neste cenário homens e maquinas também sofrem com a sobrecarga após horas a fio sem desligar. Equipamentos sobreaquecem e precisam de manutenção preventiva e corretiva periódica. Mas o mais importante o serviço não pode parar. Devemos garantir o cuidado longitudinal deste povo que precisa de nos e para o qual somos muitas vezes a ultima porta que lhe estende a mão amiga e salvadora. Pois bem, nobre vereador, recebemos o apoio, por iniciativa própria do seu nobre e sensível colega, para nos facilitar temporariamente um aparelho de ar a fim de podermos dar manutenção o ao nosso equipamento com um mínimo de prejuízo para o serviço. Temos no hospital quase todos os equipamentos duplicados em setores essenciais para garantir o pleno funcionamento. Por exemplo temos 3 salas cirúrgicas e 6 carros de anestesia (três novos e três para eventual reposição) na UTI 8 leitos e 10 ventiladores novos, ainda dispomos de mais.

Temos também vários ECG ,monitores, bombas de infusão, cardioconversores e outros para suprir alguma eventual demanda. Ainda contamos com dois geradores de energia, duas ambulâncias e por ai vai. Lamentavelmente ainda não temos dois equipamentos de ar condicionados instalados no setor de Rx como já é realidade na TAC e UTI. Lembro que estamos em um processo de construção e que este setor ganhará uma reforma e ampliação com aquisição de novos equipamentos, reforma esta sem precedentes na instituição. Sabemos também quanto temos crescido como instituição e do futuro certo que vem sendo planejado pelo Secretario Solla para tornar realidade um novo hospital Regional na Costa do Cacau. Ahh , agora entendo a sua incompreensão. Estaria ai parte da vossa reclamação? Poderia ser, mas também está no nosso distante cotidiano. Nobre vereador infelizmente não gozamos de um período de recesso parlamentar por vários meses, também não trabalhamos somente algumas horas na semana nem fechamos as portas fora de horário comercial para podermos parar o serviço e fazer amplas reformas.

Tambem não temos verba de gabinete, nem tampouco um financiamento a altura. Somos uma unidade aberta plenamente e comprometida com o cuidado de pessoas e também sofremos de subfinanciamento como qualquer outra unidade de saúde da federação, mesmo aquelas que não são exclusivas do SUS. Daí a nossa realidade tão discrepante do vosso confortável cenário. Mas sabemos que podemos contar com vc para reverter esse quadro e podermos,, um dia, ver um processo político vindo da base e alinhado com o seu povo em busca de maior financiamento para o SUS e salários dignos para os seus abnegados profissionais. Eu, no seu lugar, julgaria como positiva a atitude do nobre vereador que cedeu temporariamente o ar condicionado, por iniciativa própria, para facilitar a continuidade a atenção/assistência/cuidado a nossa gente. em respeito a nosso trabalho e em nome da nossa equipe a ele agradecemos. fraternalmente Dr Julio Guzmán – Diretor HGLVF”.



14 responses to “DIRETOR DO HOSPITAL REGIONAL IRONIZA O VEREADOR ALISSON MENDONÇA

  1. Ta de parabéns o nobre vereador Josevaldo e o diretor pela resposta a altura a senhor alisom pos todos os vereadores são representantes do povo e o hospital regional e a casa do povo de ilhéus

  2. O engraçado destes vereadores é que sabem pedir várias vezes marcações de exames burlando as filas dos postos na Central de Regulação, intercessões junto ao hospital, e os demais benefícios que julgam ser de direito deles, deles mesmo pq benefício nosso não há! Parece que são poucos os que nascem com umbigo nao é msm? Criticar, julgar é mt facil, nao vejo nenhum deles junto às Secretarias na intenção de ajudar a sanar as dificuldades mas sim na intenção de PEDIR para os seus eleitores, pouca vergonha nesta cidade! Bando de político que não quer nada com nada só comprar carro e usufruir do dinheiro público, me enojam!!!

  3. Ilhéus e região em estado de urgências e emergências…É preciso compromisso, seriedade e respeito com o bem maior de uma cidade, estado e de um país, o ser humano.

  4. Boa resposta dr. Júlio. Todos sabemos que o Hospital Regional construído na década de 60 do século passado não consegue mais atender bem a comunidade de Ilhéus, mas o esforço conjunto e pequenas ajudas como essa do vereador Josevaldo são bem-vindas, mesmo que não sejam soluções definitivas.

  5. Parabéns Dr. Julio pela respostas ao Edil que questionou uma ajuda dessa para nossa população, estava na câmara ontém e vi a discursão, teve um vereador que disse até confiar em Alisson, já em Geraldo e Solla se fosse pra fazer eles já teriam feito, e o vereador disse mais, devemos sim, não emprestar, mais doar o aparelho ao Regional que atende dignamente toda Ilheus e região, que o Ar Condicionado seja entregue amanhã, assim eu aprovo o requerimento. Parabéns também para este vereador, que ontém estava na Segunda Secretaria, disseram-me chamar-se James. Gostei do que ouvir ontém de sua boa, parabéns!

  6. Só podia ser do PT o vereador a impedir o empréstimo do condicionador de ar. Aposto que se fosse pra casa dele, ou pra a sede do partido, ele não faria objeção.

  7. É por estas e outras, que pessoas de bem, honestas e preocupadas com o bem estar daqueles que pagam seus salarios a ex de Dr júlio, deixam de assumir quando convocados, cargos de confiança no serviço público e quem perde com isso é a sociedade.

  8. Acho muito engraçado quando alguém de governo e que é do governo ou da base aliada, se faz de vítima alegando o subfinanciamento na saúde. A PEC 29 está ai, e não sai do papel porque os deputados e senadores do governo e da base aliada não votam nela, tão pouco pressionam a presidente. Depois, para que mais dinheiro se sabemos que verbas e verbas se perdem por aí pelos corredores e não são aplicadas onde deviam?
    Acorda Brasil!

  9. Gusmão

    Este diretor tende baixar a bola dele, meu tio morreu aos 50 anos de idade com muita saúde, a um mês atras apos passar 2 horas no corredor do Hospital Regional de Ilhéus sem atendimento e a Médica plantonista fazendo pouco da gente, nós estamos esperando o exame da policia técnica, e dependendo do resultado vamos entrar com uma ação na justiça contra esta instituição, e com certeza este diretor não vai ficar de fora.

  10. BOA Dr JULIO,NÃO PERMITA QUE CERTAS PESSOAS SE METAM EM SEU SERVIÇOS
    O SEU PROFISSIONALISMO E BEM MAIS IMPORTANTE QUE A ATITUDE DESSES AI E MUITO OBRIGADO DR JÓ

  11. Parabéns Dr. Julio esses vereadores só querem voto depois esquecem da população. Nós que estamos lá na ponta do regional é que sabemos bem das necessidades desse povo oprimido por um governo inoperante.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *