COM ERIC ETTINGER NA SECRETARIA DE SAÚDE, HOSPITAL DE BASE TEVE QUEDA DE 5 MILHÕES NA ARRECADAÇÃO

eric, wenceslau e base
Indicado pelo vice-prefeito Wenceslau (PC do B), Ettinger reduziu recursos para o Hospital de Base.

O Blog do Gusmão obteve documentos do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM-BA) que comprovam queda de arrecadação no Hospital de Base Luis Eduardo Magalhães, depois que o ex-provedor da Santa Casa de Itabuna, Eric Ettinger, indicado pelo PC do B assumiu a secretaria municipal de saúde em julho de 2014.

Entre janeiro a junho do ano passado, a Fundação de Atenção à Saude de Itabuna (FASI), instituição que administra o Hospital de Base, arrecadou mais de R$ 22 milhões oriundos da secretaria de saúde do município. Nesse período o médico Plinio Adry comandava a pasta.

De julho a dezembro de 2014, com Eric Ettinger no comando, a arrecadação do Hospital de Base caiu para R$ 16.560.871,74 (dezesseis milhões, quinhentos e sessenta mil, oitocentos e setenta e um reais e setenta e quatro centavos).

A queda de cinco milhões e meio no orçamento do Hospital de Base aconteceu no mesmo semestre em que a Santa Casa de Itabuna arrecadou mais nove milhões, conforme reportagem publicada por este blog no último sábado, dia 16.

Vale lembrar que o Hospital de Base é referência regional em atendimentos de emergência do SUS e destino prioritário das viaturas do SAMU de Itabuna. Presta serviços ambulatoriais e hospitalares de média e alta complexidade, faz cirurgias ortopédicas e oferece tratamentos de politraumatismo para vítimas de acidentes de carro e atropelamentos.

Em Itabuna e região o Hospital de Base é sinônimo de SUS.

Clique aqui e aqui para ver os documentos do TCM enviados por uma pessoa que prefere não se identificar.

Atualizado às 9h.

Por volta das 8h49min, o Blog do Gusmão tentou fazer contato com o secretário de Saúde, Eric Ettinger, para ouvir suas justificativas. Fizemos três tentativas para o número de celular de final 9288. As ligações caíram na caixa de mensagens. 

Este espaço continua disponível para que ele possa dar explicações.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *