RACISMO CAUSA REBAIXAMENTO DE TIME GAÚCHO

O árbitro Márcio Chagas e a presidente Dilma Rousseff.
O árbitro Márcio Chagas e a presidente Dilma Rousseff, que lhe prestou solidariedade após o episódio lastimável.

Na quinta-feira 10, o pleno do Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) do Rio Grande do Sul tirou nove pontos do Esportivo no Campeonato Gaúcho por ofensas racistas dos torcedores do clube contra o árbitro Márcio Chagas da Silva. No dia 5 de março, em Bento Gonçalves, os agressores xingaram o profissional durante um jogo. Depois da partida, ele viu que seu carro foi danificado e tinha bananas sobre o capô. 

O TJD considerou o clube como responsável pelo crime. A perda de pontos causou o rebaixamento do time gaúcho. A equipe ainda pode recorrer ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O time já havia punido em primeira instância com a perda de seis mandos de campo e multa de R$ 30 mil. Essas punições foram mantidas. 



3 responses to “RACISMO CAUSA REBAIXAMENTO DE TIME GAÚCHO

  1. Cartão vermelho também pra presidenta Dilma em relação ao combate ao Racismo!
    Que solidariedade não é suficiente pra combater o racismo, todo mundo já sabe, mas é preciso fazer reflexões sinceras sobre as politicas de combate a este crime com fundamentação histórica, científica e política pelas elites do nosso país durante 400 anos através da escravidão, e ainda hoje, pela opressão e exploração!

    Hoje o racismo é crime, mas o sistema judiciário é o primeiro racista! Se olharmos as penitenciárias, é o povo preto que a compõe, pois as Leis no nosso país só são aplicadas a pretos e pobres. A tropas brasileiras, que hoje ocupam as favelas das grande cidades estão a dez anos no Haiti, treinando como exterminar preto e pobre!

    Por outro lado, as conquistas legislativas do Movimento Negro não tem amparo financeira, investimento necessário para que sejam aplicadas. Nem precisa passar pela Lei 1o.639/2003, que regulamenta o ensino da “História da África no Brasil”, basta olhar para o ensino básico por si só, para saúde, e para os postos de trabalho criados no próprio governo, que para este ano vai destinar apenas:
    3,91% do PIB pra Saúde, 3,44% do PIB pra Educação, 2,72% do PIB pra trabalho, sem falar nas migalhas pros programas de assitencia social (2,88%), habitação (0,02%), direitos e cidadania (0,07%). Enquanto isso, 42,42% da arrecadação nacional do país vai pra pagar juros de uma dívida que a gente nem sabe se ainda existe, a banqueiros!

    Ontem o jornal hoje mostrou o contraste mais uma desocupação por conta da higienização imposta pela FIFA, e os centros de treinamento luxuosos que estão sendo construídos pra copa!

    Não sou contra futebol, nem quem torce pelo brasil na COPA, mas isso não pode anular a indignação do povo brasileiro com essa troca de prioridades, e com tanta roubalheira que este evento causou!

    Precismos exigir mais respeito com os Brasileiro e com os Serviços Públicos! A fifa precisa pagar pelo que já roubou! Por isso, convido a todos a se mobilizarem no dia 12 de Junho, e parar o país, não apenas para o jogo, mas para mostrar a FIFA e ao governo Dilma que queremos respeito!

    Trabalhadores devem exigir de seus sindicatos, assembleia para aprovação de paralisação, estudantes, mobilizarem seus grêmios e DCEs, donas de casa e desempregados, todos! Vamos juntos encher as ruas, porque nossos sonhos não cabem nas urnas!

  2. Que é isso menina, dia 12 de junho é dia dos namorados, vai comemorar e esqueçe esse negócio de manifestação contra a Copa, que por sinal foi um ótimo negócio para o Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *