SECRETARIA DE SAÚDE REFORÇA PREVENÇÃO À DENGUE EM ILHÉUS

Agente de endemias orienta munícipe sobre possível foco de reprodução do mosquito da dengue. Imagem: Gidelzo Silva/Secom.
Agente de endemias orienta munícipe sobre possível foco de reprodução do Aedes aegypti. Imagem: Gidelzo Silva/Secom.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Ilhéus, a Secretaria de Saúde (SESAU) orienta os munícipes sobre os métodos de prevenção à dengue. O Serviço de Vigilância Epidemiológica tem feito um esforço concentrado de conscientização, diagnóstico e tratamento de pacientes,  além do trabalho de campo (que visa identificar e destruir focos de proliferação da doença).

A SESAU ressalta o cuidado que as comunidades devem ter para evitar a proliferação do mosquito da dengue (Aedes aegypti) em vasos de plantas, garrafas vaias, pneus ou qualquer outro recipiente que acumula água, ambiente ideal para a reprodução do inseto. 

A equipe municipal de combate ao mosquito atende aos chamados da população por meio dos telefones (73) 8881-4586 e 3234-3706. O canal de comunicação serve para facilitar a denúncia de focos de reprodução do Aedes aegypti.  

De acordo com o coordenador técnico da SESAU, Rondinelli Santos, os agentes de endemias visitam os domicílios em todos os bairros da cidade e distribuem folhetos informativos, tampas para tanques e telas. Também orientam a população sobre a destinação de resíduos sólidos que podem virar depósitos de água e servir de local para procriação do mosquito.

A ação conta com o apoio das Secretarias de Desenvolvimento Urbano (SEDUR) e de Educação (SEDUC). Segundo Santos, essas atividades são realizadas nos bairros com maiores índices de infestação do mosquito, como parte de planejamento estratégico para o combate à dengue. No entanto, a equipe, composta por 102 profissionais, também atua em outros pontos da cidade, como forma de evitar o surgimento de novos focos.

Ajuda do Estado – O prefeito Jabes Ribeiro assegurou junto ao governo estadual o envio de um novo carro fumacê, dez costais para fumacê e funcionários que atuarão em visita às residências. O município também receberá um aparelho que aponta o resultado do exame de contaminação pelo vírus da dengue em apenas 20 minutos.



One response to “SECRETARIA DE SAÚDE REFORÇA PREVENÇÃO À DENGUE EM ILHÉUS

  1. Reforçando como? Guardando dinheiro em “caixa”? O que está acontecendo é o resultado da falta de funcionário.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *