UM GARIMPEIRO DA IDENTIDADE GRAPIÚNA

Amplie o convite.
Amplie o convite.

“A palavra e o tempo de Euclides Neto: um garimpeiro da identidade cultural grapiúna”, da professora Rita Lírio de Oliveira, é o mais recente lançamento da Editus – Editora da UESC. O livro é um estudo crítico-literário sobre os processos de construção da identidade do homem da região cacaueira do sul da Bahia, na linguagem das obras do escritor Euclides Neto. 

O livro será lançado nessa sexta-feira 21, às 19h30min., na sede da FICC (Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania), em Itabuna – Praça Laura Conceição, centro.

A ensaísta analisa a narrativa ficcional do autor de “O tempo é chegado” (Editus, 2001), em diálogo com as referências do texto cultural “Dicionareco das roças de cacau e arredores” (Editus, 2002). Investiga os hibridismos da linguagem, a memória e o imaginário, construtos identitários presentes na obra euclidiana e que representam o contexto de servidão, revolta e lutas dos trabalhadores rurais na formação sociocultural grapiúna.

“A linguagem é considerada um dos fatores mais importantes para afirmar o caráter social da memória. Interagimos e construímos, a todo tempo, a nossa história por meio dela, retomando o passado e reconstruindo o presente. Nas obras de Euclides Neto, isso é muito forte”, destaca a autora. O livro está disponível para compra na Livraria da Editus, localizada na Biblioteca Central da UESC. Pedidos podem ser feitos pelo e-mail  [email protected] ou pelo telefone 73 3680-5240. 



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *