TAMARINEIRO DO MALHADO RECEBE CUIDADOS ESPECIAIS

Árvore é um patrimônio natural e histórico de Ilhéus. Imagem: O Sarrafo.

Na manhã desta sexta-feira (13), servidores municipais dedicaram tratamento especial à árvore mais conhecida de Ilhéus, o tamarineiro do bairro Malhado. A atividade encerra o treinamento promovido pela Superintendência do Meio Ambiente, órgão da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Sustentável (Seplandes), em parceria com o Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA).

Além da limpeza e da poda, o cuidado com o tamarineiro envolveu uma dentrocirurgia, procedimento que estimula a árvore a se recuperar de danos.

Ao perceber a movimentação dos servidores perto do tamarineiro, algumas pessoas pensaram que eles iriam derrubá-la. No entanto, conforme a Superintendência do Meio Ambiente, isso seria um absurdo. Na verdade, o objetivo do trabalho é tornar a árvore mais saudável e ajudá-la a se manter como um verdadeiro patrimônio natural e histórico de Ilhéus.



3 responses to “TAMARINEIRO DO MALHADO RECEBE CUIDADOS ESPECIAIS

  1. Seria salutar que este mesmo tratamento fosse realizado, na MANGUEIRA secular, na Avenida Lomanto Junior, também conhecida em toda Ilhéus.
    Grato
    Rezende

  2. Uma espécie exótica originária da Índia, assim, como outras frutíferas que se multiplicaram por aqui, a saber o jambeiro, a jaqueira, o pé de jamelão, o pé de sapoti, a fruta de conde, a bananeira, a laranjeira, a amendoeira e por ai vai.
    Aliás, poucas frutas que consumimos hoje tem sua origem nas Américas.

  3. Essa árvore é um simbolo da cidade. Deve ser cuidada. Contudo, essa espécie não é recomendada por especialistas em arborização urbana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *