RUI COSTA LANÇA PROJETO DE INCENTIVO A CULTURA BAIANA

Governador lança projeto de reafirmação da cultura da Bahia. IMAGEM: Paula Fróes/GOVBA

O governador Rui Costa (PT) lançou nesta última terça-feira (15), na Governadoria do Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, o projeto ‘Concha Negra’ que será realizado a partir de setembro até fevereiro do próximo ano (2018), na Concha Acústica do Teatro Castro Alves (TCA) também na capital. A iniciativa do projeto é reafirmar a identidade cultural da Bahia e garantir a presença da estética negra no maior palco da cultura do estado.

Como afirma o governador. “Estamos garantindo a presença da estética negra, a musicalidade e a dança nesse equipamento que completa agora um ano de reinaugurado. É um espaço onde cabem todos: o artista renomado que atrai um grande público e os grupos que carregam nossa história. Esse projeto ajuda a reafirmar a identidade cultural da Bahia. A ideia é essa e nós vamos manter isso como uma política de estado, incorporando outros grupos que simbolizam a nossa cultura e a nossa arte”.

Segundo a diretora artística do TCA, Rose Lima, participaram da primeira etapa, que iniciará no dia 03 de setembro, os grupos que estavam na reinauguração da Concha: Filhos de Gandhy, Cortejo Afro, Ilê Aiyê, Malê Debalê, Muzenza e Olodum. “Além das apresentações principais, cada espetáculo terá a participação de pelo menos um convidado especial e também uma abertura com o projeto ‘Janela Baiana’, uma ação que abre espaço para artistas ou grupos emergentes da Bahia nos eventos da Concha”, afirma.

O presidente do primeiro bloco ‘Afoxé Filhos de Gandhy’, Gilsoney de Oliveira afirmou que o projeto “certamente ajuda a potencializar e fomentar a cultura afrodescendente. Também dá suporte para uma maior sustentabilidade desses blocos. O Governo do Estado está de parabéns por essa iniciativa”.

Após a inauguração no dia 03 de setembro, a programação segue com Muzenza (8/10), Ilê Aiyê (19/11), Cortejo Afro (17/12), Olodum (7/1/2018) e Malê Debalê (4/2/2018) finalizando a lista de apresentações do projeto. Todos os shows serão aos domingos, às 18h, com ingressos a R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *