EXCLUSIVO: VIADUTO CATALÃO APRESENTA GRAVES FALHAS NOS PILARES E VIGAS

Viaduto Catalão inaugurado em 31 de março de 1955. Imagem: Rodrigo Macedo/Secom-Ilhéus.

Em maio deste ano, a Prefeitura de Ilhéus emitiu nota pública para tranquilizar as pessoas sobre o estado do Viaduto Catalão (veja aqui).

O texto afirmou que o guarda-corpo (a mureta) do único viaduto de Ilhéus não oferecia riscos a pedestres e motoristas.

Após instauração de inquérito civil com o auxílio do escritório do CREA/BA em Ilhéus, UESC, Departamento de Polícia Técnica (DPT) e a Central Especializada de Apoio Técnico (CEAT do Ministério Público), a 11º promotoria do MP-BA decidiu exigir que o executivo municipal recupere o viaduto, inclusive o guarda-corpo.

No ofício encaminhado ao secretário de infraestrutura, transporte e trânsito, Átila Dócio, o promotor Paulo Sampaio exige que seja apresentado, até o dia 15 de dezembro de 2018, um projeto de recuperação e qualificação do equipamento viário.

De acordo com o promotor, um parecer técnico “relatou graves falhas estruturais com possibilidade de riscos para pedestres e veículos que ali transitam no Viaduto Catalão”. Dentre os problemas vistos, “foram encontradas graves falhas estruturais existentes nos pilares e vigas do equipamento”. A partir desse problema, o MP exige que a prefeitura impeça o tráfego de veículos pesados no elo entre os altos da Conquista e Teresópolis.  

O MP também exige: o tratamento da oxidação existente nas armaduras dos pilares e vigas; eliminação das graves falhas estruturais existentes na armadura da malha da laje de mesa do equipamento; eliminação dos pontos de desplacamento da parte inferior da estrutura; eliminação das estruturas comprometidas do guarda-corpo; instalação de sistema de drenagem de águas pluviais; e projeto viário de impedimento emergencial de circulação de veículos pesados.



One response to “EXCLUSIVO: VIADUTO CATALÃO APRESENTA GRAVES FALHAS NOS PILARES E VIGAS

  1. Fiz diversas matérias sobre isso. Duas delas, foram comentadas pela Secretaria de Obras, que nada viu. Estiveram no local colocaram apenas um tapume e até hoje nada fizeram e isto já tem mais de um ano.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *