PREFEITURA DE ILHÉUS NÃO CONSTRUIU CRECHE, MAS GASTOU 90% DO RECURSO, AFIRMA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

Qual gestão usou o recurso da creche? A de Newton? A de Jabes? Ou a duas?

Construção da creche deveria ter sido iniciada no mandato de Newton Lima e finalizada no de Jabes Ribeiro.

Uma placa afixada na Praça do Loteamento Santo Antônio de Pádua, na zona sul de Ilhéus, desperta atenção dos moradores.

O anúncio informa a construção de uma creche “tipo B” no Bairro Nossa Senhora das Vitórias. A obra deveria ter sido iniciada no dia 16 de julho de 2012 (último ano de governo do ex-prefeito Newton Lima). A finalização estava programa para 16 de abril de 2013 (primeiro ano da gestão passada, do ex-prefeito Jabes Ribeiro). A verdade é que no local só a placa persiste com a promessa, há muito tempo atrasada.

A responsabilidade pelo custeio da obra é do governo federal e da prefeitura, a construção só do município. O valor orçado e depositado numa conta bancária específica ultrapassa R$ 1 milhão e duzentos mil.

Outro lado.

Por volta das 12h51min., entramos em contato com a secretaria de educação de Ilhéus para pedir explicações. 

Segundo Célia Daud, coordenadora técnica da secretaria, a obra foi pactuada em 2011. Na visão dela, não há justificativa para o erguimento da creche no Santo Antônio de Pádua, uma vez que a demanda está no bairro Nossa Senhora das Vitórias.

Ainda conforme Célia Daud, a obra passou por inspeção do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) em junho deste ano. Consta no FNDE que a prefeitura, durante as duas últimas gestões (Newton Lima e Jabes Ribeiro), gastou 90% do recurso destinado. A coordenadora não pôde afirmar em qual gestão o recurso foi usado. A prestação de contas não foi realizada, por isso, o governo atual pediu prorrogação até novembro próximo para encontrar a documentação da obra, que não ocorreu.

De acordo com a secretária Eliana Oliveira, no local existe apenas a estrutura inicial da creche. “Em relação à parte financeira, na conta bancária há apenas R$ 148.152,36. Eliana também confirmou que foram gastos 90% do recurso. “Se depender da minha equipe, a construção da creche será concluída”, afirmou a secretária.

Não conseguimos falar com os ex-prefeitos Newton Lima e Jabes Ribeiro. O espaço está aberto para esclarecimentos.



3 responses to “PREFEITURA DE ILHÉUS NÃO CONSTRUIU CRECHE, MAS GASTOU 90% DO RECURSO, AFIRMA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO

  1. O que “esses caras”, fizeram, fazem e hão-de fazer, com os dinheiros públicos, é uma autêntica VERGONHA NACIONAL. Será que ninguém os fiscaliza? Entretanto quem fica a perder são, em primeiro lugar as CRIANÇAS e só depois seus Pais, tal como o resto da Comunidade (dos Bairros do Ilhéus II e de Nossa Senhora das Vitórias). Não se esqueçam de votar novamente nos MESMOS!…

  2. E o pior é que o povo vota de novo nesses elementos,agora vai começar as visitas deles ,abraçar e beijar as pessoas tomar cafezinho,tirar fotos,e os eleitores discarados que não tem vergonha na cara vão abrir as portas pra esses elementos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *