POR QUE TANTO MEDO DOS MÉDICOS CUBANOS?

O médico cubano Juan Delgado foi hostilizado por "colegas brasileiros". A presidente Dilma Rousseff o cumprimentou pessoalmente depois do episódio lamentável.
O médico cubano Juan Delgado foi hostilizado por “colegas brasileiros”. A presidente Dilma Rousseff o cumprimentou pessoalmente depois do episódio lamentável.

Wilson Gomes é uma referência dos estudos sobre política e mídia. Ele é professor titular da Faculdade de Comunicação da UFBA. Costuma usar o Facebook para publicar reflexões sobre temas que estão em debate na sociedade. Um dos seus comentários a respeito do programa Mais Médicos rendeu depoimentos reveladores.

Em um debate no Facebook, um dos interlocutores desejou que alguém da família do professor fosse atendido por um “cubano”. A “praga” se realizou. A mãe de Wilson mora em Camacã e ficou feliz ao ser atendida por um médico cubano. Ela o achou atencioso. Trata-se do Dr. Ariel Calderon Rodriguez.

Wilson lembra que sua mãe estava acostumada com outros médicos. Daqueles que chegam em Camacã com um único plano de vida: enriquecer (ou “enricar”). Em 10 anos, se tornam fazendeiros, empresários ou políticos. “Nada contra enricar, embora eu seja incompetente nesta área, tudo contra o que acompanha esse processo do lado da medicina: desatenção, arrogância, desprezo pela vida e o sofrimento alheios”, disse.

Fernando Brito leu a reflexão de Wilson e comentou sobre um “ex-amigo” médico. O tal foi trabalhar em uma cidade da Chapada Diamantina e ficou horrorizado ao vislumbrar que a presença de médicos cubanos pode dificultar seu projeto de vida (tornar-se rico). Ele estava preocupado com o mercado: a relação entre demanda e oferta.

Celso Orrico também comentou. Por 10 anos, ele morou em Itabuna, onde “os médicos viraram fazendeiros” e proliferam as “clínicas populares”. “A saúde virou um grande negócio faz tempo”.

José Romero fez uma observação contundente. “O grande medo da classe médica, procuremos entender e deixar claro, é que o SUS dê certo; que a medicina preventiva, a da saúde, substitua a curativa, a da doença e do lucro. Por isso, eles boicotam o SUS e usam o estado como trampolim para “enricarem” (todos brincaram com o vocábulo regional – “enricar”).

Arestides Fronza deu o depoimento mais revelador. Ele é atendido por meio do CASSI do Banco do Brasil. Porém, em fevereiro, duas médicas cubanas o visitaram, em sua casa, em Rodeio – Santa Catarina. Por conta do município, elas requisitaram uma bateria de exames para avaliar a saúde do paciente. “Isso nunca aconteceu antes. Valeu Dilma/Padinha”, agradeceu. 



2 responses to “POR QUE TANTO MEDO DOS MÉDICOS CUBANOS?

  1. eh claro que esse blog defende os médicos cubanos e outras maluquices do PT
    basta ver o anuncio lá em cima da pagina.
    aliás, o único.
    sem o anuncio do governo do estado (leia-se PT), esse blog sobreviveria de que? por isso criticam as ações de jabes. querem carmelita a qualquer custo.
    quem não conhece essa pratica?

    Editor responde.

    Pelo visto, vc não costuma ler este blog. Tenha mais atenção antes de escrever besteiras. Clique nos links

    http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2013/03/02/o-blog-do-gusmao-nao-esquece-imagens-que-nao-saem-da-cabeca/
    http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2014/02/07/alisson-mendonca-um-exemplo-de-retidao-ideologica/
    http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2014/01/13/o-pt-de-ilheus-no-colo-de-jabinho/
    http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2013/08/02/josias-gomes-e-direcao-do-pt-de-ilheus-fazem-jogo-de-cena/
    http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2014/03/27/o-blog-do-gusmao-nao-esquece-todos-nos-ficamos-extremamente-satisfeitos-com-newton-lima-no-pt/
    http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2014/03/26/newton-lima-tentou-desmoralizar-o-pt/
    http://www.blogdogusmao.com.br/v1/2012/09/20/newton-lima-e-13/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *