FUTEBOL LEVANTA AUDIÊNCIA DA TV BRASIL

Flávio Caça Rato - autor do gol que classificou o Santa Cruz para a Série B. Fonte: UOL.
Flávio Caça Rato – autor do gol que classificou o Santa Cruz para a Série B. Foto: Diego Nigro.

A TV Brasil conseguiu o maior índice de audiência da sua história no dia 03 de novembro. Na tela da rede pública, Santa Cruz e Betim duelavam pela Série C do Brasileirão. O time pernambucano venceu o jogo e garantiu uma vaga na segunda divisão. Com um gol de cabeça, Flavio Caça Rato foi o herói da partida.

O portal UOL observou que a programação da TV Brasil tem nomes como o sambista Diogo Nogueira e os jornalistas Florestan Fernandes Jr. e Leda Nagle, no entanto, foi o jogo de futebol decisivo que alavancou a audiência da emissora.

Com a transmissão, o canal superou a audiência da Globo (no horário do jogo, a média da TV Brasil foi de  11,54% no Ibope, contra 8,5 da TV comercial. 

Comentário do Blog.

A TV comercial submete sua programação às diretrizes da publicidade. Esse não é o caso da TV Brasil, que é administrada com recursos públicos. A exemplo de emissoras como a Globo, sua rede é composta por retransmissoras espalhadas pelo país. No entanto, enquanto a televisão da família Marinho centraliza suas produções no Rio e em São Paulo, a TV pública regionaliza os conteúdos veiculados. 

Não há esporte mais adorado que o futebol no Brasil. Contudo, segundo parâmetros comerciais, não interessa à Globo transmitir a Série C. Por outro lado, a TV Brasil  defende a diversidade regional. No caso do futebol, isso significa dar espaço aos clubes e aos torcedores que não têm lugar nos outros canais. 

Não se trata de desprezo ao Ibope (todos que exibem querem  audiência). Ainda assim, como imaginar que um jogo decisivo do Santa Cruz não atrairia a atenção de milhares de pessoas?  Apesar da Série C, o “Santinha” tem uma torcida imensa e é um dos clubes mais tradicionais do país. Ao transmitir o jogo, portanto, a TV Brasil cumpriu seu papel: prestou um serviço público de qualidade, atendeu anseios da população e, por isso, foi assistida. 



One response to “FUTEBOL LEVANTA AUDIÊNCIA DA TV BRASIL

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *