
Há uma boa tendência entre os médicos atuais: facilitar a compreensão das pessoas sobre as práticas médicas. Esse é um esforço para transformar a relação com os pacientes. Nesse movimento, o profissional abre mão do rigor da linguagem técnica para tornar as informações de saúde acessíveis ao maior interessado: o paciente.
Os meios de comunicação, quando bem usados, são ferramentas importantes para alavancar esse movimento de aproximação entre médicos e pacientes. Tendo isso em vista, o Blog do Gusmão voltou a entrevistar o médico Igor Salarini de Lucena, com quem conversamos pela primeira vez em 2016, quando ele chegou da cidade do Rio de Janeiro para morar e trabalhar em Ilhéus, na Otoclin – lembre aqui.
Nesta segunda entrevista, realizada no último mês de junho, o otorrinolaringologista também se esforça para traduzir informações importantes da linguagem médica para atender a compreensão de quem não é da área. Um dos temas que Igor Salarini aborda é a relação entre um sono de baixa qualidade e o ganho de peso. Também trata dos procedimentos cirúrgicos que realiza em pacientes com problemas de audição, má-formação óssea facial ou lesões traumáticas. Confira.
Blog do Gusmão – O que mudou na Otoclin ao longo dos últimos dois anos, depois da sua chegada e de outros profissionais?
Igor Salarini de Lucena- Ao longo dos últimos anos, com o trabalho de toda a equipe da Otoclin, a gente implementou cirurgias de ouvido que antes só eram feitas em Salvador. Agora a clínica também realiza procedimentos cirúrgicos mais complexos na área da laringe, como a parte tumoral de alguns tipos de câncer. Também implementamos as cirurgias ósseas da face. Colaboramos também com a ampliação das plásticas de face na cidade e os tratamentos para a qualidade do sono.
BG – Como a pessoa pode avaliar a qualidade do próprio sono?
Igor Salarini de Lucena – Uma maneira é pedir que o companheiro preste atenção a isso, se a pessoa ronca ou demonstra dificuldade para respirar enquanto dorme. Esses são indicadores de problemas no sono. A gente faz uma distinção entre acordar e despertar. O paciente com apneia costuma acordar durante a noite, sem despertar. É como se permanecesse num estágio superficial do sono, o que é ruim, porque a pessoa não descansa.
BG – Existe uma relação entre a qualidade do sono e o ganho de peso?
Igor Salarini de Lucena – Sim. Muitas coisas estão relacionadas com a qualidade do sono. Nesse caso, se você dorme mal, seu metabolismo cai. Vamos pensar o seguinte: se nosso corpo não precisasse do sono, nós não dormiríamos. Se precisamos dormir, é por um bom motivo. Durante o sono, o corpo mantém o metabolismo basal. Quando desperta, você volta para o metabolismo mais elevado, por isso tem disposição. Mas, se você sofre com apneia e dorme mal, você não descansa. Assim, seu metabolismo não verticaliza essa variação entre o funcionamento basal e o elevado, ele se mantém mais linear. Com o metabolismo linear, o corpo tende a reter líquidos e a ganhar peso, porque fica lento, diminui a queima de calorias e aumenta o acumulo de gordura. A relação é essa: o sono ruim prejudica o metabolismo e isso repercute no ganho de peso. Tem gente que não descansa direito quando dorme e fica o dia todo sonolento.

BG – Você nota melhora na autoestima dos pacientes que realizam cirurgias faciais?
Igor Salarini de Lucena – Sim, melhora muito. O paciente que faz esse tipo de cirurgia plástica, normalmente, tem baixa autoestima por não se sentir belo. Quando um procedimento cirúrgico correto transforma essa relação com o corpo, você percebe o ganho de autoestima. Eu tenho o exemplo de pacientes que fizeram a rinoplastia, uma cirurgia que pode ser corretiva e estética ao mesmo tempo, e se transformaram depois da operação: o sorriso, o cabelo, a postura e o modo como se apresentam, tudo isso reflete os efeitos do nível de autoestima.
BG – Sim. Isso contraria a ideia de que a cirurgia plástica é algo fútil.
Igor Salarini de Lucena – Mas existem também as doenças. Algumas pessoas se veem de uma forma distorcida. Quem sofre com esse tipo de distorção, independente do que o médico faça, vai se sentir feio. Aqui não é uma questão da aparência, há outra coisa por trás. Esse é um ponto importante que devemos compreender. O médico deve estabelecer critérios que o ajude a identificar isso. Às vezes, a pessoa diz que tem mudar tudo. Você olha e percebe que ela não precisa disso. Muitas vezes, a pessoa quer realizar uma cirurgia plástica para compensar outra coisa da vida. Por exemplo: “o relacionamento está ruim? Vou fazer uma cirurgia para melhorar.”
BG – Quais são as cirurgias de ouvido mais realizadas na Otoclin?
Igor Salarini de Lucena – Nós fazemos cirurgias de ouvido que ninguém faz na região. De certa forma, a Otoclin está se consolidando como referência regional nessa área.A gente faz a reconstituição do tímpano, a chamada timpanoplastia. Também realizamos as cirurgias de mastoide, indicadas para pessoas que sofrem com secreções nos ouvidos. É um procedimento mais complexo, porque envolve uma lesão interna que deve ser removida da parte óssea do ouvido. Também realizamos a cirurgia de otosclerose, que a gente pode comparar como uma artrose no ouvido. A pessoa começa a ter dificuldade para escutar, mas não ocorre uma perda neurológica da audição, é um problema ortopédico que afeta a sensibilidade. Isso pode ser resolvido com o implante de uma prótese.
BG – Você falou sobre a perspectiva de trazer outros serviços para a cidade. Qual é o mais próximo em vista?
Igor Salarini de Lucena – A gente está trabalhando na implementação do implante coclear. Com ele, crianças que nascem surdas podem passar a ouvir. Também é utilizado em adultos e idosos com perda auditiva.
BG – Por que esse tipo de implante é mais complexo?
Igor Salarini de Lucena – Porque é um procedimento profundo. Para dizer de uma forma mais clara e menos técnica, é como o implante de um transmissor dentro do ouvido. Aqui já estamos falando de uma zona neurológica.

Dr. Igor! Parabéns pelo seu carisma sua capacidade em não medir esforços no auxilio ao próximo. Tu és talentoso, humano, excelente profissional comprometido em solucionar as dores dos que estão em busca de socorro e soluções. Super indico!
profissional.