Poluição do ar em São Paulo. Imagem: Fabio Ikezaki/Flickr.
Por Claudio Angelo/publicado no Observatório do Clima
Os deputados que defendem a liberação de carros de passeio movidos a diesel no Brasil fariam bem em ler um relatório publicado nesta segunda-feira pela AIE (Agência Internacional de Energia). O estudo afirma que 6,5 milhões de pessoas morrem por ano no mundo devido à poluição do ar, e aponta o setor de transportes como um dos principais culpados.
Só no Brasil são 22 mil mortes prematuras por ano, em média, por exposição a poluentes fora de casa. O número que deve crescer para 36 mil em 2040 só por causa da expansão da economia – sem considerar novos usos de combustíveis fósseis, como carros leves a diesel. Uma série de medidas a adotar no setor de transportes, mas também na indústria, permitiria reduzir a cifra a 13 mil no mesmo ano. Ainda inaceitável, mas ao menos na direção certa.
Intitulado Energy and Air Pollution (Energia e Poluição do Ar), o documento faz parte do World Energy Outlook, o panorama global do setor de energia divulgado anualmente pela agência. Ele está disponível de graça (em inglês) no site da organização. Esta é a primeira vez que a AIE se debruça sobre as relações entre uso de energia – leia-se queima de combustíveis fósseis, principalmente – e saúde. O resultado mostra que os benefícios de aumentar a eficiência energética e limitar o uso desses combustíveis vai muito além da redução das emissões de gases de efeito estufa.
…….. CONCERTEZA,,,,,,,,,,,TEM QUE FAZER COMO NA HOLANDA………MAIS CICLOVIAS.PARA AS PESSOAS IREM TRABALHAR DE BICICLETA………
É verdade! daqui algum tempo vamos respirar ar quente!