EXCLUSIVO: UPA INAUGURADA PELO GOVERNO MARÃO É “CLONADA”

Governo Marão usa indevidamente marca de programa do Governo Federal. Foto: Clodoaldo Ribeiro.

Reportagem: Emilio Gusmão.

A Unidade de Pronto Atendimento inaugurada no bairro Conquista na manhã deste sábado, 15, pelo prefeito de Ilhéus, Mario Alexandre, com a presença do secretário estadual de saúde, Fabio Vilas-Boas, não faz parte do programa UPA 24h do Governo Federal, apesar de ter a marca dele em sua fachada.

O Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), do Datasus, não inclui a unidade falsa de Marão, mas cita a UPA verdadeira de Itabuna que funciona no bairro Monte Cristo.

O mesmo acontece no site do Ministério do Planejamento, que disponibiliza a relação das UPAS em processo de licitação, contratação, concluídas, em operação e etc. A consulta fornece informações sobre as unidades de Itacaré e Itabuna, mas nada traz sobre a de Ilhéus.

Fontes da secretaria de saúde asseguram que a UPA de Marão é uma “meia sola”, e “mais uma enganação”, pois não obedece os pré-requisitos exigidos pelo Ministério de Saúde. “Essa UPA é clonada. Colocaram no prédio as marcas da UPA 24h, SUS e Ministério da Saúde como estratégia publicitária, mas não compraram todos os equipamentos obrigatórios” (veja a lista aqui).

Outra fonte afirma que em 2009 o Governo Federal disponibilizou recursos para a construção de uma UPA 24h em Ilhéus, mas nunca foram utilizados, “o dinheiro continua na conta rendendo juros. Tem lá R$ 334 mil”, explica.

Especialista em gestão de saúde, ouvido pelo blog, ressalta o custo alto de uma UPA. “Uma unidade de porte 2 custa por mês cerca de um milhão e trezentos mil reais. O Ministério da Saúde garante novecentos mil e o município deve entrar com o resto. Só as cidades com bastante receita ou governos sérios que fazem racionalização constante de gastos conseguem manter um equipamento como esse”.

UPA verdadeira do bairro Monte Cristo, em Itabuna. Foto: Google.

Explicações do governo.

O secretário municipal de saúde, Geraldo Magela, confirmou que a UPA inaugurada hoje não faz parte do programa do Governo Federal e não segue as exigências do ministério. Explicou que é um equipamento custeado pelo município, com parte dos requisitos exigidos, construído para desafogar os hospitais Costa do Cacau, São José e COCI que estão lotados.

Magela explicou que a secretaria de saúde vai inscrever e tentar credenciar a UPA para recebimento de recursos do Ministério da Saúde.

Indagamos por que o município usa a marca do programa UPA 24h, sendo que a unidade não está credenciada e não segue as exigências estabelecidas.

Magela disse que a logo não é exatamente igual. Independente desse fato, ressaltou que vai ajudar bastante a população de Ilhéus. 



One response to “EXCLUSIVO: UPA INAUGURADA PELO GOVERNO MARÃO É “CLONADA”

  1. Pode até ter sido uma boa ideia mas se coloca uma equipe de “profissionais” preguiçosos. Pessoas irresponsáveis com o paciente deixando os a própria sorte e, em muitas vezes levando ao óbito. Muitos exames tem que ser pagos. Infelizmente tivemos final do ano passado uma experiência que foi bastante dolorosa pra familia pir causa de uma displicência, preguiça e principalmente por não saber o que estava fazendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *