PESQUISADORES DA UESC IDENTIFICAM NOVA ESPÉCIE DE PERERECA

Espécie “Phyllodytes amadoi” é homenagem a Jorge Amado. Imagem: Divulgação.

Os pesquisadores da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Mirco Solé e Iuri Ribeiro Dias, em conjunto com Judith Vörös, do Museu de História Natural da Hungria, encontraram uma nova espécie de perereca na região Sul da Bahia.

Os cientistas chamaram a perereca de “Phyllodytes amadoi”. A espécie vive nas bromélias (planta abundante na região e propícia para a reprodução da espécie). As suas principais características são: o seu diminuto tamanho, com apenas dois centímetros; o focinho achatado; e uma listra que vai dos olhos aos flancos.

O professor Mirco comentou sobre a inspiração para o nome do anfíbio. “Os livros de Jorge Amado nos revelam o passado da região cacaueira e ainda que os anfíbios não desempenhem um papel central nas histórias dele, uma visita ao memorial do Rio Vermelho, em Salvador, casa de Jorge Amado e Zélia Gattai, nos revela o grande carinho que o escritor tinha por estes animais, os quais colecionava na forma de obras de argila e madeira”.

Os professores encontraram o anfíbio em Una, na reserva Ararauna, em 2015, mas só publicaram a descoberta na última sexta-feira (24), na revista científica neozelandesa “Zootaxa”, a mais importante do mundo na descrição de animais ainda não identificados. O cientista Mirco Solé e a sua equipe já descreveram outras três espécies de anfíbios do Sul da Bahia.