NOVIDADE NA CORRIDA PELA PREFEITURA DE ILHÉUS

Bebeto Galvão e Jabes Ribeiro. Imagens: Ascom e O Tabuleiro.
Bebeto Galvão e Jabes Ribeiro. Imagens: Ascom e O Tabuleiro.

Por Thiago Dias

Segundo o bem informado blogueiro Jamenson Araújo (Blog Agravo), o PSB apresentou o nome do deputado federal Bebeto Galvão como pré-candidato a prefeito de Ilhéus. A novidade balançou o cenário político local.

Bebeto confirmou a informação nessa sexta-feira (29). Antes, hesitou em se apresentar como pré-candidato, o que gerou especulações sobre a possibilidade do PSB apoiar a eventual candidatura da Professora Carmelita (PT). Com a decisão de ontem, se a dobradinha for confirmada, a petista vai ter que se contentar com o posto de vice.

Por outro lado, a lealdade dos membros baianos do Partido Progressista ao governador Rui Costa, confirmada na votação do impeachment, pressiona a cúpula estadual do PT a apoiar o grupo do prefeito Jabes Ribeiro (PP).

Independente da posição do PT, a expressiva votação obtida pelo deputado em 2014 deixou claro que o seu nome era o único capaz de garantir protagonismo ao PSB nas eleições de Ilhéus. A unidade pode ser determinante para uma disputa eleitoral de apenas um turno. E Bebeto é o opositor de JR com mais capital político para unificar uma oposição hoje fragmentada.

Reunião da executiva municipal do PSB. Imagem: Blog Agravo.
Reunião da executiva municipal do PSB. Imagem: Blog Agravo.

Isso já pode ser observado na foto da reunião de ontem do Partido Socialista Brasileiro. Ela mostra três vereadores recém-filiados: James Kosta, Valmir Freitas e Lukas Paiva. Há pouco tempo, James e Valmir estavam com Jabes (assim como o PSB esteve na eleição de 2012). Lukas mantém-se na oposição desde o início do mandato. Um novo catalisador político os uniu.

Thiago Dias é graduado em comunicação.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *