PSOL SE MOVIMENTA EM ILHÉUS

Socialistas discutem papel das instituições na organização popular

Encontro reúne militância do PSOL na Câmara de Ilhéus.

No último sábado (26), na Câmara de Vereadores de Ilhéus, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) realizou um debate sobre o papel das instituições na organização do poder popular.

A Mestra Janete Lainha falou sobre a importância dos pontos de cultura como instrumento da política cultural. Ela preside o Conselho de Cultura de Ilhéus e dirige o ponto de cultura CASAR, localizado no bairro Pontal.

Shi Mário e Makrisi Angeli acompanham palestra de Anna Aragão.

Já a enfermeira Anna Aragão demonstrou a necessidade do município de Ilhéus reativar o programa de doação e transplante de órgãos. Com larga experiência no setor, Anna disse que a vontade política do gestores é determinante para a prestação desse serviço.

A professora de história Elisabeth Zorgetz falou sobre os problemas do sistema de transporte coletivo de Ilhéus. Também apresentou soluções que, na sua opinião, já deveriam ter sido implementadas, como o mecanismo de transbordo.

Zorgetz lembrou que o transbordo hoje não depende de um terminal, já que o Sistema Inteligente de Transporte (SIT) controla as informações sobre o uso das carteirinhas de passe. Assim, uma pessoa que embarca no bairro Hernani Sá, por exemplo, poderia pegar um segundo ônibus no Centro para seguir até o bairro Salobrinho, pagando apenas uma passagem. O trajeto citado é feito diariamente por estudantes da UESC, do IFBA e do SESI.

A reunião contou ainda com a presença do ex-vice-prefeito de Ilhéus, José Henrique Abobreira, do Movimento Raiz Cidadanista, e do vereador petista Makrisi Angeli, acompanhado pela presidente do PT em Ilhéus, Ariadne Pitanga. Já a mesa política do PSOL reuniu o presidente do partido em Ilhéus, Jorge Luiz, o membro do diretório estadual Shi Mário e o presidente do PSOL de Itabuna, o professor Max. Na oportunidade, o partido registrou novas filiações.

Na próxima terça-feira (5), o PSOL vai divulgar uma carta com o registro das demandas e propostas apresentadas no debate.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *