HOSPITAL COSTA DO CACAU VAI AUMENTAR NÚMERO DE CIRURGIAS CARDÍACAS NO SUL DA BAHIA

O HRCC atende mais de 60 municípios.

A partir de março, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) vai iniciar os serviços de cirurgias cardíacas. A unidade hospitalar tem capacidade para realizar mais de 20 procedimentos por mês, um acréscimo significativo para o Sistema Único de Saúde (SUS) da região Sul da Bahia.

O coordenador do serviço de cirurgia cardíaca, Décio Cardoso, destacou a infraestrutura do HRCC para atender a demanda da região. “A máquina de hemodinâmica e o centro cirúrgico são os mais modernos. E a cirurgia cardíaca que hoje é feita em hospitais contratados será redirecionada para o HRCC, com grande melhoria para a população, pois aqui temos 30 leitos de UTI e mais de 20 leitos de UTI na planta de ampliação. A gente vai conseguir fazer exames de média complexidade que tínhamos dificuldade para realizar até na rede privada”.

Cardoso indicou alguns pontos que diferenciam o HRCC. “Os hospitais privados e filantrópicos conveniados ao SUS estão com baixa capacidade de investimento e baixa capacidade para atender esse tipo de paciente, pois eles esbarram no número de leitos de UTI. O HRCC veio para resolver isso. Assim vamos aumentar o número de cirurgias por mês, que é o objetivo”.

De acordo com o secretário de Saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, o Hospital Calixto Midlej Filho, unidade administrada pela Santa Casa de Itabuna, continua habilitado para realizar cateterismos cardíacos e angioplastias em situações de urgência.

Na última quarta-feira (7), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) realizou a primeira coronariografia, mais conhecida como cateterismo cardíaco, na rede pública de saúde do Sul da Bahia – veja.



One response to “HOSPITAL COSTA DO CACAU VAI AUMENTAR NÚMERO DE CIRURGIAS CARDÍACAS NO SUL DA BAHIA

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *