UMA GELADEIRA NAS BARONESAS

Imagem extraída de vídeo no Youtube.

Imagens viralizadas no Whatsaap mostram uma geladeira entre as baronesas dos rios Cachoeira e Almada que costumam chegar a Ilhéus nos períodos de chuvas fortes.

Não se sabe quando o vídeo foi gravado, de toda forma, mostra um problema sério que grande parte da sociedade brasileira ainda não se deu conta: o descarte incorreto dos resíduos sólidos (lixo).

Os corpos hídricos são tratados como depositários de todo e qualquer tipo de lixo. Esse costume completamente equivocado tem implicações econômicas e sociais, pois afeta a pesca e o cotidiano de muitas pessoas que dela sobrevivem.

Vale lembrar que a poluição de plásticos nos oceanos é um problema ambiental gravíssimo, digno da atenção máxima de grande parte da comunidade científica. Diariamente aparecem indivíduos das mais variadas espécies, mortos nas praias e com plástico no sistema digestivo. O drama das tartarugas marinhas exemplifica bem as consequências.

Sobre as baronesas, em entrevista ao Blog do Gusmão em junho de 2016, o professor Francisco de Paula (UESC) explicou que elas surgem por conta do excesso de nutrientes lançados nos rios, principalmente, nitratos, fosfatos resultantes de esgoto doméstico não tratado e também de algumas atividades agrícolas, pecuária e cultura de animais.

De acordo com o professor, com o excesso de nutrientes nos rios, as plantas macrófitas vão ter abundância de recursos para se proliferarem. Se você for num rio que não tenha muito lançamento de esgoto, você vai encontrar uma ou outra. Agora, se esse rio recebe muitos nutrientes, elas tomam conta (leia a entrevista aqui).



4 responses to “UMA GELADEIRA NAS BARONESAS

  1. O vídeo é meu, gravei hoje pela manhã na beira do rio da Sapetinga. Realmente um absurdo todo esse lixo junto com as baronesas.

  2. Boa tarde, Gusmão. O vídeo foi feito na beira rio da Sapetinga, por minha filha, Mariana Vilella, hoje, 4/12/2018, em torno das 7:00 h, quando ia trabalhar. Abraço, Ana Virginia Santiago-Sapetinga-Ilhéus-Bahia.

  3. Infelizmente o ser humano tornou-se o pior inimigo do ecossistema e da fauna. É um absurdo o que sempre presenciamos nos rios,mares. A natureza cobra os maus tratos isso é fato…

  4. O menores componentes ou indivíduos trazidos pelo rio Cachoeira para as praias de Ilhéus, são muito piores que essa Frost-Free. Refiro-me aos bilhões de colônias de bactérias, protozoários, rikétsias, vírus, etc. Quem bem soubernão molha os pés nas aguas do nosso litoral pelos próximos 60 dias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *