GRUPO DE CALISTENIA PEDE APOIO DA PREFEITURA DE ITABUNA

O representante do setor de comunicação do Calistenia Itabuna, Jordan Ferreira dos Santos. Imagem: Antonio Mota Filho/Blog do Gusmão.
Assessor do Calistenia Itabuna, Jordan Ferreira dos Santos. Imagens: Antonio Mota Filho/Blog do Gusmão.

Nessa terça-feira (19), o Blog do Gusmão foi a Itabuna para entrevistar o assessor do Calistenia Itabuna, Jordan Ferreira dos Santos, com o intuito de divulgar e conhecer esta nova modalidade esportiva praticada na cidade.  

A calistenia é um sistema de exercícios físicos que tem como principal característica a utilização somente do peso corporal. “São exercícios básicos, intermediários e avançados que vão aumentando com o tempo. Mas em si, a calistenia não utiliza pesos extras”, afirmou.

A prática do esporte é simples e pode ser realizada por qualquer pessoa que tenha a orientação de um profissional. “Como qualquer outro tipo de modalidade, tem que seguir alguns critérios de saúde, como pressão alta e problemas ósseos”, salientou.

Segundo Jordan, o esporte traz inúmeros benefícios para a saúde do corpo, como: desenvolvimento da coordenação motora, melhorias em problemas cardiorrespiratórios e de circulação, além de aumentar o bem-estar, a qualidade de vida e estimular os hormônios. “Emagrecimento, hipertrofia, saúde. Tudo isso influencia em coisas benéficas”.

Movimento da modalidade Street Workout realizado por Jordan. Imagem: Antonio Mota Filho/Blog do Gusmão.
Movimento da modalidade Street Workout realizado por Jordan.

Como é uma modalidade nova, a calistenia ainda não tem cursos específicos de formação. É recomendável que o iniciante procure a orientação de um educador físico. “A modalidade está crescendo em Itabuna e em todo o Brasil, com uma nova visão como aconteceu com o crossfit e o funcional. A calistenia é um bebê que está crescendo em Itabuna”.

Jordan falou sobre as dificuldade que o seu grupo enfrenta para encontrar patrocinadores e obter apoio do governo municipal. “A gente correu atrás da prefeitura, fomos atrás do secretário de esportes, mandamos e-mail, mas até o momento ele não respondeu. Aqui em Itabuna é muito difícil”.

Também falou das iniciativas que o grupo realiza para se manter ativo. “Nós fizemos atas e ofícios para poder revitalizar as praças. Nos disponibilizamos para poder manter os espaços, colocar lixeiras do nosso próprio bolso, mas que tivesse a construção de algumas barras [pela prefeitura]. O que a gente quer mesmo é o básico, que são as barras laterais e paralelas e uma base para abdominais. E mesmo sendo o básico a gente não tem apoio”.

Atual local de treinos, praça Laura Conceição. Imagem: Antonio Mota Filho/Blog do Gusmão.
Local dos treinos, praça Laura Conceição.

No fim da entrevista, Jordan comentou sobre a estrutura de outras cidades. “Em cada local de Salvador tem uma estrutura montada para esse tipo de exercício. Aquelas barras altas e médias. Locais para fazer abdominais. Aqui em Itabuna, uma cidade tão reconhecida na região, não tem isso. Quero ver se eles acordam quando Ilhéus, Buerarema ou Camaçari tiverem”.

O grupo realiza treinos de segunda a sexta, das 17 às 20 horas, na praça Laura Conceição, perto da Catedral São José. Hoje (20), a equipe vai promover um treino guiado às 19 horas nos espaços esportivos da beira rio, ao lado da avenida Aziz Maron.

O Blog do Gusmão ligou hoje para a secretaria de governo de Itabuna, mas não foi atendido. Este espaço está aberto caso o governo municipal queira se manisfestar sobre o pedido do grupo.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *