COMUNIDADE QUER REVITALIZAR O CLUBE SOCIAL DO PONTAL

O espaço está deteriorado, tomado pelo mato e cheio de caramujos. Fotos: Blog do Gusmão/Thiago Dias.
O espaço está deteriorado e tomado pelo mato. Fotos: Blog do Gusmão/Thiago Dias.

Nesta segunda-feira (06), o Blog do Gusmão conversou com a senhora Maria de Fátima e os senhores Ademir Dias, Etiene Vieira, Gildo Pinto, Jorge Luís, José Abobreira e Raimundo Araújo – o Maraca. Todos são pontalenses e acreditam que o Clube Social do Pontal não pode ficar alheio aos esforços que a comunidade tem feito para renovar seus espaços de convivência.

“O espaço está abandonado, é preciso iniciar um debate entre os sócios e outros cidadãos também interessados em revitalizar esse patrimônio histórico”, afirmou Abobreira.

Fundado na década de 40, o clube situado na Rua Coronel Pessoa surgiu como um templo do carnaval popular, mas, sua vida cultural entrou em declínio a partir dos anos 80. 

Nossos entrevistados contaram que o espaço teria sido doado ao Lions Club do Pontal, porém, essa associação parece ter repassado a administração do clube aos seus diretores antigos. 

Fomos duas vezes ao local indicado, mas, não conseguimos falar com o responsável pela chave do clube, ele poderia ter informações precisas sobre a situação legal do patrimônio. Confira outras imagens abaixo. 

O clube está infestado de caramujos.
O clube está infestado de caramujos.

 

A comunidade planeja revitalizar o espaço com atividades culturais e econômicas.
A comunidade planeja revitalizar o espaço com atividades culturais e econômicas.


4 responses to “COMUNIDADE QUER REVITALIZAR O CLUBE SOCIAL DO PONTAL

  1. Esta história de ceder este espaço para o Poder Publico abrigar os alunos do Padre Luiz Palmeira é querer fazer média com a pipoca dos outros. Este espaço é da Comunidade do Pontal e que tem que ser revitalizado como um espaço de lazer. O problema do Colégio quem tem que resolver é o Governo do Estado, recursos não faltam para isso.

  2. Emílio, bom dia, eu MARKUS farias Presidente da associação do Pontal. AMOP desde de o início do de 2013 já vinhamos nos mobilizados sobre o Club do pontal e já temos um pré – projeto de reativação do mesmo. Ficariámos muito felizes em um breve bate papo com você para uma entrevista. desde de já, já me ponho á disposição do assunto, um grande abraço. Markus PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO PONTAL. TEL´8859-4988

  3. Neste local deveria ser instalada a Associação dos Moradores do Pontal ( AMOP ). Só a AMOP poderá resgatar a nostalgia deste patrimônio do bairro. Caso contrário, vai continuar a briga pelo poder. Nada vai pra frente. Um basta definitivo para a turma do: ” NÃO FEDE E NEM CHEIRA ” !

  4. Quantos patrimônios bons foram criados por muitas pessoas, porém, apossadas sem nenhuma explicação dessas ações desastrosas de apropriações ilegítimas. O clube era formado com uma diretoria e nós éramos sócios. Acabaram o clube sem que os seus associados até hoje, pelo menos eu, obtivessem uma explicação. Resumindo: quanta saudade desse e de outros clubes como: O Social de Ilhéus, Bancarios, Clube dos Comerciários, Social do Malhado, os quais deram fim a nossa alegria de foliões que juntamente com a familia, amigos e parentes e convidados éramos felizes e não sabiamos. Gostaria de participar da reintegração dessa posse e ver retornar a paz e a alegria em nossos carnavais dos Clubes em Ilhéus.
    Abraços a todos que estão tentando reerguer esse valioso patrimônio histórico da nossa cidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *